19/11/2025 – Durante a COP30, a Embratur reforça seu compromisso com o turismo sustentável em uma série de agendas em Belém (PA). Nessa terça-feira (18), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, participou de encontros com parceiros-chave, entre eles a Netflix, consolidando a parceria com a plataforma para promover o turismo por meio do audiovisual, e o projeto “Casa Vozes do Oceano”, idealizado pela Família Schürmann e patrocinado pela Embratur. O espaço, localizado na emblemática Casa das Onze Janelas, funciona como um polo de debate sobre a conservação da Amazônia e dos oceanos e conta também com o apoio do time global de sustentabilidade da Netflix.
Pioneiros em navegações em longas distâncias e donos de um estilo de vida único, os Schürmann são brasileiros e foram a primeira família a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. As viagens de Vilfredo e Heloísa Schürmann e seus filhos Pierre, David e Wilhelm Schürmann resultaram em diversos documentários e um importante trabalho de conscientização ambiental.
As atividades da Embratur na COP30 junto à Família Schürmann e à Netflix fortalecem a imagem do Brasil como líder global em sustentabilidade, conectando a pauta ambiental com a valorização da cultura e da gastronomia local como produtos turísticos de impacto positivo.
Parceria
A “Casa Vozes do Oceano” é uma iniciativa do Instituto Voz dos Oceanos, idealizada pela Família Schürmann. O espaço sedia a exposição fotográfica “Do Rio ao Mar”, a qual Marcelo Freixo visitou nessa terça, e serve como um ambiente para discussões ambientais durante a Conferência.
Com obras de fotógrafos amazônicos e registros da Expedição Voz dos Oceanos, a mostra revela a vida pulsante onde rios e mares se encontram, destacando a beleza da cultura ribeirinha, os saberes ancestrais e a conexão profunda entre a floresta e o oceano.
O presidente Marcelo Freixo destacou a importância da Embratur apoiar projetos que conectam a preservação da Amazônia com a dos oceanos. “A COP30 é uma vitrine para o mundo, e o Brasil tem a responsabilidade de liderar pelo exemplo. Ao apoiar a ‘Casa Vozes do Oceano’, a Embratur mostra que o que quer promover é um turismo que respeita nossos biomas, valoriza nossa cultura e gera renda de forma sustentável.”
Netflix
Marcelo Freixo também reuniu-se com a Netflix, representada pela coordenadora de Políticas Públicas Gabriela Sanches, que celebrou a parceria entre a Embratur e a gigante do streaming. “Nossa parceria com a Netflix é uma ferramenta poderosa para encantar o turista internacional e convidá-lo a conhecer o Brasil real,” afirmou Freixo. “Unir a força do audiovisual com a credibilidade da Netflix e da Família Schürmann no Veleiro Kat, que é um símbolo de sustentabilidade, é a síntese do que estamos construindo”, reforçou Freixo.
Painel
Ainda durante a agenda no Vozes do Oceano, ao lado do renomado chef paraense Saulo Jennings, Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, Marcelo Freixo falou sobre o sucesso da COP no Brasil e sobre o sentimento dos paraenses de pertencimento ao evento. “Existe uma Belém antes da COP e uma depois. E isso é visível nas ruas e nos rostos das pessoas”, afirmou Freixo.
A Embratur tem apoiado o trabalho do Chef Saulo, que representará a gastronomia brasileira e paraense no “1º Encontro Internacional de Gastronomia, Turismo e Sabores 2025”, em Santiago, no Chile.
“Estar com a Embratur em projetos como esse me enche de orgulho. Depois dessa COP, o turismo internacional em Belém mudou de patamar. Temos a missão de andarmos de mãos dadas para continuar esse movimento”, concluiu o chef Saulo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.