Embratur e Sebrae capacitam gestores do trade turístico de Belo Horizonte

Até julho, outras 9 cidades receberão os eventos para entender o comportamento do turista, além de conhecer mercados estratégicos para a região e negócios locais

A Embratur iniciou nesta terça-feira (14), em Belo Horizonte (MG), uma série de dez workshops que serão ministrados até o fim de julho para capacitar representantes do setor turístico do Brasil. Em parceria com o Sebrae, a Agência vai qualificar membros de secretarias estaduais e municipais, operadores, empresários, entre outros agentes do trade. Ao todo, as instituições realizarão o treinamento em 54 cidades brasileiras até 2024.

O objetivo dos workshops é ajudar os profissionais locais a entenderem como o turista opta por um destino e como é possível realizar uma promoção internacional efetiva de forma a atrair os viajantes. Além disso, a Embratur também auxilia os participantes a conhecerem os mercados estratégicos para cada tipo de negócio e ficar por dentro das tendências do turismo no mundo.

“As ações da Embratur com o Sebrae são de extrema importância para a capacitação dos profissionais do setor. A qualidade na prestação de serviço atrai mais os turistas e garante a geração de emprego e renda para as famílias, impulsionando a economia do Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

As oficinas da Embratur têm duração de quatro horas e contam com quatro módulos distintos, simulando etapas de comportamento do turista antes, durante e depois das viagens. As fases estão divididas em: “Arrumando as Malas”, “Embarcando”, “Curtindo a Viagem” e “O álbum de fotos”.

Além de um panorama geral sobre o turismo internacional, os eventos de capacitação buscam se aproximar da realidade local de cada cidade-sede, destacando, por exemplo, as forças e oportunidades, além de mitigar possíveis fraquezas e ameaças a serem enfrentadas previamente.

Próximos workshops

29 de junho – São Paulo (SP) e Angra dos Reis (RJ)
5 de julho – Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS)
7 de julho – Cuiabá (MT)
8 de julho – Goiânia (GO)
11 de julho – Florianópolis (SC), Bonito (MS) e Vitória (ES)

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.