BRASIL NO MUNDO

Pantanal é destaque em publicações do Reino Unido e da Irlanda após press trip com jornalistas europeus

Bioma é apresentado como oportunidade única para quem procura contato com a natureza e a vida selvagem, aventura, gastronomia, turismo de luxo e muito mais
Reprodução/The Sun
Reportagem no caderno de viagens do jornal britânico The Sun mostra os atrativos do Pantanal sul-mato-grossense

19/02/2025 – O ecoturismo do Pantanal brasileiro está em destaque na imprensa europeia. Publicações em grandes veículos do Reino Unido e da Irlanda, como The Mirror, The Sun, Travel Magazine e TTG – Travel Trade Gazette, ressaltam flora, fauna, gastronomia, sustentabilidade, luxo e cultura únicos do bioma, gerando curiosidade e mostrando que os atrativos turísticos do Brasil vão muito além de sol e praia. 

O destaque da região tem crescido ainda mais após uma press trip realizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, em novembro, com comunicadores da Europa. Na ocasião, durante cinco dias, jornalistas fizeram passeios pela Caiman Pantanal, um refúgio ecológico de 53 mil hectares que abriga centros de pesquisa, como o projeto Arara Azul, além de possibilitar experiências como Safari e Onçafari. 

Os comunicadores também experimentaram atividades de canoagem e focagem noturna – observação dos animais à noite, quando estes saem para se alimentar. O grupo também visitou o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, em Campo Grande (MS).

Após isso, portais, revistas e canais de vídeos têm dado destaque ao Pantanal, enaltecendo os aspectos do bioma, como a oportunidade de ter contato com animais em safáris, as iniciativas de preservação à natureza e à vida selvagem, o turismo de aventura, o conforto da hospedagem, além de trazerem imagens que mostram a beleza única do lugar. 

Outro ponto de destaque tem sido o trabalho feito pelo Caiman Lodge — um hotel luxuoso e ecológico no meio deste paraíso ao ar livre, que reúne hospedagem, conservação e pecuária.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ver como as publicações têm trazido com riqueza de detalhes os atrativos do Pantanal é uma importante forma de mensurar o sucesso de uma press trip, ferramenta de trabalho usada pela equipe da Embratur e que estimula jornalistas e influenciadores estrangeiros a vivenciarem experiências como turistas em destinos e atrativos do Brasil. 

“Temos no Pantanal um destino único e diverso. Além do ecoturismo, o turista internacional encontra sustentabilidade e aventura. Pudemos mostrar isso por meio da press trip, assim como temos levado os atrativos da região às feiras de turismo no mundo todo. Promover internacionalmente o Pantanal no mercado do Reino Unido posiciona o Brasil mostrando que, além de beleza, o turista estrangeiro pode encontrar o contato direto com a natureza”, pontua Freixo.

Turismo em crescimento
De acordo com o Portal de Dados Embratur, 76,5 mil turistas internacionais visitaram o Mato Grosso do Sul em 2024, o que representa um acréscimo de 8,9% na comparação com 2023 (70,2 mil).

A tendência de crescimento do estado segue a de todo o Brasil, que bateu recordes históricos de visitantes estrangeiros em 2024, quando o país recebeu 6.773.619 turistas estrangeiros, um crescimento de 14,6% em comparação com 2023.

Turismo de luxo no Pantanal brasileiro
Além do ecoturismo, o turismo de luxo no Pantanal também é um atrativo destacado pelo público europeu. Em janeiro, a publicação inglesa Condé Nast Traveler trouxe a lista dos Melhores Hotéis e Resorts do Mundo: The Gold List 2025. Entre os resorts indicados está o Caiman Pantanal, localizado em Miranda, no interior do Mato Grosso do Sul.

Marcelo Freixo classificou a escolha do local como mais um fruto do trabalho que a Agência tem desenvolvido com o objetivo de mostrar toda a diversidade que o Brasil tem a oferecer. “Nós temos um Brasil diverso que está sendo mostrado ao mundo. A classificação de um resort de luxo localizado no Pantanal mostra que estamos conseguindo apresentar o nosso país, que vai muito além das praias e do Carnaval”, ressaltou. 

Onçafari e o turismo regenerativo
O projeto Onçafari é um destaque abordado em diversas publicações internacionais. Promovido por uma ONG (organização não-governamental) com o mesmo nome, o projeto tem a missão de conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. A organização está presente na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal e, até agora, já monitorou mais de 300 onças-pintadas. 

Engajada com a causa, em abril do ano passado, a Embratur, por meio do presidente Marcelo Freixo, fez uma adoção simbólica de uma onça-pintada para o compositor, músico, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil. A iniciativa faz parte de uma estratégia da Agência de divulgação do turismo regenerativo, através do qual o visitante pode conhecer a fauna e flora nativas, e também contribuir em projetos dedicados ao cuidado da biodiversidade.

Press trips
A Embratur promove press trips com o objetivo de promover o Brasil e incentivar publicações em veículos internacionais mostrando os atrativos do país. Para isso, um grupo de jornalistas e influenciadores estrangeiros é convidado a conhecer experiências turísticas brasileiras.

Nas press trips, são realizados roteiros específicos, em que o comunicador possa ter o maior número de vivências possíveis que o local proporciona. A partir dessa experiência, o jornalista pode produzir matérias do ponto de vista dele e reproduzir tudo o que ele vivenciou, relatando como foram suas reais  experiências. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.