26/06/2025 – O Brasil está cada vez mais presente no imaginário dos viajantes internacionais. Nos últimos meses, quem tem roubado a cena é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O “deserto alagado” foi destaque em três grandes publicações internacionais. O jornal argentino Clarín e o Euronews, mídia europeia da Espanha e da Alemanha especializada em turismo e meio ambiente. Tais publicações consolidam os Lençóis como um dos principais cartões-postais do Brasil no exterior.
Descrito como uma paisagem surreal onde dunas brancas e lagoas cristalinas formam um ecossistema único no mundo, os os veículos exaltaram os Lençóis Maranhenses pela beleza rara, conservação ambiental e protagonismo das comunidades locais. O Clarín chamou o parque de “símbolo do turismo sustentável no Brasil”, ressaltando o impacto positivo do ecoturismo no desenvolvimento regional e na conservação da biodiversidade. Já os europeus destacaram a singularidade da experiência, a autenticidade cultural e a busca por ampliar a conectividade aérea para atrair ainda mais visitantes do continente.
Em ascensão no ranking de destinos mais procurados por estrangeiros, este ano, os Lençóis já figuram entre os quatro locais mais buscados na internet por turistas internacionais, segundo dados da plataforma Similarweb. O título de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco em 2024 ajudou a impulsionar a visibilidade.
Na avaliação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “as mais de 12 mil buscas registradas reforçam seu valor como um prestigiado ativo turístico global e corroboram os esforços da Embratur, em conjunto com outras organizações e companhias aéreas, para melhorar a conectividade do destino”. Com novos voos internacionais em negociação e ações de promoção em feiras globais, o Brasil segue investindo para transformar sua natureza exuberante em um ativo estratégico no cenário turístico mundial e os Lençóis Maranhenses são hoje uma das joias nesta vitrine.
Atmosfera mágica
Outro destaque das reportagens foi o processo natural que dá origem às lagoas cristalinas dos Lençóis. O acúmulo da água da chuva sobre uma base impermeável de rocha sedimentar, coberta por areia fina e clara. A ausência de sedimentos e poluentes mantém a transparência da água, que ganha tons azulados, verdes ou turquesa, conforme a luz solar.
O Euronews também enfatizou a atmosfera mágica do local, com dunas móveis de até 40 metros, pores do sol inesquecíveis e uma rica fauna, incluindo espécies de tamanduás, tartarugas, tatus e preguiças. O parque é descrito como um dos raros destinos que ainda conseguem causar verdadeiro impacto emocional nos visitantes, pela beleza e sensação de autenticidade e acolhimento. Culturalmente, as matérias realçam o charme de vilas como Mandacaru, com seu farol de 54 metros, e Atins, uma vila de pescadores próxima ao parque onde o tempo parece ter parado.
Na cidade de São Luís (MA), ponto de partida para o parque, os jornalistas destacam a herança multicultural deixada por franceses, portugueses e holandeses, visível na arquitetura colonial e na musicalidade local. A capital maranhense também é apontada como a “Jamaica Brasileira”, por sua forte ligação com o reggae, especialmente no bairro onde está localizado o maior quilombo urbano da América Latina.
Para Marcelo Freixo, os Lençóis Maranhenses são uma “vitrine do potencial do Brasil como destino de ecoturismo e exemplo de que é possível aliar preservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento econômico”. Ele destaca ainda que “o turismo pode ser para este século o que o petróleo foi para o século XX”, defendendo a atividade como vetor de geração de renda e conservação ambiental.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.