Embratur participa do 9º Foro Político Latinoamericano sobre Turismo de Reuniões

Evento no Panamá contou com a presença de ministros e autoridades de 16 países de todas as Américas

Nesta terça-feira (14), o presidente da Embratur, representando o Ministro do Turismo, Carlos Brito, participou do 9º Foro Político Latinoamericano sobre Turismo de Reuniões. O evento no Panamá contou com a presença de ministros e autoridades de 16 países de todas as Américas. A abertura contou com a participação de autoridades locais, como o senhor Omar Montilla, encarregado do ministério do Turismo do Panamá, e a senhora Esther De La Fuente, Diretora de Turismo.

O evento contou com três painéis e tratou sobre assuntos como a importância dos investimentos e ações de promoção para a captação de eventos, reuniões e feiras; o aumento da concorrência com a profissionalização dos serviços em países emergentes; e a função dos destinos como motores do crescimento econômico das nações.

O presidente da Embratur aproveitou a oportunidade para assegurar que o Brasil está pronto para voltar a ser relevante no turismo de negócios e eventos, após o período em que o setor foi afetado diretamente pelos desdobramentos da pandemia.

“A vacina teve um papel importante para que pudéssemos voltar a conviver e o Brasil hoje é o 10º país entre os que mais vacinaram. Estamos prontos para a retomada”, destacou Silvio Nascimento. “O Brasil tem feito seu dever de casa, mexendo no seu plano de marketing. O aumento que estamos dando em promoção internacional do ano passado para cá é de 74%. Só com muito investimento em promoção é que vamos colocar nossos produtos nas prateleiras para que os operadores possam escolher um país que tenha não só infraestrutura, mas também hospitalidade e atrações turísticos ao seu redor”, completou o presidente da Agência.

A Fiexpo Latinoamérica começa oficialmente nesta quarta-feira (15). Na edição do ano passado, 820 empresas expositoras participaram do evento, com quase 2 mil visitantes e mais de 8.700 reuniões de negócios. Neste ano, a Embratur contará com um estande no local e levou 15 coexpositores ao Panamá em busca de reuniões e negócios. Estarão na feira representantes de Iguassu Falls, São Sebastião (SP), Pernambuco e Socorro (SP); dos operadores de turismo Amazon Lord, DIO Viagens, AS Brasil, One Event e GM Group; das entidades São Paulo Convention & Visitors Bureau e Rio CVB; das redes hoteleiras Sheraton São Paulo WTC Hotel e Rede Accor RJ; e da Costa do Sol Destinantion e Expo Center Norte.

Entrevistas

A presença da Embratur na Fiexpo 2022 também tem despertado o interesse da mídia local, com entrevistas do presidente Silvio Nascimento em meios de comunicação locais pontuais, como com o Capital Financiero, jornal especializado em economia; Al Minuto; Portal SNIP, além da participação ao vivo no canal Nex Notícias.

“A gente busca em eventos como a Fiexpo justamente ampliar o número de turistas. Estamos aqui para conversar e buscar alianças para impulsionar o turismo, mostrando o que nos diferencia dos outros países. Queremos que os panamenhos vão ao Brasil e que os brasileiros também venham para cá e conheçam os atributos que o Panamá tem a oferecer”, afirmou.

Foto: Divulgação/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.