INOVAÇÃO

Embratur debate uso de Inteligência Artificial para impacto social e futuro do turismo

Presidente Marcelo Freixo e o diretor Roberto Gevaerd receberam estudantes do movimento Devs de Impacto para discutir como a tecnologia impulsiona o desenvolvimento da sociedade e do setor
Renato Vaz/Embratur
Além de fazer uma breve avaliação do potencial dos projetos para setores da sociedade, Freixo destacou a importância do turismo como gerador de emprego e renda

08/12/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, receberam 25 estudantes de programação que apresentaram projetos que fazem uso de inteligência artificial (IA) para gerar impacto sistêmico e trabalhar com desafios coletivos da sociedade. O grupo faz parte do movimento Devs de Impacto, iniciativa da Apply Brasil, que é um hub de comunicação estratégica, e do iMasters, que é um hub de desenvolvedores, com produção da NewHack.

O Devs de Impacto foi pensado como um movimento nacional que promove o uso de IA para desenvolver soluções que possibilitem, por exemplo, que a população acompanhe e se engaje politicamente. A ação é realizada por meio de maratonas de programação presenciais e online, também conhecida como hackathons.

Os presentes apresentaram cinco projetos. Um deles, o LegislAI, usa a IA para converter termos jurídicos e legislativos em linguagem acessível para a população. Outro, o Coral, usa Inteligência Artificial e carteiras eletrônicas para apoiar causas e acompanhar a atuação do poder público de forma inviolável. Já o VigiaPix propõe uma plataforma de IA para rastrear e dar transparência às Emendas Pix, integrando dados do Portal da Transparência, TransfereGov e SEI, permitindo a fiscalização em tempo real.

O projeto LegisClara simplifica legislações e colhe o depoimento da população para enviá-los para os parlamentares. E o SimplificaGov reúne a tradução de textos legislativos, a geração de áudios explicativos por Whatsapp e a normalização de dados de múltiplas bases governamentais. O presidente da Embratur lembrou, após as apresentações, que o investimento em inteligência, inovação e tecnologia é um dos pilares da Embratur.

Além de fazer uma breve avaliação do potencial dos projetos para o Congresso Nacional, STF e setores da sociedade, Freixo destacou a importância do turismo como gerador de emprego, desenvolvimento e renda e como uma porta importante para o primeiro emprego. “Hoje, dificilmente, você vai até o banco, ou a uma farmácia. Então, cada vez mais a inovação faz você ir a menos lugares. Você encontra cada vez menos gente. Mas o turismo não. No turismo, você usa a inovação para ir aos lugares. Não substitui a viagem”, refletiu.

“Para ser incrível, você tem que ir. A inovação vai te ajudar a comprar uma passagem mais barata, saber sobre o lugar, escolher a pousada, mas você vai ao lugar. A inovação te leva lá. Então, como que a gente pode melhorar esse fluxo de pessoas conhecendo destinos através da inovação? A gente pode pensar junto um monte de coisa, né? Eu acho que vocês podiam entrar com a gente nessa”, incentivou Freixo, dirigindo-se aos estudantes.

Já o diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, lembrou que a atual gestão sistematizou a Embratur e automatizou uma série de processos em um trabalho que segue sendo aprimorado. Gevaerd provocou os estudantes a pensarem sobre soluções para empresas de turismo do ponto de vista da inovação. “O turismo é um espaço que a gente precisa investir. Tem espaço, inclusive, para retorno econômico para a área de tecnologia”, disse.

“A gente precisa investir em uso de tecnologias para o setor, que é majoritariamente de pequenas empresas. Então, a margem de lucro é pequena e o que a gente puder facilitar para o negócio funcionar melhor, a gente tem bastante espaço. Faço esse convite, deixo essa semente para pensarmos alguma coisa conjuntamente”, propôs.

Diretora de projetos da Apply Brasil, Caroline Rego, explicou que o trabalho dos estudantes foi feito todo de forma online, e que o trabalho agora é mostrar para as equipes o potencial de cada um dos projetos. “Eles ouvirem que o projeto deles pode fazer a diferença, ouvirem contribuições, o que pode ser melhorado, onde pode ser aplicado, sugestões de de outras frentes que podem ser implementadas, é extremamente rico para o desenvolvimento deles e do projeto como um todo. E isso também nos abre frentes, como vimos na Embratur. A gente pode começar a pensar em Hackathons, em desafios relacionados ao turismo”, afirmou.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.