RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Embratur reforça estratégia para turismo de luxo do Brasil e traz Embark Immersion para o Rio, evento global do segmento

Parceria entre Embratur e a Embark Beyond trará ao país profissionais do trade do turismo de luxo, como decisores e formadores de opinião, e nomeará Brasil como “Destino do Ano”
Crédito: Embratur-Feel Brasil/Divulgação
Em linha com o acordo de parceria, o Brasil será o foco de uma campanha de marketing e de promoção de 11 meses

30/10/2025 – O Rio de Janeiro (RJ) vai sediar, em abril de 2026, o Embark Immersion, encontro dos consultores e assessores de viagens de luxo do Embark Beyond, grupo dedicado a oferecer experiências de viagem sob medida e roteiros personalizados em segmentos como turismo de luxo. A vinda do evento ao país pela primeira vez, em detrimento de destinos tradicionais do setor de viagens autênticas, como as Bahamas, é resultado de uma parceria entre o detentor da marca Embark Beyond e a Embratur, que vai apoiar o evento na capital fluminense.

O Immersion reunirá cerca de 400 profissionais do segmento, entre consultores, executivos de grandes marcas, planejadores de eventos, influenciadores e jornalistas especializados, e possibilitará gerações de novos negócios no setor, criação de redes de contato e aproximação do trade turístico brasileiro com tomadores de decisões internacionais com capacidade para inserir destinos nacionais nas prateleiras de turismo de luxo do mundo e criação de redes de contato.

Em linha com o acordo de parceria, o Brasil será o foco de uma campanha de marketing e de promoção de 11 meses (até junho de 2026) e receberá o título promocional de ‘Hot New Destination of the Year’ (Destino do Ano 2026, em tradução livre) da Embark. O objetivo é posicionar o país para consultores de viagens, clientes de alta renda e o trade global de luxo, com ampla exposição nos canais de marketing do grupo. Cabe acrescentar que a Embark Beyond é um dos maiores grupos de viagens de luxo dos Estados Unidos.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria, e lembrou que os destinos e empreendimentos turísticos de luxo estão cada vez mais competitivos nesses dois anos de trabalho da atual gestão. O país teve, por exemplo, dois hotéis de luxo do Guia Michelin premiados com três chaves, dois com duas chaves e pelo menos 15 com uma chave, por exemplo.

“A vinda do Embark Immersion para o Rio de Janeiro, com apoio da Embratur, é um movimento estratégico para consolidar o Brasil como um destino de ponta no cenário do turismo de luxo global. Nossos destinos têm cada vez mais reconhecimento no mercado mundial, e o turismo de luxo é um segmento estratégico do Plano Brasis. Por isso trouxemos o Remote Immersion para a Chapada dos Veadeiros, marcamos presença na ILTM Cannes, firmamos um acordo de cooperação técnica com a BLTA”, elencou.

“A parceria não se resume ao evento. É uma campanha de 11 meses que nos dará acesso direto aos principais consultores de viagem do mundo. Mostraremos a grande diversidade de biomas, patrimônios da humanidade, posicionaremos as experiências da curadoria da Embratur com o Sebrae, o Feel Brasil, produtos de interesse do turista internacional de alto padrão que provoca impacto econômico positivo na ponta, nas comunidades”, acrescentou Freixo.

“Estamos muito entusiasmados com a parceria com a Embratur para apresentar o esplendor do Brasil a toda a comunidade Embark e ao importante mercado de viagens de luxo que nos acompanha. Nossos consultores participarão de mais de 40 experiências de imersão por todo o país antes do Embark Immersion, além de diversas sessões de treinamento aprofundado sobre alguns dos destinos mais incríveis do Brasil que a maioria dos estrangeiros desconhece”, afirmou Jack Ezon, sócio-diretor da Embark Beyond.

Alcance internacional

A parceria utilizará a rede global do Embark Beyond para informar o mercado de luxo sobre o Brasil. A primeira fase inclui as “Embark EPICs”, viagens de imersão em destinos brasileiros. Participarão consultores de viagens que faturam entre US$ 2 milhões e US$ 10 milhões anualmente. Equipes de multimídia acompanharão as viagens para produzir conteúdo audiovisual.

O foco é ampliar a conscientização sobre destinos fora do eixo Rio-São Paulo e mostrar destinos autênticos com pousadas de alto padrão e experiências em biomas que são patrimônio da Unesco. A ação busca transformar percepções atuais do turismo no país. As edições passadas do evento ocorreram em destinos internacionais reconhecidos globalmente como de alto luxo, como Los Cabos e Bahamas, o que reforça a importância da vinda do evento ao Brasil.

No Rio, o Embark Immersion acontecerá em um formato que prevê workshops multissensoriais e apresentações de experiências locais. O encontro global de três dias contará com 200 consultores Embark e executivos C-Level de hospitalidade e marcas de luxo. Planejadores de eventos de celebridades e jornalistas também participam. A Embark Beyond é responsável por mais de US$ 350 milhões em vendas anuais de viagens de lazer.

Importante destacar que o turista internacional do segmento de luxo tem como parte de seu perfil a busca por experiências sustentáveis, ambientalmente responsáveis e únicas, diversificando os destinos brasileiros, além de possuírem um gasto diário mais elevado. Esse tipo de visitante também costuma viajar fora da temporada, diminuindo o impacto da sazonalidade na atividade econômica.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.