12/11/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário de Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, reuniram-se nesta quarta-feira (12), na sede da Agência, em Brasília, para fortalecer a parceria e alinhar ações de promoção do estado no mercado internacional. O encontro serviu para detalhar as iniciativas do governo estadual e preparar o terreno para a apresentação do Plano Brasis ao trade turístico piauiense, prevista para janeiro de 2026.
A pauta central do encontro foi a integração das ações de promoção com foco nos principais ativos do estado, como a Rota das Emoções (Delta do Parnaíba) e a Serra da Capivara (Patrimônio Histórico e Cultural da UNESCO).
Marcelo Freixo lembrou que inúmeras ações de promoção do estado já estão sendo realizadas. “O Piauí é um diamante com um potencial imenso. Para mostrá-lo ao mundo, já estamos investindo na sua promoção com famtours, press trips e participação do estado em feiras internacionais. Em janeiro, levaremos o Plano Brasis ao trade local. É um plano de marketing internacional direcionado, que contribuirá para consolidar essa nova fase do turismo piauiense”, disse.
O secretário Daniel Oliveira destacou a sinergia entre os governos. “Esta parceria com a Embratur é fundamental. Apresentamos ao presidente Freixo nossas iniciativas e estamos muito otimistas com o que construiremos juntos. Estamos prontos para receber esses visitantes internacionais e transformar o turismo em um pilar ainda mais forte da nossa economia, especialmente com a chegada do Plano Brasis.”
Ações da Embratur
Durante o encontro, Marcelo Freixo citou algumas ações realizadas pela Embratur para promover o Piauí no mercado internacional. Conforme o presidente, além das participações em feiras como a FITUR em Madri e a ITB em Berlim, o estado integrou eventos exclusivos como a Galeria Visit Brasil em Paris, realizada em abril deste ano. Além disso, a Embratur realizou de 2023 a 2025 quatro grandes famtours e press trips para a Rota das Emoções e na Serra da Capivara. As ações promovem o Piauí em segmentos diversos.
Plano Brasis
Desenvolvido pela Embratur, em parceria com Sebrae, o Ministério de Turismo (MTur) e o trade local, o Plano Brasis é um plano de marketing turístico internacional que visa articular as diretrizes nacionais com as potencialidades piauienses, integrando esforços para aumentar a competitividade do destino no exterior.
Construído de forma participativa e com base em inteligência mercadológica, a iniciativa foca em um padrão de turismo sustentável e na internacionalização dos negócios locais, mirando a consolidação de uma imagem de um destino autêntico e preparado, associado à sustentabilidade.
A estratégia orienta a atuação do estado, focando em diversos destinos como pilares centrais da promoção. Além disso, o plano traz os mercados emissores prioritários e incentiva o uso de campanhas cooperadas, além da realização de press trips e famtours. A previsão é de que no Piauí o Plano Brasis seja apresentado pela Embratur em janeiro de 2026.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.