05/12/2025 – A Embratur e o YouTube anunciaram hoje, na Comic Con Experience (CCXP), o edital “Cria Brasil”. A parceria vai investir R$ 150 mil em projetos de criadores de conteúdo digital para promover o turismo brasileiro no exterior. O objetivo é usar o poder do vídeo para mostrar um Brasil plural, inovador e sustentável, atraindo mais visitantes internacionais. A estratégia aproveita o “turismo de tela” — quando filmes e séries inspiram a escolha de um destino de viagem.
Como funciona o “Cria Brasil”
O prêmio: Três projetos de roteiros serão selecionados, e cada um receberá R$ 50 mil para a produção do conteúdo.
Além do dinheiro: Os vencedores terão mentoria com embaixadores que são criadores estabelecidos do YouTube e a divulgação dos vídeos nos canais oficiais da Embratur.
O foco: Os roteiros devem apresentar o Brasil por meio de temas como aventura, natureza, cultura, gastronomia e diversidade.
“Com o ‘Cria Brasil’, estamos unindo a força global do YouTube com a criatividade autêntica dos brasileiros para mostrar que o nosso país é um destino plural e sustentável”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “O turismo de tela é uma ferramenta poderosa, e essa parceria vai nos ajudar a contar nossa história de um jeito inovador”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Ao trabalharmos com eles [os criadores], estamos garantindo que a diversidade, a gastronomia e as belezas naturais do Brasil cheguem a telas de todos os continentes de forma autêntica e engajante. O YouTube é hoje uma enorme vitrine do Brasil para o mundo”, destacou Erika Alvarez, gerente de políticas públicas do YouTube.
Quem pode participar?
O concurso é aberto a criadores de conteúdo (pessoa física ou jurídica) com canal ativo no YouTube, no mínimo 10 mil inscritos e publicações regulares. Os projetos podem ser vídeos de até 15 minutos (na horizontal) ou três vídeos de até três minutos cada (na vertical). A lista completa de temas e os detalhes da inscrição estão disponíveis no edital.
O lançamento contou com a participação do diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd.
Para se inscrever e saber mais, acesse: https://embraturlab.com.br/criabrasil/.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.