27/11/2025 – Com foco na internacionalização de destinos emergentes e na promoção de um turismo mais sustentável e inteligente, a Embratur realizou, nesta quinta-feira (27), o lançamento do Programa Novas Rotas na histórica região do Recôncavo Baiano. O evento, sediado no Cineteatro Cachoeirano, em Cachoeira (BA), marcou o início de uma agenda para gestores e empresários locais.
A iniciativa, inédita no país, tem como principal objetivo capacitar profissionais do setor de turismo, valorizar as experiências culturais e autênticas da região e aumentar a competitividade dos destinos no mercado internacional. O programa abrange sete municípios do Recôncavo: Aratuípe, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Muritiba, Santo Amaro e São Félix.
Novas Rotas
Lançado em abril deste ano, o Novas Rotas é uma iniciativa da Embratur para a descentralização do fluxo do turismo internacional no Brasil. A agência busca desenvolver regiões que, apesar do vasto potencial cultural e histórico, ainda se encontram fora dos circuitos tradicionais procurados por turistas estrangeiros.
A proposta é incentivar a criação de roteiros temáticos e prolongar a permanência do visitante no país. Ao expandir o horizonte de consumo e distribuição de turistas, o programa busca fortalecer a cadeia do turismo, gerar novos empregos e distribuir os benefícios da atividade de forma mais equilibrada por todo o território nacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou o papel transformador do programa. “A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirmou. “Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país.”
Segundo ele, “Precisamos tirar o turismo da gaveta das atividades secundárias e colocá-lo em uma gaveta decisiva do novo modelo econômico para o país. É uma força que une, pois o turismo nos faz sentar juntos para trabalhar para o país dar certo”, enfatizou Marcelo Freixo.
Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, ressaltou que a iniciativa é um reconhecimento do potencial da região. “O turismo é uma atividade transversal. O que estamos fazendo hoje aqui é dar um exemplo ao Brasil: o Governo Federal, o Governo do Estado, os municípios, o trade turístico e a sociedade civil organizada atuando na mesma direção. É essa união que otimiza recursos e potencializa o nosso trabalho”, disse.
Bacelar afirmou que diversos indicadores colocam a Bahia na frente, mostrando o impacto do turismo na geração de emprego e renda para os baianos. Para ele é fundamental fazer o dever de casa “preparando os destinos e qualificando os produtos para que ele possa promover a Bahia, o Recôncavo e o destino Brasil em âmbito internacional.”
Prefeita da cidade de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus celebrou a inclusão de sua cidade no roteiro de internacionalização. “Para o nosso município é uma honra e uma enorme responsabilidade sediar o polo do Novas Rotas no Recôncavo. Este momento é histórico! O turista internacional não busca mais só praias; ele busca autenticidade, cultura viva e propósito. Estamos prontos para receber o mundo com a excelência que nossa história merece.”
Já o chefe do Executivo de São Félix, José Geraldo evidenciou que a união dos municípios é a “chave mestra”. “Nós do Recôncavo temos que criar nossas próprias possibilidades, e o turismo é um vetor para a geração de renda. Temos um potencial incrível, que vai do turismo ecológico ao religioso, passando pelo nosso vasto patrimônio histórico. Essa integração, simbolizada pela parceria dos municípios com o apoio da Embratur é o caminho para fortalecer e potencializar todas as belezas da nossa região.”
Capacitação
Após a solenidade da abertura, foram iniciados os painéis temáticos de capacitação. Os painéis do Novas Rotas no Recôncavo Baiano estão focados em quatro pilares: Sustentabilidade nos destinos turísticos, Inovação para o turismo internacional, Inteligência de dados como ferramenta de otimização para o turismo e Afroturismo e foram apresentados pelos técnicos da Embratur Tânia Neres (Afroturismo), Lucas Lins (EmbraturLAB), Cristiano Borges (Inteligência de Dados) e Caio Iglesias (ESG).
Além do treinamento presencial, o Novas Rotas disponibilizará uma plataforma online de Ensino à Distância (EAD) para a qualificação contínua de gestores e empreendedores locais. O objetivo é criar uma rede nacional de desenvolvimento turístico sustentável, conectando o trade e fortalecendo o setor como um vetor de desenvolvimento econômico.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
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Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.