Recife Pernambuco
TURISMO AUDIOVISUAL

Locações de “O Agente Secreto”, vencedor do Globo de Ouro, fazem parte de rota cinematográfica apoiada pela Embratur

Cineasta do filme brasileiro vencedor da estatueta dourada, Kleber Mendonça Filho ambientou diversas obras na capital pernambucana, que agora é apresentada em rota cinematográfica apoiada pela Embratur
Divulgação
O Agente Secreto foi vencedor do Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama.

15/1/2026 – As recentes conquistas do cinema brasileiro no cenário internacional, como o reconhecimento de O Agente Secreto – vencedor do Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama –, estão transformando a forma de o mundo enxergar o Brasil e consolidando o turismo audiovisual como uma ferramenta estratégica de promoção do país no exterior. 

A experiência não termina quando o filme acaba. Depois de assistir à produção, os espectadores podem fazer uma imersão nos cenários por meio da Rota Cinematográfica “A cidade no cinema de Kleber Mendonça Filho”, em Recife (PE), lançada em outubro do ano passado com o apoio da Embratur.

A rota interativa está disponível no aplicativo de celular Roteo, que permite que os visitantes mergulhem no universo do filme, onde a capital pernambucana deixa de ser apenas um cenário para se tornar uma personagem central das tramas, carregando memórias e identidades coletivas. Ambientado na capital pernambucana, o filme O Agente Secreto apresenta ao público a cidade dos anos 1970, retratando suas ruas, praças e atmosfera única no contexto narrativo da história. 

O roteiro da Rota Cinematográfica inclui o Parque Treze de Maio, famoso pelas cenas do mito Perna Cabeluda no filme; o cinema São Luiz; o Cine Teatro do Parque; o edifício Trianon; entre outros.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o sucesso internacional das produções brasileiras é um motor para o turismo cultural e criativo. Segundo ele, esse reconhecimento é uma grande oportunidade de impulsionar o país no exterior.

“O cinema é um veículo poderoso para despertar o desejo de conhecer o Brasil de forma profunda e sensorial. Ao projetar locações brasileiras em telas de relevância mundial, o Brasil se firma na rota de grandes produções globais, atraindo viajantes que buscam experiências culturais vibrantes e históricas que transcendem o que é visto nas telas. A rota em Recife é, portanto, mais do que um passeio turístico. É um convite para entender a alma de um destino que respira arte e história”, afirmou Freixo.

Além de O Agente Secreto, a rota propõe, ainda, uma experiência imersiva que conecta locações icônicas de diversos sucessos de crítica e público do diretor, como: Recife Frio (2009), O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) e Retratos Fantasmas (2023). 

Dentro dos filmes premiados

A experiência turística é mediada pela tecnologia por meio do aplicativo Roteo, disponível para smartphones Android e iOS. A rota oferece conteúdos interativos, realidade aumentada e narrações guiadas que reconstituem cenas dos filmes diretamente nos locais onde foram filmadas. Essa abordagem permite que o visitante vivencie como a cidade se reinventa através da linguagem cinematográfica.

Ao percorrer a rota, o turista é convidado a visitar nove pontos emblemáticos. O percurso também explora o “mapa sentimental” de Recife, passando por bairros como Graças e Espinheiro, que revelam o cotidiano íntimo e político capturado pelas lentes de Mendonça Filho.

Como acessar a rota

Para acessar, basta baixar o aplicativo Roteo e buscar “A cidade do cinema de Kleber Mendonça Filho”. Ao longo do caminho, são revisitados os filmes e é possível vivenciar como a cidade se reinventa no cinema, transformando-se em memória, linguagem e identidade cultural.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.