RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

National Geographic elege Rio de Janeiro como um dos melhores destinos do mundo para conhecer em 2026

Capital fluminense integra a prestigiada lista Best of the World 2026, que celebra experiências de viagem inspiradoras e autênticas
Divulgação
A presença do Rio de Janeiro no Best of the World 2026 reafirma o protagonismo do Brasil em um momento estratégico para o turismo brasileiro

22/10/2025 – O Rio de Janeiro acaba de conquistar um novo reconhecimento internacional. A National Geographic divulgou, nesta terça-feira (21), sua tradicional lista Best of the World 2026, e a capital fluminense foi eleita um dos 25 destinos imperdíveis do planeta para o próximo ano. A seleção, considerada uma das mais influentes do turismo mundial, destaca experiências de viagem capazes de inspirar, emocionar e conectar o visitante à essência de cada lugar. 

Neste ano, a Cidade Maravilhosa se junta a destinos que se reinventam, celebram sua cultura e conservam a natureza, reafirmando seu status de megacidade. O Guia contempla o Rio como uma das megacidades mais impressionantes e transformadoras do planeta. 

A lista “Best of the World 2026” é elaborada pelas equipes editoriais globais da National Geographic e de suas revistas NatGeo Traveller, com base em um processo rigoroso, focado na experiência e curadoria das equipes. “Viajar tem o poder de nos inspirar e transformar”, destacou Nathan Lump, editor-chefe da National Geographic. “Neste ano, buscamos lugares que despertam o sentimento de descoberta e alegria, e que ofereçam experiências autênticas, capazes de conectar o viajante com o melhor que o mundo tem a oferecer.”

A publicação ressalta tanto ícones mundialmente conhecidos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias lendárias, quanto o novo momento cultural e turístico da cidade, marcado pela reabertura de museus como o Museu Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes e pela renovação de seus espaços urbanos e gastronômicos. Do nascer do sol ao som do saxofone no alto do Pão de Açúcar à reforma do centenário Copacabana Palace, que se reinventa em grande estilo, o Rio reafirma sua capacidade de surpreender até mesmo os viajantes mais experientes.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “a seleção do Rio de Janeiro é uma validação poderosa da estratégia da Embratur de promover um Brasil que vai além do óbvio, um destino que se renova, que investe em cultura, sustentabilidade e experiências autênticas. Este reconhecimento internacional celebra muito mais do que o Rio, projeta o Brasil inteiro para milhões de viajantes, alinhando-se perfeitamente aos nossos esforços para atrair um turismo mais consciente e diversificado”.

Turismo em alta

A presença do Rio de Janeiro no Best of the World 2026 reafirma o protagonismo do Brasil em um momento estratégico para o turismo brasileiro, reforçando a imagem do país no exterior. Para se ter uma ideia, somente no mês de setembro, o estado do Rio de Janeiro recebeu 156.993 turistas internacionais, um crescimento de 35,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. E o boom não para por aí, no acumulado dos primeiros nove meses do ano foram 1.630.927, o que representa 51,7%  a mais que de janeiro a setembro de 2024. A expectativa é que a divulgação proporcionada pela National Geographic impulsione ainda mais esses números em 2026, confirmando o interesse crescente de visitantes estrangeiros pela capital fluminense.

A lista completa Best of the World 2026 já está disponível e pode ser conferida em: NatGeo.com/BestOfTheWorld

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.