PROMOÇÃO INTERNACIONAL

De Toronto ao Rio: agentes de viagens canadenses desembarcam no Brasil em famtour apoiada pela Embratur

Viagem de familiarização apresenta a diversidade da capital carioca, de Angra dos Reis e de Petrópolis como estratégia para promover o país e aumentar o número de turistas canadenses
Divulgação/Embratur
A expectativa é de que mais canadenses desembarquem no Brasil nos próximos meses

05/12/2025 – O Brasil dá um passo decisivo para ampliar sua participação no mercado canadense. A partir desta sexta-feira (5), agentes de viagem da operadora de turismo Air Canada Vacations desembarcam no Rio de Janeiro a bordo de um voo inaugural que ligará Toronto, no Canadá, à Cidade Maravilhosa (RJ) para uma imersão pelos atrativos brasileiros. O Famtour, organizado pela Air Canada Vacations, em parceria com a Embratur segue até quarta-feira (10) e tem como objetivo potencializar o novo voo com foco na extensão da estada dos turistas canadenses para o Rio de Janeiro, ofertando destinos complementares e tornando a experiência carioca ainda mais inesquecível, bem como  mostrar aos profissionais convidados as belezas do Brasil e aprofundar o conhecimento sobre um portifólio já consolidado. 

O roteiro do famtour foi pensado para ser uma vitrine prática da diversidade brasileira. Mais do que encantados com as belezas do Rio, a ideia é que esses especialistas voltem ao Canadá como verdadeiros embaixadores de um Brasil diverso e com opções para todos os perfis. Durante os seis dias de imersão, serão visitados os destinos Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Petrópolis. As experiências incluirão o Cristo Redentor, a Floresta da Tijuca, o Pão de Açúcar, um passeio de barco em Angra dos Reis e o Museu Imperial em Petrópolis. A comitiva é composta por 11 consultores com maiores vendas pela operadora e grande potencial de impulsionar ainda mais as reservas para o Brasil no mercado canadense.

Novo voo

A chegada do grupo já é um evento por si só. O voo, está sendo reintegrado à malha da Air Canada após anos de suspensão. Os agentes terão a experiência privilegiada de estarem entre os primeiros passageiros da rota direta reinaugurada, que se torna uma nova e estratégica porta de entrada para os roteiros da ACV no país.

A nova frequência de três voos semanais estabelece um canal direto e regular entre Toronto e o Rio de Janeiro. Este novo hub facilita a chegada dos viajantes otimizando o tempo de viagem e aumentando a atratividade do Brasil.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo enfatiza a importância desta retomada. “A reativação deste voo é um marco logístico. Mais do que ligar duas cidades, estamos nos conectando diretamente a um mercado emissor de alto valor agregado, como o Canadá. O Famtour com os principais agentes é a ferramenta fundamental para converter essa nova conectividade em vendas qualificadas. Queremos que esses embaixadores voltem para casa com a certeza de que o Brasil oferece uma diversidade de roteiros e que atende plenamente ao perfil exigente do viajante canadense.”

Armando Quinteros, diretor de Produtos da Air Canada Vacations, propôs a viagem de familiarização ao Brasil. “A reativação do voo da Air Canada de Toronto para o Rio de Janeiro, após tantos anos, reflete nosso otimismo em relação ao mercado brasileiro. O Rio oferece uma variedade de experiências, desde praias deslumbrantes até ricas atividades culturais e turismo de aventura, permitindo que a Air Canada Vacations desenvolva pacotes diversificados e atraentes.”

Mercado canadense

Em 2024, o Canadá enviou cerca de 40 milhões de turistas ao redor do mundo. Foi o 16º maior emissor de turistas para o Brasil. Ao todo, 96.540 canadenses estiveram em terras brasileiras.  A expectativa é de que, com este Famtour e o novo acesso aéreo, mais canadenses desembarquem no Brasil nos próximos meses.

 

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.