Brasil no Mundo

Crescimento do turismo internacional e diversidade de atrativos do Brasil são destaque na revista britânica Selling Travel Magazine

Na publicação, Marcelo Freixo comenta como o Brasil está colocando seus atrativos em evidência para o mundo e batendo recordes na chegada de turistas internacionais
Divulgação
Na conversa, Marcelo Freixo destacou iniciativas como o Feel Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, que reúne 101 experiências autênticas nas 27 UFs

19/9/2025 – A revista do setor de turismo do Reino Unido Selling Travel Magazine publicou uma entrevista exclusiva com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Na conversa conduzida pela repórter Charlotte Flach, Freixo destacou como o Brasil vem conquistando espaço no cenário internacional de viagens, especialmente com foco em sustentabilidade, inovação e diversidade cultural.

Entre os temas abordados, Freixo destacou iniciativas da Agência, como o programa Feel Brasil, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que reúne 101 experiências autênticas nas 27 unidades da federação. “Mais de 59% delas são lideradas por mulheres e valorizam o patrimônio cultural, a preservação ambiental e o engajamento comunitário. Um exemplo é a Piracaia de Alter do Chão, celebração ancestral em homenagem ao pirarucu, realizada por comunidades amazônicas”, destacou.

“É uma experiência única e autêntica que respeita e celebra o modo de vida da comunidade, com base no turismo sustentável. Iniciativas como essas fazem parte da estratégia de promoção internacional da Embratur, juntamente com outras relacionadas ao turismo de natureza e ao afroturismo, por exemplo”, completou Freixo.

Sobre a realização da COP30 em Belém (PA), em novembro, o presidente ressaltou que o evento coloca o Brasil no centro da agenda mundial da sustentabilidade. “É a primeira vez que uma COP acontece na Amazônia, o que reforça não apenas nossa importância ambiental, mas também as oportunidades de promover o turismo sustentável na região”, afirmou.

Outro aspecto que Freixo reforçou foi que o país vive um momento de transformação no turismo internacional. “Estamos quebrando recordes e esperamos alcançar 8 milhões de turistas estrangeiros em 2025. É a hora de convidar o mundo a redescobrir o Brasil sob uma perspectiva consciente, diversa e transformadora.”

Diversidade de destinos

Ao ser questionado sobre recomendações de destinos brasileiros para os viajantes britânicos, o presidente da Embratur apontou lugares que combinam autenticidade e baixo impacto ambiental, como o Pantanal, maior área úmida do planeta e Patrimônio da UNESCO, com safáris e rica biodiversidade; os Lençóis Maranhenses, no Nordeste, com suas lagoas cristalinas entre dunas; e a Amazônia, com suas vivências em comunidades e hospedagens na selva.

Reino Unido

Sobre a vinda dos turistas britânicos ao Brasil, o presidente da Embratur destacou o crescimento de quase 20% nas chegadas no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando quase 100 mil visitantes. Segundo ele, a Embratur tem ampliado a cooperação com agentes de viagem do Reino Unido por meio de campanhas digitais, participação em feiras como a WTM London, famtours e capacitações técnicas.

Confira a entrevista completa aqui.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.