FOLIA MINEIRA

Embratur e a TAP levam jornalistas portugueses para imersão entre o Barroco e o Carnaval de Minas Gerais

Ação estratégica promove destinos como Ouro Preto, Inhotim e Belo Horizonte para o principal mercado emissor de turistas do estado; em 2025, chegada desses turistas cresceu 5,2%
Danielle Rocha/Embratur
A vivência das experiências em MG vai gerar publicações em veículos de comunicação e redes sociais portuguesas

6/2/2026 – A Embratur e a TAP promovem, até a próxima segunda-feira (16), uma press trip com jornalistas portugueses em Minas Gerais. Os convidados conhecerão a mistura frutífera de tradição com diversidade, sustentabilidade, história e carnaval, além de descobrir um pouco sobre a hospitalidade, gastronomia e cultura do estado. A ação tem apoio da Belotur, da Secretaria de Cultura e Turismo de MG e do Grupo Hoteleiro Vila Galé.

A press trip está percorrendo os destinos de Belo Horizonte, Ouro Preto, Brumadinho, onde está localizado o Instituto Inhotim. O roteiro apresenta a gastronomia tradicional, o patrimônio histórico barroco, a natureza, vida rural, arte contemporânea, e o efervescente e crescente carnaval mineiro. A vivência direta de experiências pela imprensa internacional vai gerar publicações em veículos de comunicação e redes sociais, ampliando a visibilidade dos destinos mineiros e estimulando mais viagens de estrangeiros, em especial, portugueses, para o Estado de Minas Gerais.

“Minas Gerais é estratégica para a diversificação da promoção do Brasil no exterior. O Estado é parte incontornável da história e da cultura brasileira e é dono de um carnaval que chama cada vez mais a atenção do mundo, e de uma hospitalidade e uma gastronomia que encantam o turista. Com essa press trip, mostramos que o Brasil oferece experiências que unem sustentabilidade, tradição e a alegria única da nossa folia tão desejada por estrangeiros de todo o globo”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O grupo visitará igrejas históricas como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Em Belo Horizonte, a agenda inclui o Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Cultural da UNESCO. A programação contempla ainda a visita ao Museu de Arte Contemporânea de Inhotim e a gastronomia da região de Brumadinho.

Para Carlos Antunes, Diretor da TAP para as Américas, a parceria com a Embratur é fundamental para reforçar a divulgação do Brasil no exterior. “Todos os anos, a TAP organiza press trips com jornalistas europeus para mostrar a diversidade e as belezas do país, e esta viagem a Minas Gerais segue exatamente esse propósito: dar visibilidade internacional a um destino rico em cultura, gastronomia, história e natureza, fortalecendo ainda mais a imagem do Brasil como um lugar único a ser visitado”, afirma.

Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, a iniciativa reforça o posicionamento do Estado no cenário internacional. “Minas Gerais reúne atributos únicos para o turismo internacional: patrimônio histórico reconhecido mundialmente, gastronomia premiada, arte contemporânea, natureza e um carnaval que cresce em relevância a cada ano. Receber jornalistas portugueses é uma estratégia fundamental para ampliar a visibilidade do nosso Estado no principal mercado emissor de turistas para Minas, fortalecendo a imagem de um destino diverso, acolhedor e preparado para receber visitantes de todo o mundo”, destaca.

“O Carnaval de Belo Horizonte nasce da rua e da força criativa dos seus blocos e escolas de samba. É uma festa plural, democrática e inclusiva, que respeita as diferenças e celebra a diversidade. Com planejamento integrado e atuação conjunta dos órgãos municipais, garantimos uma estrutura segura e organizada para moradores e turistas. O Brasil bateu, em 2025, recorde de visitantes internacionais, e Belo Horizonte está atenta a esse movimento, buscando ampliar cada vez mais sua presença no cenário global. Temos um olhar estratégico para o turismo internacional, especialmente para o mercado português, que é prioritário para a cidade, inclusive pela conexão aérea direta para Lisboa. Receber jornalistas internacionais é uma oportunidade de mostrar que BH está preparada para receber o mundo, com cultura, gastronomia de excelência e experiências autênticas durante todo o ano”, afirma o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel.

Chegada de turistas internacionais

Os números do Portal de Dados da Embratur mostram o crescimento do turismo internacional em Minas Gerais. Em 2025, o estado recebeu 44.748 turistas estrangeiros, um acréscimo de 3,37% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 43.287 visitantes.

E é justamente Portugal que lidera o ranking de países emissores para o destino, com 12.031 viajantes e alta de 5,2%. Os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com 8.940 turistas (+5,22%), seguidos pela Argentina, que enviou 3.327 visitantes para o estado em 2025 (11,41%), maior crescimento percentual.

Recorde de press trips em 2025

Cumprindo a estratégia de promoção internacional dos destinos brasileiros, a Embratur realizou, em 2025, um número recorde de press trips, iniciativa que convida jornalistas, influenciadores e formadores de opinião para conhecerem os atrativos de determinadas regiões e divulgarem a experiência em seus países, estimulando o turismo. Ao todo, foram promovidas 18 viagens ao longo do ano.

As iniciativas reuniram cerca de 60 convidados de 10 mercados internacionais relevantes para o turismo brasileiro. Todas as regiões do país foram contempladas, alcançando 11 estados e 31 municípios. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o foco é a descentralização da promoção internacional e a valorização da diversidade de destinos, experiências e narrativas do Brasil.

“O ano passado foi o que mais teve press trips desde a implementação destas iniciativas pela Agência, em 2022. As viagens permitem que comunicadores e criadores de conteúdo conheçam presencialmente os destinos brasileiros, vivenciem experiências autênticas e estabeleçam contato direto com tradições culturais, gastronomia, natureza e modos de vida. A partir dessas vivências, os convidados produzem conteúdos editoriais e digitais capazes de transmitir, com credibilidade e sensibilidade, a diversidade e a singularidade do Brasil para audiências internacionais qualificadas”, explica Freixo.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.