06/02/25 – Em parceria com a Embratur, a Air Canada Vacations, agência de turismo da principal companhia aérea do Canadá, lançou no último mês de janeiro uma seleção de 13 pacotes de passeios guiados para o Brasil. Os destinos oferecidos aos canadenses são Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Porto de Galinhas (PE). A iniciativa é resultado do empenho da Agência para ampliar a comercialização de viagens ao Brasil para turistas do país da América do Norte.
Segundo dados do Observatório Nacional do Turismo – elaborados em parceria entre a Embratur, o Ministério do Turismo e a Polícia Federal –, somente em 2024, o Brasil recebeu mais de 91 mil visitantes vindos do Canadá, 6,1% a mais que em 2023. Antes da pandemia, o número de visitas era de cerca de 60 mil chegadas anualmente.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que as rotas aéreas ligando os países são um ponto importante no incentivo ao turismo no Brasil. Atualmente, há duas rotas que ligam Montreal e Toronto a São Paulo em 11 voos por semana. Além disso, para Freixo, os novos pacotes devem incentivar ainda mais a promoção do Brasil para os turistas canadenses, que já teve um ótimo resultado de chegadas de visitantes do país no último ano.
“A oferta desses pacotes de viagens para lugares variados do nosso Brasil é um importante passo na estratégia de apresentar nossa diversidade aos turistas canadenses. Estamos focados em fortalecer parcerias, promover a diversidade de destinos que temos em nosso país e ampliar a troca de experiências com o Canadá e com outros países da região”, afirmou Freixo.
Experiências oferecidas no Brasil
O tour para os canadenses trará quatro tipos de experiências. São elas:
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.