13/11/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nessa quarta-feira (12), representantes da Região das Missões (Rio Grande do Sul), para discutir o apoio da Agência à promoção internacional da Rota das Missões, um importante circuito religioso do Brasil.
O encontro ocorreu em meio aos preparativos para a celebração dos 400 anos da fundação da primeira redução jesuítica, em São Nicolau (RS), marco da presença dos padres jesuítas e dos povos indígenas Guarani no território brasileiro. A data das comemorações será em 3 de maio de 2026.
Durante a reunião, os participantes apresentaram o potencial turístico da região, formada por 27 municípios integrados na Associação dos Municípios das Missões (AMM), e destacaram o papel da Embratur na promoção internacional do destino. A área abriga o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e tem no turismo histórico, cultural e de fé os seus principais pilares de atração.
“O Brasil vive o melhor momento de sua história no turismo internacional, e a Rota das Missões tem tudo para se inserir nesse contexto, fortalecendo o turismo cultural e religioso e diversificando ainda mais a oferta do país ao mundo”, ressaltou o presidente da Agência.
“O turismo na nossa região nasce da cultura, da história e da religiosidade. A fé é o que nos move”, destacou o presidente da AMM, Luiz Rodrigo Ribas.
Cooperação internacional
A celebração dos 400 anos foi apontada como uma oportunidade estratégica para posicionar as Missões no cenário internacional, especialmente dentro do Caminho dos Jesuítas, rota integrada entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Esta é considerada a rota mais estruturada do Mercosul e com forte potencial de comercialização internacional.
Outro ponto central da discussão foi a melhoria da conectividade e da infraestrutura turística. A região já conta com um aeroporto que oferece voo direto de São Paulo e Porto Alegre. Além disso, uma nova ponte internacional ligando o Brasil à Argentina está em fase final de contratação.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.