24/07/2025 – O guia de viagem francês online routard Voyage dedicou uma matéria especial sobre Salvador (BA), em seu portal. Assinada pela jornalista Aurélie Michel, a publicação descreve a capital baiana como um dos berços culturais do Brasil, destacando sua história e a fusão de culturas e religiões, e dá várias dicas sobre o que os turistas franceses precisam aproveitar no destino.
“Capital da Bahia, no Nordeste do país, Salvador se aninha em uma baía grandiosa, a maior do Brasil e a segunda do mundo: a Baía de Todos os Santos. O navegador Américo Vespúcio a descobriu no Dia de Todos os Santos, em 1501”, começa a publicação. O texto destaca a cidade como a primeira capital do Brasil e a com maior população de origem africana fora da África.
O texto ressalta patrimônios históricos da cidade, como o Pelourinho e destinos paradisíacos como Itaparica e a Ilha dos Frades. Também destaca a importância religiosa e sincrética da capital como a Basílica Nosso Senhor do Bonfim e as igrejas barrocas da região.
“A Basílica Nosso Senhor do Bonfim (1745) domina um bairro popular e atrai a atenção de longe, com sua fachada branca decorada com milhares de fitinhas coloridas. A igreja é muito especial para os baianos e, nas sextas-feiras, missas com a presença de fiéis vestidos de branco são realizadas em agradecimento ao Senhor do Bonfim. A Lavagem do Bonfim é a maior festa religiosa da cidade”, descreve o site.
A publicação ainda menciona festas e manifestações culturais de Salvador, como o Carnaval, a Festa de Iemanjá e o Réveillon na orla. A capoeira e o candomblé são apontados como elementos da cultura local, e o acarajé e a moqueca aparecem como exemplos da culinária local.
Confira a publicação:
https://www.routard.com/reportages-de-voyage/cid141614-bresil-salvador-de-bahia-nos-coups-de-coeur.html
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.