6/11/2025 – Além de destacar o melhor momento da história do turismo internacional no país, a Embratur tem outro motivo para celebrar: a Agência completará 60 anos em 2026. O marco será comemorado ao longo dos próximos 12 meses com ações, eventos e projetos especiais.
Entre novembro de 2025 e novembro de 2026, serão dois ciclos de ações comemorativas: o primeiro voltado às conquistas recentes e à projeção de futuro da Agência e o segundo dedicado à valorização do legado institucional e ao reconhecimento da contribuição da Embratur para o turismo brasileiro.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os 60 anos representam um marco histórico para a Agência e para o turismo brasileiro. “Celebramos seis décadas de trabalho reafirmando o Brasil como um destino democrático, inclusivo e plural. Um país que acolhe o mundo sem abrir mão da sua diversidade e das suas cores. Foram 60 anos de muitos desafios, mas agora é o momento da colheita, em que a gente reafirma esse Brasil muito vitorioso, com muita responsabilidade diante do mundo”, afirmou.
O anúncio das ações de comemoração e o lançamento da marca comemorativa aos 60 anos ocorreu na terça-feira (4) durante a WTM Londres, e contou com a presença do embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota.
Ação
As ações terão início ainda em novembro, mês dedicado à Consciência Negra, com uma agenda voltada ao Afroturismo – segmento que expressa o compromisso da Embratur com a diversidade e com a valorização da herança africana na formação da identidade brasileira.
Sob o tema “A Raiz do Brasil no roteiro do mundo”, a programação deste mês inclui a participação da Embratur em eventos de destaque, como o Afropunk Bahia (8 e 9/11, em Salvador), o Festival Baía Profunda (7 e 8/11, em Salvador) e o Black Travel Summit (13 a 16/11, no Rio de Janeiro). Ainda neste mês, também será lançada uma edição especial sobre favelas da série documental Turismo Transforma. Outra ação prevista é o Webinar Diversifica, que apresentará o Guia Prático de Igualdade Racial no Turismo como ferramenta de conscientização e capacitação.
As ações comemorativas se estenderão até novembro de 2026, com períodos temáticos e programações voltadas à economia criativa, à inovação, à sustentabilidade e ao reconhecimento do papel da Embratur na promoção internacional do país.
Entre as iniciativas previstas estão, ainda, a produção de um livro e um documentário sobre a história da Agência, uma exposição itinerante e uma linha do tempo digital interativa que reunirá registros, campanhas e depoimentos de ex-presidentes e servidores.
60 anos, uma marca
A marca comemorativa apresentada ao público na WTM Londres possui uma identidade visual exclusiva com formas fluidas. O logotipo remete ao movimento e simboliza a transformação contínua da Embratur ao longo de seis décadas. A marca será aplicada em todas as comunicações e ações do período comemorativo, acompanhada do lema “Inovar sempre foi o nosso destino”, reforçando a mensagem de modernidade e de visão voltada para o futuro.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.