O BRASIL É UMA VIBE

Embratur apresenta destinos brasileiros na ILTM Cannes, feira global destinada ao turismo de luxo

Embratur apresenta o Brasil com sua nova campanha global “Brasil. It’s a vibe. Come experience it”, que reforça nossa cultura e brasilidade
Feel Brasil-Embratur/Divulgação
A participação na feira, considerada o maior encontro do mundo para o segmento, marca mais um passo na valorização da imagem do País e na ampliação de oportunidades de negócios

01/12/2025 – O Brasil estará presente na ILTM Cannes 2025 (International Luxury Travel Market), uma das principais feiras globais dedicadas ao turismo de luxo, realizada de 1º a 4 de dezembro, no Palais des Festivals et des Congrès, na França. A Embratur retorna à feira com estande próprio, pelo terceiro ano consecutivo, reforçando o movimento de consolidação do país no mercado internacional de viagens premium.
Com a presença na ILTM Cannes, a Agência consolida sua estratégia de promover o Brasil como destino de luxo autêntico, sustentável e profundamente conectado à sua identidade. A participação na feira marca também mais um passo na valorização da imagem do País e na ampliação de oportunidades de negócios no mercado internacional. Considerado o maior encontro do mundo para o segmento, o evento reúne mais de 10 mil participantes, com 2.200 buyers e cerca de 2 mil expositores de 85 países.

O estande brasileiro na feira reúne empresas que representam a excelência do turismo premium no país, reunindo operadores e DMCs, bem como a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association). As parcerias reforçam a força dos destinos brasileiros e a integração entre promoção, mercado e experiências de alto padrão.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presença no maior encontro global do luxo representa a consolidação do país como destino neste segmento. “A cada passo no mercado global, o Brasil reafirma seu lugar entre os destinos mais desejados do mundo. Superamos a marca de 8 milhões de turistas internacionais em 2025, reflexo direto da forma única como acolhemos, encantamos e entregamos experiências com alma. O turismo de luxo no Brasil vai além da sofisticação: ele emociona, transforma e conecta. É isso que apresentamos em Cannes, um país vibrante, sofisticado e pronto para inspirar com o que tem de mais autêntico”, afirma.

A participação na feira integra, ainda, o Acordo de Cooperação Técnica mantido com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), renovado em 2025, e está totalmente alinhada ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae.

Luxo na estratégia da Embratur

O Plano Brasis estabelece o turismo de luxo como um dos segmentos prioritários para o posicionamento global do Brasil. O país aposta em um luxo que combina sofisticação com autenticidade, integrando natureza, cultura, design, gastronomia e bem-estar, e que se diferencia pela conexão humana, diversidade, sustentabilidade e experiências memoráveis.

Ferramentas e estratégias na ILTM Cannes:

Durante a feira, a Embratur apresenta três frentes estratégicas voltadas ao trade internacional:
Feel Brasil – A nova vitrine digital do turismo brasileiro reúne 101 experiências autênticas das 27 Unidades da Federação, com conteúdos em seis idiomas. Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o projeto reúne vivências que incluem safáris no Pantanal, rotas gastronômicas, rituais com povos originários na Bahia, nascer do sol em Copacabana, bem-estar na natureza e experiências urbanas sofisticadas.

Finalista do Skift IDEA Awards 2025 e do City Nation Place Awards, o Feel Brasil destaca que 70% das experiências são oferecidas por micro e pequenas empresas, 59% lideradas por mulheres e mais de 80% conectadas à inclusão social e à sustentabilidade.

Brasil Travel Specialist – Plataforma de treinamento dedicada a agentes internacionais, com conteúdos de marketing, capacitação e materiais de apoio às vendas. A Embratur orienta que coexpositores divulguem a ferramenta em suas reuniões com compradores.

Nova campanha global: “Brasil. It’s a vibe. Come experience it.” – Com foco em autenticidade, criatividade, alegria, cultura e soft power, a campanha reforça um Brasil vibrante, plural e contemporâneo. Os materiais apresentam gastronomia, natureza, música, esporte e estilo de vida, posicionando o país como destino inspirador e conectado às tendências globais do segmento premium.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.