26/11/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo da Bahia, realizou em Salvador (BA) o encontro de apresentação do Plano Brasis, plano de marketing turístico internacional do Brasil 2025-2027. O evento aconteceu nesta quarta-feira (26), na Casa das Histórias de Salvador, e serviu para detalhar e alinhar estratégias de promoção internacional do país com as ações desenvolvidas no estado. A valorização e diversificação das características e potencialidades turísticas baianas no mercado global estiveram no foco das discussões.
A apresentação marcou, também, o diálogo com o trade turístico baiano, que aconteceu junto com a apresentação do plano de ação exclusivo para a promoção do estado no exterior. O objetivo da iniciativa é o fortalecimento da imagem da Bahia como um destino internacional competitivo. O foco está em produtos, experiências e roteiros centrados em afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza e aventura e outros.
O governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, participaram do evento ao lado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O Sebrae foi representado pelo diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes. A apresentação técnica do Plano Brasis ficou por conta do diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis, e da coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tânia Neres.
Bahia diversa
Durante o evento, Freixo destacou a diversidade da Bahia como um dos pontos fortes do estado. “O Plano do Brasis trabalha com a diversidade. E a Bahia tem toda essa diversidade. Tem sol e praia, mas tem muito mais. Tem cultura, tem natureza, tem gastronomia. E esse tripé da diversidade, tem o ano inteiro. Tem cultura, gastronomia e turismo religioso o ano inteiro. A gente precisa pegar essas coisas e saber como que o turismo pode estar numa estratégia de promoção adequada. O turismo não é sobre quem viaja, é sobre quem recebe. É geração de emprego e renda. E não tem sociedade sem emprego e renda”, disse.
Freixo também lembrou os números recordes do turismo. “O turismo internacional do Brasil bateu todos os recordes desse ano. Nós chegamos, esta semana, a 8 milhões de turistas internacionais. Vamos chegar a 9 milhões. O Brasil nunca tinha chegado a 7 milhões. Sabem quanto esses turistas geraram de receita no Brasil? Só o turismo internacional gerou para o Brasil US$ 8 bilhões. Qual é a atividade econômica que gerou esse volume de receita gerando emprego, renda e sendo sustentável? Então, o turismo muda uma cidade, muda um destino, gera emprego, renda e uma vida melhor para as pessoas. E é isso que a gente precisa”, completou.
O governador do estado ressaltou a importância de investir no setor. “O turismo não acontece se nós não fizermos investimentos. Tem capacitação do público que trabalha com os turistas, a exemplo dos servidores do setor, sejam de pousadas, de bares, restaurantes, meios de transporte, os guias, mas efetivamente é preciso que tenha infraestrutura. Que tenha estradas, telefonia, água, energia, segurança pública. Além de estar aqui para ver o trade e me reencontrar com Marcelo Freixo, lhe dar um abraço, é trazer a imagem do governador para referendar a crença nessa atividade”, afirmou.
O secretário de Turismo da Bahia, por sua vez, falou sobre a importância do Plano Brasis para a Bahia. “A Bahia tem uma riqueza muito grande de segmentos turísticos. Nós temos trabalhado a diversificação da oferta para proporcionar ainda mais experiências e novos produtos. Os números apontados pelo IBGE ou os apontados pela Embratur colocam a Bahia na liderança da atração de turistas internacionais no Nordeste. Hoje a Embratur está aqui apresentando o Plano Brasis, e isso é uma demonstração da importância que o turismo da Bahia tem para o Brasil. Com isso, nós vamos estar alinhados em novas ações de promoção do estado”, disse Maurício Bacelar.
E o diretor de Administração e Finanças do Sebrae da Bahia, Vitor Lopes, destacou a importância do diálogo que o setor está promovendo com a Embratur e o Sebrae a partir do Plano Brasis. “Nós precisamos de capacitação do pequeno negócio para que ele possa prestar um bom serviço para o turista que vem de fora, que é o turista mais exigente. Se conseguirmos prestar o melhor serviço, com certeza ele vai ficar mais tempo deixando mais recursos na economia. Então, é importante a gente fazer parcerias em âmbito federal, estadual, municipal e contar com o Sebrae, que faz essa parte toda de capacitação.”
Potencialidades baianas
A estratégia estadual do Plano Brasis para a Bahia abrange segmentos como lazer, consolidado como principal motor, responsável por 52% das chegadas internacionais em 2024. O planejamento ressalta ainda o turismo de sol e praia, ecoturismo, aventura, cultural, gastronômico e náutico. O afroturismo é prioridade, valorizando a cultura vibrante, o sincretismo religioso e a ancestralidade como diferenciais competitivos do estado.
Conforme consta no documento, entre os atrativos regionais, a Baía de Todos-os-Santos e o Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, são a porta de entrada do estado. E lado a lado com a tradição de sol e praia do estado, a Chapada Diamantina aparece como referência em turismo de natureza e aventura. O plano também aborda a Costa do Descobrimento e a consolidação da Bahia como principal destino de cruzeiros no país, com terminais em Salvador e Ilhéus.
A Bahia em números
Entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia registrou a chegada de 166.480 turistas internacionais. O total representa um aumento de 56,53% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas. O acumulado do mês de outubro também foi de crescimento expressivo no número de chegadas de turistas no estado. As 16.832 chegadas representam um crescimento de 44,43% em relação ao mesmo mês de 2024, quando 11.654 visitantes de outros países estiveram na Bahia.
Os dados são da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo. Entre os principais países emissores de turistas internacionais para a Bahia, destacam-se a Argentina e a França, com crescimento percentual de 64,5% e 199,21%, respectivamente. No caso dos hermanos, de janeiro a outubro, foram 74.872 chegadas, enquanto os franceses ficaram em 13.306.
Portugal foi o terceiro maior emissor de turistas para o estado em aumento percentual, com 17.334 chegadas e crescimento de 49,59%. O quarto lugar ficou com a Itália, com 10.103 entradas e aumento de 48,75%, e o Uruguai, com 15.278 desembarques, 25,66% a mais que no mesmo período de 2024.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.