Coexpositores relatam experiência positiva no estande da Embratur durante a BIT Milão

Presença da Agência na feira visa reforçar o Brasil como um dos principais destinos internacionais para os italianos

Para reforçar a divulgação do Brasil e estimular a comercialização de produtos turísticos, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) levou 12 coexpositores para participar dos três dias da Borsa Internazionale del Turismo (BIT) em Milão, na Itália. A feira foi realizada entre os dias 10 e 12 de abril.

Entre os seis destinos que integraram o estande da Agência estiveram São Sebastião (SP), Salvador (BA), Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Ipojuca (PE). Também participaram da feira cinco operadores de turismo (Bingool Sport Fishing Amazônia, AAA Bahia Brasil, Amazon Lord, Personal Brasil Incoming DMC e 5Senses Lifestyle), além da companhia aérea Azul.

“A feira foi muito boa e a Embratur cumpriu a missão de dar essa plataforma para estados, municípios, agentes do trade e operadores, para que todos possam participar deste momento importante de retomada do turismo. É o timing perfeito para atuar e poder fomentar a atividade turística, mostrar as maravilhas do Brasil e garantir que vamos recuperar o número de italianos que vinham ao país”, avaliou Heitor Kadri, gerente da Assessoria Internacional da Embratur, representante do presidente Silvio Nascimento no evento.

Em Milão, os coexpositores tiveram a oportunidade de reforçar laços com o trade turístico italiano e conhecer de perto a demanda atual dos turistas do país, o 8º maior emissor de visitantes estrangeiros para o Brasil em 2019, de acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo.

“Essa é mais uma parceria de sucesso com a Embratur. Nosso intuito aqui foi promover e divulgar nosso estado, nossa cultura e nossa gastronomia para o mercado italiano. Aqui percebemos o quanto nosso estado é único e inigualável. Estamos trabalhando fortemente para alavancar o turismo amazonense com muita responsabilidade e segurança”, destacou Isadora Alfaia, vice-presidente da Amazonastur.

Segundo dados do turismo mundial, a Itália é o 9º país que mais envia turistas para o exterior. Em 2019 foram 34,3 milhões de viagens internacionais, com gastos aproximados de 37,2 bilhões de euros. Na América Latina, o Brasil é o destino número um dos turistas italianos, o que reforça a importância da BIT Milão para os coexpositores.

“Gostaria de agradecer à Embratur a possibilidade de participar desta feira tão importante do mercado italiano, um dos principais para o nosso destino. Esse contato com o trade e com o público final é de suma importância para a retomada do turismo”, projetou Caíssa Moura, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador.

Com vasta experiência no setor, Andrea Cohen, da AAA Bahia Brasil, disse que a participação na BIT Milão foi ainda melhor do que o esperado. “Trabalhamos com vários mercados internacionais desde 2000 fazendo viagens personalizadas para o público europeu para o Brasil. Foi acima da nossa expectativa em termos de encontrar clientes, outras agências e parceiros no mercado italiano. Agradeço muito à Embratur pela oportunidade de ser coexpositor”, afirmou.

Retornos positivos

Com a consolidação do Brasil no top 10 dos países com maior número de vacinados no mundo (75% da população com o ciclo completo, segundo a Our World in Data), a presença da Embratur na BIT Milão foi fundamental para reforçar os laços com o mercado italiano e mostrar que o país está pronto para receber os turistas europeus.

Além do volume de italianos que vieram ao Brasil em 2019, dados do Ministério do Turismo mostram que o nível de satisfação com a experiência foi alto . De acordo com o Anuário Estatístico da Pasta, 93% dos turistas italianos demonstraram interesse em voltar ao país no futuro.

Os laços históricos entre Brasil e Itália também são um trunfo para atrair os turistas do país europeu. O Brasil conta com o maior número de descendentes de italianos em todo o mundo, com a estimativa de mais de 30 milhões vivendo em território brasileiro. A preferência dos italianos por destinos de natureza é outro ponto de convergência, já que o Brasil conta com mais de 70 parques nacionais e diversas opções de atrativos naturais.

Presente na BIT Milão, o Cônsul Geral do Brasil em Milão, Hadil Fontes da Rocha Vianna, elogiou a presença da Embratur na feira. “O aperto de mão com o ministro do Turismo italiano representa um importante sinal de colaboração entre nossos países. Após dois anos de pandemia, é um primeiro passo para retomar o diálogo e estreitar as relações não só com o público em geral, mas também com instituições e operadores do setor de turismo”, avaliou Vianna.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.