26/12/2025 – O número de turistas chineses no Brasil cresceu 34% de janeiro a novembro de 2025. Em 11 meses, 94,4 mil destes visitantes desembarcaram no país contra 70,4 mil no mesmo período do ano passado. O número é superior, ainda, aos 12 meses de 2024, de 76,5 mil.
A alta reflete o trabalho da Embratur que, em 2025, retornou ao mercado chinês com um estande brasileiro na ITB China, uma das principais feiras de turismo do gigante asiático. Agora, a poucos dias de 2026, Ano da Cultura Brasil-China, há espaço para fortalecer ainda mais esse fluxo de viajantes.
O ano cultural é uma iniciativa coordenada pela Casa Civil, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores, com a participação da Embratur. A China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, com um vasto espaço de crescimento para o Brasil.
As ações para atrair os turistas chineses este ano incluíram uma press trip com sete comunicadores chineses por São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro (RJ) (projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025), parcerias com a imprensa do país asiático e memorando de entendimentos com o trade da China.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembra que o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 – tem o gigante asiático como um dos mercados estratégicos. “O crescimento de turistas chineses no Brasil mostra que estamos no caminho certo. E ainda temos espaço para expandir nossa participação nesse mercado. Por isso, investimos de forma estruturada nessa aproximação, que será ainda maior em 2026”, afirmou Freixo.
Além do retorno à feira chinesa, a Embratur fez parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim e ativação de um escritório de relações públicas na China, para fortalecer a comunicação com a mídia e o trade local.
Acordos por mais Brasil na China
Um dos principais destaques da participação brasileira na ITB China foi o lançamento da plataforma “Brasil Travel Specialist” em mandarim. Desenvolvida para capacitar agentes e operadores turísticos chineses, a ferramenta oferece treinamentos com ênfase em segmentos como natureza, que é o segmento predileto desse público, cultura e gastronomia, e qualifica profissionais locais para promover o Brasil ampliando vendas e geração de negócios.
Além disso, o país fortaleceu sua presença no mercado da China por meio da assinatura de memorandos de entendimento (MoUs) que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo para desenvolver planos de ação conjuntos para a promoção do Brasil na China, com foco em comunicação digital, intercâmbio cultural e apoio à comercialização internacional.
Ainda durante a feira, a Embratur firmou parcerias com um conglomerado multinacional chinês de tecnologia de viagens, e com empresas especializadas em comunicação, marketing e promoção turística. Os acordos preveem ações integradas, uso de inteligência de mercado e estratégias digitais para ampliar o alcance da imagem do Brasil junto ao público chinês.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.