Embratur participa de Forum Halal sobre estilo de vida da população islâmica e oportunidades para o Brasil

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou, nesta terça e quarta-feira (7e 8/12), da 1ª edição do Global Halal Business Forum, realizado pela Câmara de Comércio Árabe- Brasileira e pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal), no hotel Renaissance, em São Paulo (SP). Na oportunidade, a gerente de Geração de Receitas, Claudine Bichara, representou a Agência nas discussões sobre o estilo de vida da população islâmica, conhecida por seu alto grau de excelência e valor agregado. A abertura do evento, na segunda-feira (6), contou com a participação remota da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O mercado halal respeita a regras e o estilo de vida da população islâmica e é avaliado em US$ 4,8 trilhões. Cerca de 1,9 bilhão de consumidores (24,5% da população global), provenientes principalmente de nações árabes, europeias e de países asiáticos como Indonésia, Índia e Malásia, são compreendidos neste segmento. “Os produtos e serviços halal abrangem uma gama variada de setores e representam uma grande oportunidade para as empresas brasileiras”, indica Claudine Bichara.

Durante o Global Halal Business Forum, painelistas e autoridades especialistas em questões relativas aos hábitos e economia halal destacaram que o Brasil é um dos quatro maiores fornecedores de produtos consumidos pelos países árabes e muçulmanos, tais como alimentos e bebidas, finanças, moda, cosméticos e fármacos. “No total, falamos de cidadãos de 57 países árabes e muçulmanos, e a maioria são famílias que viajam o mundo inteiro. Além de exportarmos os produtos e serviços, também é importante que conheçamos os hábitos culturais e estejamos preparados para que o Brasil seja uma opção também para turismo”, avalia a gerente de Geração de Receitas da Embratur.

Questões como horários para reza, higiene que deve ser feita antes dela, a necessidade de estar direcionado para Meca ao orar, o jejum durante o Ramadã, entre outras devem ser levadas em conta. Hotéis com certificado halal normalmente possuem tapetes para reza e ausência de álcool no frigobar. “São detalhes que não geram grandes adaptações para quem recebe, mas que fazem toda a diferença para os muçulmanos”, comenta Claudine Bichara.

Durante o evento, autoridades nos costumes halal reforçaram a importância de que estabelecimentos brasileiros possam receber “certificação halal” que, segundo o presidente da Fambras Halal, Mohamed Zohbi, deixou de ser algo exclusivo aos muçulmanos para se tornar um selo mundial de qualidade.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.