25/11/2025 – Um dia após o Brasil atingir a marca de 8 milhões de turistas internacionais em menos de 11 meses, o Banco Central divulgou os valores deixados no país por esses visitantes. De janeiro a outubro de 2025, viajantes de outros países injetaram nos destinos brasileiros a soma de US$ 6,617 bilhões. O número representa um crescimento de 10,19% em relação ao mesmo período de 2024, quando o montante foi de US$ 6,005 bilhões.
Somente no mês de outubro, o valor das entradas ficou em US$ 573 milhões. O desempenho do ano reflete o trabalho da Embratur junto a todo o trade turístico na promoção do Brasil, posicionando o país como um destino competitivo e estratégico no mercado global de viagens. A atração de divisas internacionais é democrática, distribuída nos destinos, fortalece a economia nacional e gera desenvolvimento para o setor.
Com o crescimento de 10,19%, os dólares do turismo internacional atingiram um novo patamar histórico. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica a importância do marco ao lembrar que “turismo é sobre quem viaja, mas também sobre quem recebe esse viajante”, e tem nessa atividade econômica geração de emprego, renda e desenvolvimento para as mais diversas regiões do país.
“Essa atividade está entre as que mais injetam dinheiro em nossa economia e esse volume de recursos que os visitantes estrangeiros deixam em nosso país circula em todo o setor turístico, aumenta faturamento de empresas, estimula a prestação de serviços e faz girar essa grande cadeia que gera emprego, renda e promove desenvolvimento social para milhares de famílias brasileiras, em todas as regiões do país”, disse Freixo.
“A Embratur seguirá trabalhando em articulação com o setor privado, governos estaduais e municipais para transformar esse crescimento em uma constante. Queremos garantir que esses números que estamos atingindo se tornem uma força estratégica de desenvolvimento sustentável que se apresente como uma solução para os desafios econômicos e ambientais que enfrentamos”, completou Freixo.
Chegadas internacionais
Mais de 8 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil neste ano. Nesta segunda-feira (24), a Embratur celebrou a marca inédita e histórica no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi comandada pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, e contou com o lançamento do Prêmio Embratur Visit Brasil, que vai homenagear instituições e personalidades que contribuíram para fortalecer a imagem do país no cenário global.
Na solenidade, Freixo deu o pontapé inicial da contagem, em tempo real, dos turistas que visitam o país. A apuração segue até o dia 31 de dezembro. A expectativa é que o Brasil encerre o ano com mais de 9 milhões de chegadas estrangeiras. Batizados de “Turistômetros”, dois grandes painéis, com cinco metros de altura, indicam em tempo real o volume de chegada de turistas internacionais do Brasil. Um na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, e outro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também participou do evento ao inaugurar o Turistômetro direto da capital federal. Os equipamentos foram pensados para trazer impacto e projeção de comunicação, evidenciando o crescimento exponencial do turismo internacional no atual momento do país.
Os Turistômetros fazem parte da campanha nacional que vai celebrar a marca recorde de 8 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em menos de um ano. A iniciativa traz como mensagem principal “O Recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”. Peças da campanha contam histórias de pessoas reais, que trabalham em diferentes atividades do setor turístico no Brasil, destacando o impacto do turismo internacional para o desenvolvimento social e para a economia do país, gerando emprego e renda para milhares de famílias.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.