BRASIL NO MUNDO

Diversidade de atrativos e experiências de Salvador (BA) é destaque em guia de viagens francês

Site especializado elencou pontos turísticos, dicas de gastronomia, e a importância histórica e religiosa da maior cidade negra fora do continente africano
Carlos Moura/Embratur
Lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim: festa religiosa que expressa a diversidade de Salvador e da Bahia

24/07/2025 – O guia de viagem francês online routard Voyage dedicou uma matéria especial sobre Salvador (BA), em seu portal. Assinada pela jornalista Aurélie Michel, a publicação descreve a capital baiana como um dos berços culturais do Brasil, destacando sua história e a fusão de culturas e religiões, e dá várias dicas sobre o que os turistas franceses precisam aproveitar no destino.

“Capital da Bahia, no Nordeste do país, Salvador se aninha em uma baía grandiosa, a maior do Brasil e a segunda do mundo: a Baía de Todos os Santos. O navegador Américo Vespúcio a descobriu no Dia de Todos os Santos, em 1501”, começa a publicação. O texto destaca a cidade como a primeira capital do Brasil e a com maior população de origem africana fora da África.

O texto ressalta patrimônios históricos da cidade, como o Pelourinho e destinos paradisíacos como Itaparica e a Ilha dos Frades. Também destaca a importância religiosa e sincrética da capital como a Basílica Nosso Senhor do Bonfim e as igrejas barrocas da região.

“A Basílica Nosso Senhor do Bonfim (1745) domina um bairro popular e atrai a atenção de longe, com sua fachada branca decorada com milhares de fitinhas coloridas. A igreja é muito especial para os baianos e, nas sextas-feiras, missas com a presença de fiéis vestidos de branco são realizadas em agradecimento ao Senhor do Bonfim. A Lavagem do Bonfim é a maior festa religiosa da cidade”, descreve o site.

A publicação ainda menciona festas e manifestações culturais de Salvador, como o Carnaval, a Festa de Iemanjá e o Réveillon na orla. A capoeira e o candomblé são apontados como elementos da cultura local, e o acarajé e a moqueca aparecem como exemplos da culinária local.

Confira a publicação:
https://www.routard.com/reportages-de-voyage/cid141614-bresil-salvador-de-bahia-nos-coups-de-coeur.html