Inhotim Brumadinho MG Minas Gerais
INHOTIM

Destino mineiro ganha destaque em lista de indicações do The New York Times

Reconhecimento internacional apresenta Inhotim, em Minas Gerais, como destino de arte, cultura e natureza no cenário global
Divulgação/Embratur
Inhotim está com programação especial de 20 anos aberta ao público.

13/1/2026 – O Brasil ganhou mais uma vez visibilidade internacional em um dos mais influentes rankings de turismo do mundo. O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), foi selecionado pelo The New York Times como um dos “52 lugares para visitar em 2026”, lista anual que aponta destinos estratégicos e tendências globais de viagem para o ano seguinte.

A publicação, referência mundial em jornalismo e turismo, destacou o destino mineiro como um “extenso museu de arte contemporânea a céu aberto, que reúne arquitetura singular, um vasto jardim botânico e uma das mais importantes coleções de arte do Brasil e do mundo”.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o reconhecimento reafirma a força do país no turismo cultural e sustentável, alinhado às estratégias de promoção internacional conduzidas pela Embratur. 

“Esta publicação é fruto da efetividade das ações de posicionamento do Brasil no exterior, especialmente na promoção de destinos que unem cultura, arte, criatividade e biodiversidade, atributos cada vez mais valorizados no mercado global de turismo. Estamos trabalhando para, cada vez mais, ampliar a visibilidade internacional do país, diversificar a oferta turística e consolidar o Brasil como um destino capaz de oferecer experiências únicas, inovadoras e conectadas à sua identidade cultural”, salientou Freixo.

Inhotim 

Na descrição publicada pelo The New York Times, Inhotim é apresentado como um museu de grande escala, com mais de 500 obras distribuídas em 24 galerias, integradas a um jardim botânico que abriga espécies de diferentes biomas. A matéria ressalta que o volume e a diversidade da experiência tornam o destino ideal para visitas prolongadas, ampliando o tempo de permanência do turista internacional na região.

A publicação também destaca a programação especial de 20 anos de abertura ao público, celebrados em 2026, com exposições que exploram a identidade afro-amazônica do Brasil e ampliam o diálogo com artistas indígenas sul-americanos. 

Brasil é tendência global

A lista “52 lugares para visitar em 2026” reúne destinos de diferentes continentes que representam novas narrativas de viagem, incluindo experiências culturais profundas, sustentabilidade, transformação social e conexão com o território. Ao integrar esse grupo, o Brasil fortalece sua imagem como um destino diverso, contemporâneo e alinhado às demandas do viajante internacional.

Confira neste link 

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.