EFEMÉRIDE INTERNACIONAL

Dia do Turismo na COP30: Embratur reforça compromisso com economia verde e inclusiva na Amazônia

Na data comemorativa, presidente da Agência defende o setor como alternativa econômica mais eficiente para aliar geração de renda, inclusão social e preservação dos biomas
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo e o ministro do Turismo, Celso Sabino, marcaram presença na COP30 para debater o turismo como ferramenta de preservação ambiental

19/11/2025 – A Embratur integrou a abertura oficial do Dia do Turismo, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontece nesta quarta-feira (19), e na quinta (20). A solenidade aconteceu na Green Zone da COP, em Belém (PA), no estande do Ministério do Turismo, e contou com a participação do chefe da pasta, Celso Sabino, e do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili. O diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, representou o presidente Marcelo Freixo.

Freixo, Gevaerd e outros representantes da Agência estão na capital cumprindo uma série de agendas relacionadas à promoção internacional do Brasil, à sustentabilidade no turismo e ao potencial deste setor econômico no enfrentamento aos desafios climáticos mundiais. Em agendas e entrevistas, o presidente da Embratur destacou a importância da promoção internacional da Amazônia como destino como forma de gerar alternativas econômicas para a população, preservando a floresta.

De acordo com ele, o turismo precisa ser pensado como parte da solução dos problemas climáticos que o mundo enfrenta, garantindo desenvolvimento econômico e social para populações e a “preservação e regeneração de nossos biomas”. Para Freixo, o caminho é tornar esta atividade econômica em “robusta, verde e inclusiva”.

“Mais um dia de COP, hoje é dia 19 de novembro, Dia Internacional do Turismo, e há uma relação muito direta do turismo com tudo que se debate aqui na COP. É a necessidade de uma economia mais sustentável, de um planeta com responsabilidade climática. O turismo pode ser uma grande solução, pode ser uma grande ferramenta para esse novo modelo gerador de emprego, gerador de renda para se pensar o século XXI”, celebrou.

“O turismo já tem muita potência no Brasil, mas tem um caminho muito grande, muito fértil para percorrer. Aqui discutiram a questão da Amazônia, mas a gente pode levar isso para o Pantanal, pode levar para todo litoral, o turismo de base comunitária, a economia verde, muita geração de emprego. Então é isso que a gente oferece hoje aqui no aqui na COP 30, o turismo como essa ferramenta”, continuou Freixo.

O ministro do Turismo, por sua vez, destacou os avanços da COP e a importância da celebração do Dia internacional do turismo no evento. “As propostas do Brasil, tanto do fundo para manter para sempre as florestas tropicais, quanto o mapa que vai levar a humanidade a se tornar independente dos combustíveis fósseis, estão sendo muito bem aceitas. Esta, sem dúvida nenhuma, será uma grande contribuição para a manutenção das nossas florestas e do nosso país”, disse.

“Mas, hoje, a gente está tendo aqui na COP um dia especial. Por isso, estou ao lado do meu parceiro e amigo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, porque hoje e amanhã foram os dias que a Organização das Nações Unidas destacaram para falarmos sobre turismo, turismo sustentável, turismo ecológico, turismo solidário e turismo responsável”, acrescentou Sabino.

Turismo e meio ambiente

Freixo chegou a Belém nesta segunda (17). Sua primeira agenda foi um encontro institucional com o governador do Pará, Helder Barbalho. Na reunião, Freixo presenteou o chefe do Executivo do Pará com uma medalha que celebra os 60 anos da Agência e um exemplar do Plano Brasis, plano de marketing internacional da Embratur 2025-2027, e falou dos resultados do turismo.

Ainda na segunda, Freixo também esteve com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, com o presidente do Sebrae, Décio Lima, e representantes do BNDES, durante o lançamento do Programa Coopera + Amazônia, que busca promover e impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas do açaí, da castanha-do-Brasil, do babaçu e do cupuaçu da Amazônia Legal.

E na terça (18), o presidente visitou a Exposição Vozes dos Oceanos, iniciativa que combate a poluição dos oceanos, lançada em 2021 pela família Schürmann, que também participou da solenidade. Na sequência, o presidente da Embratur participou de um encontro institucional com os Schürmann e representantes da gigante do streaming Netflix e de um painel de turismo sustentável com o chef amazônico Saulo Jennings.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.