TURISMO INTERNACIONAL

Brasil em Alta: Rio de Janeiro lidera ranking global como destino mais procurado para festas de fim de ano

Levantamento da Embratur confirma crescimento de 35,3% na procura por voos internacionais para o país no período, com a liderança de mercados da América do Sul e Europa
Gabriel Monteiro / Riotur
A Cidade Maravilhosa lidera as buscas globais por viagens internacionais consolidando o Brasil como destino preferido para as festas de fim de ano

10/10/2025 – O Rio de Janeiro foi apontado como o destino número 1 do mundo para as festas de Natal e virada do Ano Novo, superando locais tradicionais da Europa e de outros continentes. O destaque à Cidade Maravilhosa consta em dados recentes do Google Flights, divulgados pela revista norte-americana Travel + Leisure, uma das mais influentes do setor. 

Dados inéditos levantados da Embratur reforçam os números da publicação. A pesquisa da Agência mostra que o Rio de Janeiro é o estado do Brasil mais desejado pelos viajantes internacionais entre 21 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, com um crescimento de 26% na reserva de passagens aéreas, em relação ao período equivalente do ano anterior. Para se ter uma ideia de que o País promete ter um Natal e Réveillon de sucesso em 2025, até 30  de setembro já foram emitidos 189.107 bilhetes aéreos de todo o mundo com destino ao Brasil, contra 148.957 em 2024, o que representa, até o momento, um crescimento de 27%.

A crescente demanda ocorre por diversos fatores. Entre eles está a expansão da malha aérea internacional. Em 2024, por exemplo, o Rio de Janeiro recebeu 13.158 voos internacionais, com 2.937.371 assentos. Este ano, de janeiro a agosto já foram 5.833 voos vindos de outros países, com 1.276.095 assentos. 

A Argentina se consolida como o principal mercado emissor, respondendo por 26,5% das reservas de passagens, seguida pelos Estados Unidos (11,9%) e Portugal (9,9%). O levantamento também aponta um aumento na procura por parte de mercados europeus, como Portugal (+68,1%) e Itália (+64,1%).

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “o reconhecimento demonstra que o Brasil está em alta no turismo mundial, com potencial para atrair cada vez mais visitantes em busca de destinos autênticos, sustentáveis e memoráveis”. “A repercussão internacional é uma oportunidade para ampliar a promoção do país no exterior e consolidar sua imagem como destino diverso, seguro e acolhedor”, disse Freixo.

Google Flight

O levantamento publicado na revista mostra que a capital fluminense está no topo das buscas de viagens internacionais para o período entre 21 de dezembro e 4 de janeiro, especialmente a partir de aeroportos norte-americanos. O reconhecimento reforça a presença do Brasil no radar de turistas estrangeiros e consolida o país como um dos mercados mais competitivos e atrativos do turismo global.

De acordo com a publicação “a temporada de festas de dezembro é uma época popular para viagens internacionais”, além disso, o site enfatiza que “famoso por suas praias, o Rio é popular pelo céu ensolarado durante todo o mês de dezembro”. 

Além do RJ, Brasil segue batendo recordes

O turismo brasileiro vive um momento histórico. De janeiro a setembro de 2025, o país recebeu mais de 7 milhões de turistas internacionais. O resultado representa um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2024 e estabelece o maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano. Para o período das festas de fim de ano, de 24 de dezembro a 4 de janeiro, há um crescimento geral de 35,3% na procura de voos para o Brasil, em comparação ao ano anterior. 

Confira a matéria completa!

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.