Conforme previsão do WTTC, meses de junho e julho aquecem o turismo. Números se aproximam do patamar de 2019
A previsão do World Travel & Tourism Council (WTTC) de forte recuperação do turismo internacional nas férias de verão do hemisfério norte tem se confirmado em cenário animador para o Brasil. Historicamente entre os melhores destinos do mundo de sol e praia – segmento líder de buscas de voos neste período –, o país está novamente na rota do mercado norte-americano. Segundo levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 71.931 passagens foram compradas dos EUA para desembarcar em cidades brasileiras entre os meses de junho e julho de 2022.
Até esta quinta-feira (9/6), 46.359 passagens haviam sido adquiridas dos Estados Unidos para o Brasil para chegadas em junho. O número se aproxima muito do cenário pré-pandemia, quando 52.732 bilhetes foram comprados para esse mesmo mês de 2019. Para julho, já foram compradas 25.572 passagens. A expectativa é de que o número cresça bastante até o fim do mês, já que historicamente os viajantes dos Estados Unidos adquirem as passagens mais perto da data de embarque. Em 2019, foram comercializados 51.504 bilhetes para o mês de julho.
a movimentação das reservas ainda segue tímida, com 25.572 compras até agora, contra as 51.504 registradas em 2019. Vale a ressalva de que, historicamente, os viajantes dos Estados Unidos adquirem as passagens mais próximo da data de embarque.
Os números de 2022 também já são superiores aos do mesmo período de 2021, quando 61.487 passagens foram compradas (27.774 para junho e 33.713 para julho).
“Essa é uma demonstração de que o turismo internacional está recuperando sua força e a Embratur está atenta a esse movimento. Iniciamos em maio nossa mais nova campanha para o mercado dos Estados Unidos e temos certeza de que o Brasil será lembrado como um dos melhores destinos pelos norte-americanos”, afirma o presidente da Agência, Silvio Nascimento.
Em 24 de maio, a Embratur iniciou a campanha “Visit Brazil. A wow experience”, com objetivo de divulgar os destinos brasileiros para os americanos. Durante 30 dias, a Agência faz valer uma temática divertida e repleta de interjeições norte-americanas em cinco cidades diferentes: Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.
Além da campanha, que está presente em painéis estratégicos, TVs abertas e fechadas, redes sociais, banners em sites especializados em turismo, portais, companhias aéreas e imprensa em geral, a promoção do Brasil nos Estados Unidos prevê uma press trip e road shows em quatro cidades dos EUA (Chicago, Miami, Nova York e Las Vegas) e uma do Canadá (Toronto). Entre os dias 27 de junho e 4 de julho, a Embratur levará cinco jornalistas e influenciadores norte-americanos para conhecer as belezas do Pantanal e de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Praias do Brasil
Com os destinos de sol e praia dominando as buscas por viagens internacionais, o Brasil se posiciona como uma opção única no mundo. O último ranking do TripAdvisor sobre melhores praias do mundo aponta o país como único do mundo a ter três no top 10: Morro de São Paulo (BA), em quarto; Baía do Sancho (PE), em sétimo; e Baía dos Golfinhos (RN), em nono lugar. A melhor praia do mundo eleita em 2022 foi Grace Bay, nas Ilhas Turks & Caicos.
De acordo com a ForwardKeys, empresa líder em viagens e análises e parceira do WTTC, outros países que têm bom desempenho neste verão do hemisfério norte são Costa Rica, Aruba, República Dominicana e Jamaica.