06/06/2025 – O Brasil ganhou projeção no cenário internacional do turismo com a publicação de uma matéria na Wanderlust Magazine, do Reino Unido, que destaca o Pantanal brasileiro como um dos destinos recomendados para viajantes que buscam experiências transformadoras. Ao incluir o bioma entre as principais indicações, a revista reuniu sugestões de roteiros que contribuem com comunidades locais e com a conservação do meio ambiente.
A Wanderlust valoriza a experiência promovida pela Audley Travel por meio da expedição personalizada “Em busca da Onça-pintada no Pantanal do Brasil”, que leva os visitantes a conhecer de perto projetos de conservação na região. O destaque vai para a iniciativa Onçafari, que atua na proteção e no monitoramento de onças-pintadas em vida livre, oferecendo aos turistas a possibilidade de acompanhar o trabalho da equipe técnica e observar os felinos em seu habitat natural.
Além do Onçafari, a revista menciona outras ações promovidas pela hospedagem parceira do roteiro como a fazenda Caiman, referência em turismo de natureza, que abriga projetos de preservação de espécies ameaçadas, como a anta, arara-azul, o papagaio-verdadeiro.
O Pantanal se projeta internacionalmente como um símbolo da riqueza natural brasileira, unindo ecoturismo, ciência e acolhimento. Recentemente, o destino foi promovido pela Embratur, em uma famtour com operadores de viagens dos Estados Unidos e do Canadá. Durante oito dias, os convidados vivenciam diversas experiências fortalecendo parcerias para a comercialização de novos roteiros no mercado.
Além da observação da vida selvagem e da imersão na cultura local, o Pantanal atrai ecoturistas, promove o turismo sustentável, contribui para a diversificação de destinos e beneficia comunidades locais gerando emprego, renda e ajudando na conservação do meio ambiente.
Para a Embratur, a presença do Pantanal em um veículo internacional reforça a relevância das políticas públicas voltadas à promoção do Brasil como um destino sustentável e diverso, capaz de atrair viajantes comprometidos com causas socioambientais.
Leia a matéria completa aqui.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.