DIÁLOGO ESTRATÉGICO

Porto Seguro (BA): Embratur marca presença no 1º Prêmio Patxohã e debate plano de expansão do turismo internacional no estado

Em evento que valoriza o trade turístico local, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, detalhou as diretrizes do Plano Brasis para os presentes
Thais Nunes/Sebrae
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur teve um momento de diálogo com o trade turístico de Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva

05/12/2025 – O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, participou, na noite desta sexta-feira (5), da solenidade da 1ª edição do Prêmio Patxohã. A iniciativa reconhece e valoriza os principais parceiros comerciais do destino para 2025, incentivando aqueles que promovem a região. O evento aconteceu no Senac Porto Seguro, no município de Porto Seguro (BA). Patxohã é o nome dado ao idioma falado pelos indígenas da etnia Pataxó e é a língua cooficial do município baiano. Na ocasião, o diretor apresentou o Plano Brasis aos presentes.

O município premiou 18 empresas. No encontro, Reis apresentou as diretrizes do Plano Brasis — plano de marketing turístico internacional do Brasil para o período de 2025 a 2027 — desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O diretor de Marketing apresentou, também, as diretrizes, oportunidades e ações do Plano Brasis voltadas à ampliação da presença de toda a região nos mercados internacionais.

A participação de Bruno Reis na premiação representou um momento estratégico de diálogo com o trade turístico de Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva, contribuindo para o fortalecimento de Porto Seguro como destino internacional competitivo, com foco em produtos, experiências e roteiros centrados em afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza, aventura, entre outros atrativos.

Marcaram presença no evento o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulo Onishi, o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, e o Gerente Regional do Sebrae Porto Seguro, Alex Brito, além de representantes do setor no estado. De acordo com o diretor da Embratur, o Plano Brasis vem como uma ferramenta que ajudará a manter e ampliar os bons resultados do turismo em 2025. “O Brasil lidera o crescimento do turismo internacional no mundo, segundo a ONU Turismo. Esse resultado confirma que estamos vivendo o melhor momento da história recente do turismo internacional no país. Atingimos, em novembro, a marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais, um número que reforça que o Brasil se tornou um destaque global e segue avançando de forma consistente”, disse.

“Nesse contexto, o Plano Brasis Bahia visa fortalecer e trazer mais sinergia entre os atores locais, alinhando esforços para ampliar a promoção internacional do estado e potencializar seus resultados no mercado global”, completou Bruno Reis.

Segundo o secretário Guto Jones, o programa amplia horizontes e fortalece o destino no cenário internacional. O vice-prefeito Paulo Onishi destacou a importância da integração entre município, Embratur e Sebrae para consolidar resultados e reforçar a presença do destino no exterior.

O gerente Regional do Sebrae do município comentou a importância da apresentação do Plano Brasis na cidade. Na visão de Alex Brito, “Porto Seguro se credencia a sediar este importante lançamento pela sua forte representatividade no turismo nacional e pela maestria com que se insere no cenário internacional”, disse.

Bahia é recorde

Em 10 meses, 2025 se tornou o ano de maior recepção de turistas internacionais na Bahia desde 2019. Entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia registrou a chegada de 166.480 turistas internacionais. O total representa um aumento de 56,53% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas.

O acumulado de outubro também foi de crescimento expressivo no número de chegadas de turistas no estado. As 16.832 chegadas representam um crescimento de 44,43% em relação ao mesmo mês de 2024, quando 11.654 visitantes de outros países estiveram na Bahia. Os dados são da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.