08/04/25 – Em edição específica sobre o turismo LGBTQIA+, a Lonely Planet – maior editora de guias de viagem do mundo – citou a cidade de São Paulo como um dos 50 destinos mais amigáveis para a comunidade queer em todo o mundo. De acordo com a publicação, o guia foi criado para “auxiliar os viajantes a conhecerem o mundo com confiança, segurança e orgulho”.
A diversidade no turismo é uma prioridade da Embratur, que atua na construção de experiências mais seguras, respeitosas e representativas para a comunidade LGBTQIA+. A Agência participa anualmente, levando produtos turísticos nacionais, para a Convenção Global da Associação Internacional de Viagens LGBTQ+ (IGLTA). O evento é focado em promover redes de contatos dentro do segmento de turismo LGBTQIAPN+, e na divulgação de novidades e tendências dessa fatia do mercado turístico internacional.
De acordo com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, é necessário que haja constante evolução no que diz respeito ao turismo para esse público no Brasil. “Entendemos que hoje o mundo é diverso, então precisamos apostar num turismo que tenha esse entendimento. A Embratur trabalha para fortalecer o turismo LGBTQIA+ e apoia a realização de eventos que reúnem pessoas de vários países, como a Conferência Internacional da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que é a maior do mundo. O foco é que haja respeito à dignidade humana e à potência que é a comunidade queer para o turismo”, afirmou Freixo.
Publicação
O livro traz os 50 melhores destinos de viagem LGBTQIA+ ao redor do mundo, onde a comunidade queer pode aproveitar atrativos que vão além das Paradas do Orgulho. Na publicação, são oferecidas recomendações e dicas de viagem de moradores e formadores de opinião LGBTQ+, destacando empresas de propriedade de homossexuais e experiências amigáveis.
Autor do artigo sobre São Paulo que compõe a publicação, Clovis Casemiro, gerente de Membros da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), enumera a série de atrativos que o destino oferece ao público LGBTQIA+ de todo o mundo. “Tive a honra de ser escolhido para falar de nossa cidade de São Paulo, uma das mais importantes no mundo para turistas LGBT+ que procuram cultura, história, gastronomia, parques, museus, shoppings, bares, restaurantes e muita alegria ao conhecer nossa Sampa querida. Tudo ficou sensacional e espero que possamos cada vez mais estimular a vinda dos Turistas LGBT+ internacionais e brasileiros”, comentou.
Diversidade em São Paulo
A capital paulista tem um histórico de iniciativas voltadas à diversidade. Nela, acontece todos os anos a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que atrai pessoas de todo o mundo, além de ser sede de programas culturais como Museu da Diversidade Sexual, o primeiro museu público da América Latina.
Para além da capital, o estado de São Paulo possui diversas ações para promover o turismo LGBTQIA+. Para auxiliar na escolha dos destinos, o estado disponibiliza o guia de roteiros temáticos, que apresenta São Paulo sob diferentes perspectivas, incluindo o específico para o público LGBTQIA+ (clique aqui). No guia são listados restaurantes, meios de hospedagem e atrativos turísticos com profissionais capacitados para acolher, apoiar e proteger o turista LGBT.
“Temos trabalhado para reposicionar a imagem do nosso País como somos de fato: um país plural, imenso e com muito a oferecer”, completa Freixo.
Turismo em crescimento
São Paulo está entre os estados com maior crescimento no número de turistas internacionais em 2025. Nos dois primeiros meses deste ano, a região recebeu 529.764 visitas de visitantes estrangeiros, um crescimento de 27,86% na comparação com o mesmo período de 2024, quando o total foi de 414.332 chegadas.