A partir de sábado (11/12) o Brasil reabrirá suas fronteiras terrestres para estrangeiros vacinados contra Covid-19 que apresentem teste RT-PCR (feito até 72 horas antes) ou antígeno (realizado até 24 horas antes). A regra está disposta na portaria 661, de oito de dezembro de 2021, sobre medidas excepcionais e temporárias para entrada no país, assinada pelos ministros de estado chefe da Casa Civil da Presidência da República, da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Infraestrutura.
“Esta é uma demanda de todo o trade do turismo e que a Embratur e o Ministério do Turismo trabalharam muito, junto ao governo federal, para que pudesse ser atendida. Os maiores emissores de turistas internacionais ao Brasil são os países vizinhos e grande parte chega ao Brasil pela via terrestre, que estava fechada. A reabertura deve ser muito comemorada”, explica Carlos Brito, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
Em 2019, último ano antes do início da pandemia de 2019, 802.184 argentinos que visitaram o Brasil chegaram pela via terrestre, o que corresponde a 41% do total de viajantes vindo do maior mercado emissor de turistas internacionais ao país. “Estamos plenamente prontos para receber os turistas do Mercosul novamente, sempre tomando todos os cuidados de biossegurança para que não haja contaminações”, diz Carlos Brito.
Para garantir que os turistas do Mercosul retornem ao Brasil nesta temporada de verão, a Embratur iniciará uma campanha promocional com veiculação na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, reforçando o convite para que os turistas retornem aos seus destinos brasileiros favoritos, como os de Sol e Praia.
“Estávamos apenas aguardando a volta da entrada por via terrestre para iniciarmos uma campanha ampla em televisão, internet (Youtube, Google Search, Redes Sociais e sites do setor do Turismo) e mídia exterior (eletrônica e estática). Esperamos receber nossos vizinhos com o calor humano brasileiro, nossa natureza e cultura vasta, como sempre fizemos”, detalha Silvio Nascimento, diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.
A comunicação da Embratur terá o mote ‘1,2,3, Brasil – ven para el mejor verano del mundo’, reforçando a proximidade geográfica e a diversidade de atrações para visitação dos destinos do Brasil.