08/04/25 – Em edição específica sobre o turismo LGBTQIA+, a Lonely Planet – maior editora de guias de viagem do mundo – citou a cidade de São Paulo como um dos 50 destinos mais amigáveis para a comunidade queer em todo o mundo. De acordo com a publicação, o guia foi criado para “auxiliar os viajantes a conhecerem o mundo com confiança, segurança e orgulho”.
A diversidade no turismo é uma prioridade da Embratur, que atua na construção de experiências mais seguras, respeitosas e representativas para a comunidade LGBTQIA+. A Agência participa anualmente, levando produtos turísticos nacionais, para a Convenção Global da Associação Internacional de Viagens LGBTQ+ (IGLTA). O evento é focado em promover redes de contatos dentro do segmento de turismo LGBTQIAPN+, e na divulgação de novidades e tendências dessa fatia do mercado turístico internacional.
De acordo com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, é necessário que haja constante evolução no que diz respeito ao turismo para esse público no Brasil. “Entendemos que hoje o mundo é diverso, então precisamos apostar num turismo que tenha esse entendimento. A Embratur trabalha para fortalecer o turismo LGBTQIA+ e apoia a realização de eventos que reúnem pessoas de vários países, como a Conferência Internacional da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que é a maior do mundo. O foco é que haja respeito à dignidade humana e à potência que é a comunidade queer para o turismo”, afirmou Freixo.
Publicação
O livro traz os 50 melhores destinos de viagem LGBTQIA+ ao redor do mundo, onde a comunidade queer pode aproveitar atrativos que vão além das Paradas do Orgulho. Na publicação, são oferecidas recomendações e dicas de viagem de moradores e formadores de opinião LGBTQ+, destacando empresas de propriedade de homossexuais e experiências amigáveis.
Autor do artigo sobre São Paulo que compõe a publicação, Clovis Casemiro, gerente de Membros da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), enumera a série de atrativos que o destino oferece ao público LGBTQIA+ de todo o mundo. “Tive a honra de ser escolhido para falar de nossa cidade de São Paulo, uma das mais importantes no mundo para turistas LGBT+ que procuram cultura, história, gastronomia, parques, museus, shoppings, bares, restaurantes e muita alegria ao conhecer nossa Sampa querida. Tudo ficou sensacional e espero que possamos cada vez mais estimular a vinda dos Turistas LGBT+ internacionais e brasileiros”, comentou.
Diversidade em São Paulo
A capital paulista tem um histórico de iniciativas voltadas à diversidade. Nela, acontece todos os anos a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que atrai pessoas de todo o mundo, além de ser sede de programas culturais como Museu da Diversidade Sexual, o primeiro museu público da América Latina.
Para além da capital, o estado de São Paulo possui diversas ações para promover o turismo LGBTQIA+. Para auxiliar na escolha dos destinos, o estado disponibiliza o guia de roteiros temáticos, que apresenta São Paulo sob diferentes perspectivas, incluindo o específico para o público LGBTQIA+ (clique aqui). No guia são listados restaurantes, meios de hospedagem e atrativos turísticos com profissionais capacitados para acolher, apoiar e proteger o turista LGBT.
“Temos trabalhado para reposicionar a imagem do nosso País como somos de fato: um país plural, imenso e com muito a oferecer”, completa Freixo.
Turismo em crescimento
São Paulo está entre os estados com maior crescimento no número de turistas internacionais em 2025. Nos dois primeiros meses deste ano, a região recebeu 529.764 visitas de visitantes estrangeiros, um crescimento de 27,86% na comparação com o mesmo período de 2024, quando o total foi de 414.332 chegadas.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.