30/12/2025 – O Brasil ganhou a imprensa internacional em 2025 e colheu resultados concretos no turismo. Antes do fim de dezembro, o país ultrapassou a marca de 9 milhões de turistas internacionais, um crescimento estimado de 34% em relação a 2024, quando 6,7 milhões de visitantes desembarcaram no país. Parte desse desempenho está associado à estratégia da Embratur de relacionamento com a imprensa estrangeira, baseada na realização de press trips e na produção de matérias jornalísticas qualificadas sobre os destinos nacionais.As publicações alcançaram mais de 200 milhões de pessoas em veículos e plataformas digitais em todo o mundo.
Ao longo do ano, jornalistas de mercados como Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, China, Argentina, Peru e Marrocos participaram de viagens de imprensa organizadas pela Agência e produziram reportagens que apresentaram o Brasil como um destino diverso, sustentável e competitivo. As press trips e matérias contemplaram todas as regiões do país, conectando o interesse dos mercados emissores à diversidade de experiências brasileiras.
No primeiro semestre, os conteúdos destacaram Salvador (BA), com foco em cultura, gastronomia e patrimônio histórico; o Rio de Janeiro (RJ), explorando paisagens naturais e experiências urbanas; Curitiba e Ilha do Mel (PR), associadas à sustentabilidade e ao turismo de natureza; além do Pantanal sul-mato-grossense, com passagens por Campo Grande e Miranda (MS), valorizando biodiversidade e ecoturismo.
Ainda nesse período, o Nordeste ganhou forte projeção internacional com matérias produzidas a partir de press trips pelos Lençóis Maranhenses, incluindo São Luís, Atins, Barreirinhas e Santo Amaro (MA), além de reportagens sobre o litoral de Recife e Porto de Galinhas (PE). A Região Norte também esteve em evidência, com jornalistas do Reino Unido visitando Manaus, Novo Airão e Parintins (AM), gerando conteúdos sobre floresta, rios, comunidades tradicionais e grandes eventos culturais.
No segundo semestre, a estratégia foi ampliada com press trips e matérias sobre destinos do Sul do Brasil, como Barra Grande, Urubici e Florianópolis (SC), além de novas reportagens sobre o Rio de Janeiro (RJ). O litoral entre São Paulo e Rio ganhou espaço em matérias produzidas a partir de visitas a São Sebastião, Ilhabela e Paraty, reforçando o Brasil como destino de sol, praia e turismo de charme.
Natureza
O ecoturismo voltou a ocupar lugar central na cobertura internacional com publicações originadas da press trip ao Pantanal mato-grossense, passando por Cuiabá, Poconé e Porto Jofre (MT). Destinos de perfil premium também receberam atenção da imprensa estrangeira, como Trancoso (BA) e Fernando de Noronha (PE), fortalecendo a imagem do Brasil como opção para turistas em busca de experiências exclusivas.
No eixo dos grandes centros e da integração regional, jornalistas da China produziram matérias a partir de ações que percorreram São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Os conteúdos foram publicados em múltiplos idiomas e parte do material passou a integrar bancos de imagens e acervos editoriais internacionais, ampliando o tempo de exposição dos destinos brasileiros. O ano foi encerrado com matérias sobre o Pará, com destaque para Belém e Alter do Chão, ampliando a visibilidade do Norte do país em veículos europeus, especialmente do mercado alemão.
Contato com jornalistas
Paralelamente às press trips, a Embratur intensificou a produção de conteúdo institucional para a imprensa estrangeira. Em 2025, foram distribuídos cerca de 230 press releases em mercados estratégicos da Europa, América do Norte e Ásia, reforçando pautas sobre destinos, tendências e experiências alinhadas ao perfil de cada mercado.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “a presença qualificada do Brasil na imprensa internacional é um dos pilares da estratégia de promoção turística. A Agência tem atuado para garantir que os destinos brasileiros sejam apresentados ao mundo em sintonia com as características de cada mercado, ampliando o interesse e o fluxo de turistas internacionais para o país”.
As press trips e matérias jornalísticas realizadas ao longo de 2025 contaram com o apoio de parceiros institucionais, companhias aéreas, hotéis e, em grande parte das ações, do Sebrae. O balanço do ano evidencia que a combinação entre viagens de imprensa, produção de conteúdo qualificado e relacionamento contínuo com jornalistas consolidou a imprensa internacional como um ativo estratégico da promoção turística do Brasil, com impactos diretos na visibilidade do país e no crescimento do turismo internacional.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.