Currículo

CARLOS ALBERTO GOMES DE BRITO

DIRETOR-PRESIDENTE DA EMBRATUR (PRESI)
Carlos Alberto Gomes de Brito, Pernambucano, nascido na cidade de Recife, é formado em Administração de Empresas e em Administração com ênfase em Marketing, bem como MBA em Marketing e Publicidade. Carlos Brito possui mais de vinte anos de experiência na área administrativa atuando como Diretor-Executivo na iniciativa privada. Durante sua carreira, coordenou as áreas de recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das organizações. Ingressou no Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur em junho de 2019, para exercer a função de Diretor de Gestão Interna. Com a transformação da Embratur em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, passou a exercer o cargo de Diretor de Gestão Corporativa, período em que coordenou a reorganização administrativa da entidade, atuando hoje como Diretor-Presidente.

EDSON CAVALCANTE DE QUEIROZ JUNIOR

DIRETOR DE GESTÃO CORPORATIVA (DGC)
Edson Cavalcante de Queiroz Junior, graduado em Direito, pós-graduando em direito Previdenciário, advogado com inscrição na OAB/PE. Detém reconhecida experiência profissional. Militante na advocacia preventiva, contenciosa e consultiva, há 15 anos, nas áreas de direito do trabalho e previdenciário. Atuou na qualidade de sócio em sociedades de advocacia. Atualmente ocupa a função de Diretor de Gestão Corporativa na EMBRATUR – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

SILVIO NASCIMENTO

DIRETOR DE MARKETING, INTELIGÊNCIA E COMUNICAÇÃO (DMIC)
Pernambucano, nascido na cidade Recife, Silvio Santos do Nascimento é divorciado e pai de dois filhos. Graduado em Direito pela ASCES – Centro Universitário Tabosa de Almeida – Caruaru (PE), OAB 44843/PE. Possui habilidade em Gestão Empresarial, com experiência nas áreas administrativa, financeira, comercial e produção, participando da coordenação de planos corporativos, análise estratégica e definição de posicionamento mercadológico. Domínio na Área de Comunicação e Marketing, englobando viabilidade e prospecção de novos negócios, análises de mercado, desempenho de equipes, satisfação de clientes, planos de marketing, estruturação de estratégias e políticas gerais em âmbito corporativo, definição de diretrizes e ações estratégicas. Sólido conhecimento gestão de pessoas, formação de equipes e coordenação de projetos, implementação de unidades de negócios, captação de parceiros e relacionamento com o mercado. Ingressou no Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, em 2019 para exercer a função de Coordenador-Geral de Publicidade e Propaganda e em 2020 com a transformação da Embratur na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo na Agência passou a ocupar o cargo de Gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital e atualmente exerce a função de Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação.

ADRIANA DE LUCENA FRANCISCO

GERENTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS (DMIC)
Adriana de Lucena Francisco é aluna de MBA em Relações Governamentais e Economia, graduou-se em Fonoaudiologia, especializou-se em Saúde Pública, e possui formação técnica em rádio, TV, produção e locução. Entre 2009 e 2011, coordenou as Relações Institucionais da Federação da Associação de Turismo do Rio Grande do Sul (Famurs). Após sua experiência como Secretária Municipal de Turismo de Caxias do Sul, desempenhou a função de assessora de relacionamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 2018, assumiu a Coordenação do Marketing Digital no Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur. A partir de 2020, com a edição da Medida Provisória 907/2019, que transformou a Embratur em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Adriana tornou-se gerente de Relações Institucionais.

AGUINALDO MASCARENHAS DINIZ

GERENTE DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO CULTURAL (DMIC)
Aguinaldo Mascarenhas Diniz, formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy de Belo Horizonte, e pós-graduado Engenharia Civil com ênfase em Obras Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui uma vasta experiência em Relações Institucionais e Assuntos Políticos. Atuei como Chefe de Gabinete na Secretária de Obras de Minhas Gerais, e na Secretaria de Esporte de MG, atuei também como Assessor Institucional do Procurador Geral do Ministério Público de Minas Gerais e da Secretaria de Governo de MG, fui Subsecretário de Assuntos Municipais de Minas Gerais. Hoje atuo como Gerente de Promoção Internacional do Turismo Cultural. Possuo Inglês e Espanhol, nível intermediário.

ANDRÉ LUIZ LIRA REIS

GERENTE DE GABINETE (DMIC)
Bacharel em turismo e professor universitário. Possui mestrado em Gestão e Turismo pela Universidade de Aveiro/Portugal. Com reconhecida experiência profissional na gestão pública do turismo e marketing de destinos, participou da elaboração de planos de desenvolvimento turístico e de campanhas de marketing turísticos. Fluente em inglês e espanhol.

CATIANE DOS SANTOS SEIF

GERENTE DE INTEGRIDADE E INTEGRAÇÃO (DGC)
Catiane dos Santos Monteiro Seif, atuou como administradora de empresa de pescados por mais de 20 anos, com reconhecida experiência profissional nas áreas de Recursos Humanos e Administração de empresas, possui certificação em Gestão de Ouvidoria pela Controladoria-Geral da União (CGU). Em 2020 assumiu como Gerente de Integridade e Integração na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur. Ouvidora Geral da Embratur.

CLAUDINE BICHARA DE OLIVEIRA

GERENTE DE GERAÇÃO DE RECEITA (DMIC)
Com mestrado em Sociologia e Pós-Graduação em Antropologia pela Université René Descartes Paris V – Sorbonne, participou no Brasil da criação da RNP - Rede Nacional de Pesquisa, (1991-1996) onde chefiou o primeiro Centro de Informações sobre Internet no país, tendo ganho, nas celebrações dos 25 anos da Internet no Brasil, o título de “Construtor da Internet.br”. Fundou em 1995 a neTune Ltda, empresa de serviços em comércio eletrônico especializada em soluções de pagamento on-line. Atuou também como consultora junto a diversos organismos nacionais e internacionais para quem elaborou projetos e estudos sobre o tema da competitividade e internacionalização das PMEs por meio das novas tecnologias. Exerceu de 2012 a março de 2017 a função de Presidente da Câmara de Comércio e Indústria França-Brasil no Rio de Janeiro onde criou o Centro de Mediação da Câmara de Comércio França Brasil, inaugurado em outubro de 2016. Para tal, seguiu na França a formação em mediação inter-empresas, sendo reconhecida como mediadora em conflitos empresariais pelo CMAP - Centre de Mediation et d’Arbitrage de Paris. Formou-se pela Fundação Dom Cabral no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros e participa atualmente do Conselho de Administração da Alliance Française no Brasil e do Conselho Fiscal da Sociedade Nacional de Agricultura. Claudine é detentora da Medalha do Mérito, outorgada em junho de 2015 pelo Governo Francês. Claudine Bichara é fluente nos idiomas: Árabe, Francês, Inglês e Português.

ELINE MARIA TAVARES MELO BARBOSA

GERENTE DE TURISMO ACESSÍVEL (DMIC)
Eline Maria Tavares Melo Barbosa. Inscrita na OAB/PE. Com experiência na administração pública, foi chefe de gabinete na Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente e Coordenadora de Marketing Digital do Instituto Brasileiro de Turismo. Eline é Bacharel em Direito, possui cursos LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Compliance nas contratações públicas e Investigações internas de Compliance. É pós-graduada em Direito Público.

FERNANDO JORGE PARANHOS LIMA

GERENTE DE INTELIGENCIA COMPETITIVA E MERCADOLÓGICA DO TURISMO (DMIC)
Fernando Jorge Paranhos Lima natural do Rio de Janeiro é Coronel do Exército com larga vivência na coordenação de eventos, projetos e equipes; possui sólida experiência em gestão administrativa, logística, inteligência, financeira e estratégica; Bacharel em Ciências Militares e Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras, com pós-graduação stricto sensu é Mestre pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, dentre as muitas funções exercidas foi chefe de Seção de Inteligência na Bda Inf Pqdt, atuou em diversas ocasiões como chefe de Aquisições, de Finanças e Logística, foi Comandante do Centro de Embarcações do CMA.

FRANCISCO MARCELO MATOS SEREJO

GERENTE DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE (DGC)
Francisco Marcelo Matos Serejo é Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Com reconhecida experiência profissional na área orçamentária e financeira, atuou na administração pública como gestor de 2005 a 2019, tanto no país como no exterior, em Missão de Paz da ONU no Haiti, de 2012 a 2013. Foi Chefe da Seção de Reembolso e Custos de Operações de Paz do Estado-Maior do Exército de 2013 a 2017. Francisco é bacharel em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), possui mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), MBA em Gestão da Administração Pública, dentre outros cursos. É fluente no idioma inglês.

HEITOR KADRI

GERENTE DE GESTÃO DE UNIDADES NO EXTERIOR E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS (PRESI)
Heitor Kadri é advogado e professor universitário. Possui Mestrado em Direito pela Universidade de Lisboa (UL) e Especialização em Direito e Jurisdição pela Escola da Magistratura do Distrito Federal (ESMA-DF). Tem experiência nas áreas de Direito Internacional, Direito Constitucional, Direito Tributário e Direito Penal com ênfase no Direito Comparado. É fluente em francês, inglês, português e espanhol.

HENRIQUE FERNANDES

GERENTE JURIDICO (DGC)
Henrique Fernandes, advogado inscrito na OAB/AL n° 11.293, com experiência profissional em direito administrativo, cível e imobiliário, atuando na iniciativa privada em escritórios de advocacia. Henrique Fernandes é bacharel em direito pelo Centro Universitário CESMAC, pós-graduado em Direito e Comércio Internacional pela Universidade Anhanguera UNIDERP, pós-graduado em Direito Público Aplicado pelo EBRADI – Escola Brasileira de Direito, frequentou curso de pós-graduação em Direito Notarial e Registral pelo Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/AL.

JOÃO VITA FRAGOSO DE MEDEIROS

GERENTE JURÍDICO CONTENCIOSO (PRESI)
João Vita Fragoso de Medeiros é advogado (com inscrição na OAB/PE, OAB/AM e OAB/DF) há mais de 30 anos e possui reconhecida experiência profissional nas áreas de direito civil, processual civil, direito eleitoral e direito administrativo. Na área de direito administrativo, prestou consultoria jurídica a diversos municípios, tendo ocupado o cargo de Procurador do Município de Araçoiaba/PE por 8 anos. Além disso, por anos representou grandes empresas nacionais, atuando na proteção de suas marcas, além da cobrança de ativos financeiros.

JERRENERI VITAL FERREIRA

GERENTE DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO DE NATUREZA (DMIC)
Jerreneri Vital Ferreira é capitão amador e mergulhador com curso avançado. Com vasta experiência em Turismo Náutico, atualmente é Gerente de Promoção Internacional de Turismo de Natureza na Embratur. Participou de vários workshops na área de Pesca Esportiva e Amadora, Cruzeiros e Charters. Contribui para alavancar resultados em importantes missões realizadas na Embratur, tais como: Reabertura de Parques Nacionais (Foz do Iguaçu/PR, Tijuca /RJ, Fernando de Noronha/PE, Apa Costa dos Corais/AL), Boat Show SP, Amazônia, Evento de Paraquedismo nos Lençóis Maranhenses (MA), entre outros.

JESSE ANDROS PIRES DE CASTILHO

GERENTE DE AUDITORIA (DGC)
Jesse Andros Pires de Castilho, é Oficial Intendente, formado pela AFA, Engenheiro Civil, formado pela FESP-SP, Contador, formado pelo CEUB-BSB, pós-graduado pela FGV-SP, mestrado em economia pela UnB, possui 18 anos de experiência como oficial da FAB, de aspirante a major, 26 anos no cargo de Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Exerce o cargo de Gerente de Auditoria da Embratur.

JOSÉ MAURILO

GERENTE DE FEIRAS E EVENTOS (DMIC)
José Maurilo Machado de Lima é Oficial da Reserva da Força Aérea Brasileira, do posto de Coronel Aviador. Especializou-se na Aviação de Caça, tendo exercido, durante 33 anos, as funções correlatas aos postos e operacionalidades. Aperfeiçoou-se em Gestão de Processos, com graduação em Administração. Possui Pós-Graduação “Lato Sensu” em MBA, em Política e Defesa, com ênfase em política nacional, gerenciamento de crises e estudos de assuntos relevantes da área de defesa. É fluente em Inglês.

KARISA VILAS BOAS NOGEIRA

GERENTE DE PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING DIGITAL (DMIC)
Karisa vilas Boas Nogueira, bacharel em administração de empresas, possui pós-graduação e MBA na área de Gestão, é especialista em marketing, atuou por 20 anos como gerente comercial e marketing de emissoras afiliadas Rede Globo nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, tendo atuado também como gestora de marketing em empresas de grande porte como Coca-Cola Company e Shopping Center na Bahia. Além disso, foi docente em duas universidades nos cursos de administração e marketing. Karisa tem vivência em superar desafios e habilidade com pessoas e equipes multidisciplinares, adquiridos também através de cursos complementares como Amana-key e formação em Coaching.

MARIA DAS DORES LEITE PEREIRA

GERENTE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (DGC)
Maria das Dores Leite Pereira, professora, graduada pela Faculdade de Ciências e Letras de Registro - SP, detém especialização em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras-SP, acumulando 20 anos de experiência no magistério, desempenhando suas atividades docentes na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo - SP. Como Secretária Parlamentar, atuou por 19 anos na Câmara dos Deputados, cuja experiência atraiu expertise em atividade legislativa no âmbito do Congresso. Desde o ano de 2019, intensificou a realização de inúmeros cursos na área de cerimonial e eventos, documentação, museologia, conservação de acervos, bem como na área de gestão de projetos, planejamento estratégico, gestão e fiscalização de contratos administrativos.

MAURICIO RIBEIRO

GERENTE DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENETO (DGC)
Mauricio Ribeiro Gonçalves, Major Brigadeiro da Reserva da Aeronáutica, formou-se em 1981 em Ciências Aeronáuticas e Administração pela Academia da Força Aérea Brasileira - AFA, Pirassununga - SP. Em diversas oportunidades atuou na área de Estratégica, realizando curso de Altos Estudos Estratégicos para Oficiais Superiores Iberoamericanos, no Centro superior de Estudos de la Defesa Nacional (CESEDEN), Madrid - Espanha; realizou Mestrado em Altos Estudos Estratégicos de Segurança e Defesa, no Istituto Alti Studi Difesa, do Centro Alti Studi per la Difesa (Roma), Università Degli Studi di Perugia, Itália. Dentre aos principais cargos exercidos, destaca-se o de Secretário de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração do Comando da Aeronáutica (SEFA); Diretor-Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa (JID), vinculada à Organização dos Estados Americanos. Washington - DC, Estados Unidos da América; e Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brasil. Pertenceu ao Conselho Deliberativo da Embratur. Possui nível avançado em Inglês e Espanhol, intermediário em Italiano e básico em Francês.

RODOLFO OLIVEIRA NOGUEIRA

GERENTE DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE PROJETOS ESPECIAIS (DMIC)
Rodolfo Oliveira Nogueira, graduado em negócios imobiliário, com experiência na atividade rural e agropecuária, enquadrando-se como produtor rural. Especializou-se em questões agrárias e fundiárias com fins econômicos ou de subsistência, por meio da agricultura, da pecuária, respeitando a função social da terra. Além disso, tem vasta experiência em administração de empresas e na área do agro turismo. É fluente no idioma espanhol.

ROSEANE COSTA

GERENTE DE GABINETE (DGC)
Roseane Costa é administradora com inscrição na CRA/DF, graduanda em Direito, possui especialização em Administração Pública e MBA em Gestão Estratégica e Recursos Humanos. Atualmente integra a Diretoria de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur, atuando como Gerente de Gabinete. Com reconhecida experiência profissional nas áreas de gestão pública, atuando por mais de 10 anos na administração pública federal. É fluente no idioma Inglês.

ALBERTO CASSIANO

COORDENADOR DE PESSOAL (DGC)
Alberto Cassiano Barbosa é coronel reformado da Polícia Militar de Pernambuco, onde, durante 32 anos, exerceu diversas funções, como Comandante do Pelotão PM, sediado em Floresta-PE; Oficial de Inteligência do 8º BPM, sediado em Salgueiro-PE; Comandante da Companhia PM, sediada em Olinda-PE; Docente da Academia de Polícia Militar do Paudalho-APMP; Ajudante de Ordens do Desembargador Presidente do TJPE; Chefe da Seção de Operações do Comando de Policiamento da RM Recife; Secretário da Coordenação Geral dos Convênios; Gerente Financeiro e Gerente de Apoio Logístico da Secretaria Estadual da Casa Militar; Diretor-Adjunto de Tecnologia e Diretor-Adjunto de Finanças da PMPE; Comandante do 12º Batalhão, sediado na zona oeste do Recife; e Diretor do Colégio da PMPE. Alberto Cassiano é bacharel em Direito, pela UNICID; graduado no Curso de Formação de Oficiais, pela APMP; e licenciado em Pedagogia, pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, além de possuir pós-graduações em Políticas Públicas de Segurança, pela FACIPE; Aperfeiçoamento de Oficiais, pela FUNDAJ; Superior de Polícia, pela ACIDES; e Ciências Jurídicas, pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

ANDRÉ ZOTTICH

COORDENADOR DE EVENTOS (DMIC)
André Zottich é publicitário. Com reconhecida experiência profissional nas áreas de live marketing, criação publicitária, design gráfico e ilustração, atuou na iniciativa privada em várias agências de comunicação. Além disso, possui diversas medalhas em prêmios publicitários nacionais e internacionais, destacando-se os de Profissional de Marketing Promocional e Profissional de Criação do Ano no Prêmio Colunistas Brasília. Seu trabalho como ilustrador já foi publicado no Brasil, Estados Unidos, Colômbia, México e Itália. André Zottich é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário IESB de Brasília e cursa MBA em Marketing, Branding and Growth, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui conhecimento das línguas inglesa e espanhola.

CAMILA VIEIRA DE SOUSA

COORDENADORA DO ESCRITÓRIO REGIONAL SUDESTE (DMIC)
Camila Vieira de Sousa é formada em Administração de Empresas, possui mais de 14 anos de experiência como gestora em multinacional francesa, uma das líderes mundiais do setor de eventos, desde 2006 esteve à frente de diversos projetos nacionais e internacionais. Especialista em planejamento de grandes operações, controle, negociações, orçamentos e licitações; foi por anos consecutivos, eleita a melhor gestora do Grupo. Convidada em 2020 pelo Prefeito da cidade do Rio de Janeiro para assumir o cargo de Secretária Municipal de Turismo. Na ocasião, desenvolveu projetos com o objetivo de alavancar a retomada do turismo Cidade.

CRISTIANE FERREIRA

COORDENADORA DE INTEGRIDADE E INTEGRAÇÃO (DGC)
Atuou como Sócia-Gerente de curso preparatório para concursos, com reconhecida experiência profissional na área de administração de empresas, possui certificação em Gestão de Ouvidoria pela Controladoria-Geral da União (CGU). Em 2020 assumiu como Coordenadora de Integridade e Integração na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur. Ouvidora substituta da Embratur.

FILIPE CAMPOS

COORDENADOR JURIDICO DE CONTENCIOSO (DGC)
Filipe Campos é Advogado com inscrição originária na OAB/PE. Com experiência profissional no Setor Privado e na Administração pública, especificamente, na Área de Direito Tributário e Administrativo/Direito Público. Atualmente na Coordenação Jurídica Contenciosa da Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo desde 2020. Filipe Campos é Bacharel em Direito pela UNINASSAU - CAMPUS PERNAMBUCO e possui pós-graduação pelo IBET-Instituto Brasileiro de Estudos Tribunários e pós-graduação em Direito Administrativo pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. É fluente no idioma Inglês.

FLORIANO AMORIM

COORDENADOR DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE PROJETOS ESPECIAIS (DMIC)
Floriano Amorim, graduado em comunicação social com especialização em publicidade e propaganda e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela FGV Management. Profissional com quase 30 anos de trajetória e experiência na área de publicidade e comunicação estratégica no planejamento e na execução de ações de comunicação e marketing, atuação na iniciativa privada, legislativo, empresa pública e Governo Federal.

GENTIL VENÂNCIO PALMEIRA

COORDENADOR DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MERCADOLOGICA DO TURISMO (DMIC)
Gentil Venâncio Palmeira Filho, graduado em Farmácia e Bioquímica, com ampla experiência na área de Gestão Pública, foi Diretor de Formalização e Qualificação no Ministério do Turismo, participando da elaboração da Política Nacional de Qualificação no Turismo e na banca julgadora do Prêmio Nacional de Turismo. Diretor de Fomento e Projetos do Ecoturismo no Ministério do Meio ambiente, contribuiu na elaboração do Manual da Rede Trilhas, Projeto Conecta Parques e foi responsável pelo Projeto Nacional de Recifes Artificiais. Coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo na Embratur, atuando também na Gerência de Feiras e Eventos, possuindo ampla experiência na organização de eventos e workshops nas áreas em que atuou. É Gestor em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (RJ), com curso de Atendimento ao Turista. Atualmente é Coordenador Especial de Turismo Náutico na Gerência de Promoção Internacional.

JOÃO ALEX MENDONÇA

COORDENADOR JURIDICO DE CONSULTORIA (DGC)
João Alex Mendonça Feitosa, advogado inscrito na OAB/PE, com reconhecida experiência profissional na área do Direito Público, tento atuado tanto na iniciativa privada, em escritórios de advocacia, como na esfera pública, exercendo as funções de Controlador Interno e Secretário no âmbito da administração municipal. Formado em Direito pela UNINASSAU e pós-graduado em Direito Administrativo pela UFPE.

JOSÉ EDELTRUDES

COORDENADOR DE AQUISIÇÕES (DGC)
José Edeltrudes da Costa Ferreira Neto é advogado com inscrição nº 15.925 OAB/RN. Com experiência profissional na área do Direito Administrativo e Direito Tributário, atuou no setor público durante 07 (sete) anos. Trabalhou na Procuradoria Geral do Município de Natal, assumindo a chefia da Unidade Setorial de Administração Geral na área de Licitações e Contratos. Por conseguinte, atuou como Assessor de Dívida Ativa da Procuradoria Fiscal, desenvolvendo análises técnicas acerca do contencioso gerado pelos créditos tributários. É graduado em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN, possui Pós-Graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET e atualmente cursa Pós-Graduação em Licitações e Contratos pelo Grupo Educacional Pólis Civitas.

JOSÉ LEAL

COORDENADOR DE AUDITORIA (DGC)
José Leal é formado em Engenharia Química e Direito, MBA pela FGV, pós-graduado em Direito Constitucional pela UNB, vinte nos de experiência gerencial em empresas de grande porte, analista judiciário do TER-PE, auditor de finanças e controle da SFC, 21 anos no cargo de Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Exerce o cargo de Coordenador de Auditoria da Embratur.

JÚLIA PEDROSO ZANATTA

COORDENADORA DO ESCRITÓRIO REGIONAL SUL (DMIC)
Júlia Pedroso Zanatta, catarinense, nascida na cidade de Criciúma/SC e cidadã italiana por descendência. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, possui mais de dez anos de experiência na área de comunicação, tendo atuado no setor público em diversos órgãos com assessoria de imprensa, relações institucionais e assessoria parlamentar. Graduada em Direito, advogada inscrita na OAB/SC, com atuação em consultoria jurídica e contencioso em Direito Civil - Área direito do consumidor e Família. Fluente em Inglês, já morou e cursou o idioma nos EUA, cursou também o curso de Introdução ao Direito Americano pelo Institute for US Law ministrado na George Washington University em 2017.

LÁZARO MEDEIROS VIANA DA COSTA

COORDENADOR DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO DA NATUREZA (DMIC)
Lázaro Medeiros Viana da Costa, Administrador de Empresas, cursando Gestão Pública, foi secretário de Turismo, Eventos e Meio Ambiente, na cidade de Flores-PE, Assessor da presidência do IHR-PE, Coordenador de Articulação Municipal e Ciretrans no DETRAN-PE, Seperintendente da Política do Fomento na EMPETUR, Consultor em Gestão Pública – AMUPE, atuou na iniciativa privada como Coordenador de Gestão, Planejamento e Tributação, na STD Participação e Incorporação Setoriais. Experiência na área náutica, com participação em Regata de Travessia Oceânica- REFENO, participação e organização em Regata RECIFE-ANGRA da ILHA, ARRAIS AMADOR – Marinha do Brasil, MOTONAUTA – Marinha do Brasil, Pescador Amador – Secretaria de Aquicultura e Pesca - SAP. Atualmente cursa Inglês na PARK Idiomas.

LUIS HENRIQUE CUSTÓDIO DE ALMEIDA

COORDENADOR DE CONTRATOS, CONVENIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS (DGC)
Luis Henrique Custódio de Almeida é graduado em Intendência pela Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, Brasil, com Mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO, Brasil, e Mestrado em Negócios Internacionais, pela Universidade do Minho - UM, Braga, Portugal. Possui formação complementar por meio do Curso de Negociação de Contratos e Acordos de Compensação (OffSet), pelo Instituto de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brasil, e MBA em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, pela Fundação Getúlio Vargas. Luis Henrique é oficial da reserva do Exército Brasileiro e é fluente em inglês. Desde o dia 31 de janeiro de 2020, Luis Henrique é Coordenador de Contratos, Convênios e Prestação de Contas da Embratur.

MARIO MOREIRA PILAR NETO

COORDENADOR DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO CULTURAL (DMIC)
Mario Moreira Pilar Neto, economista formado pela Universidade Católica de Pernambuco, e Bacharel em Direito pela FIR – Faculdades Integradas do Recife. Com reconhecida experiência profissional nas áreas de Turismo e Gestão, foi Secretário de Turismo da Prefeitura de Ipojuca, atuou na iniciativa privada em diversas sociedades. Atualmente na Embratur exerce o cargo de Coordenador de Promoção Internacional do Turismo Cultural, onde é responsável pelo estudo, promoção e divulgação de todos os temas relacionados à cultura do Brasil como por exemplo, Patrimônios Históricos, arte, música, gastronomia, etc. Mário é fluente no idioma espanhol e tem conhecimento intermediário do idioma inglês.

NATÁLIA BOMFIM

COORDENADOR DE CRIAÇÃO (DMIC)
Natália Bomfim de Pinho é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília e está cursando MBA em Marketing, Branding e Growth na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem 10 anos de experiência com Governo Federal no desenvolvimento de campanhas para o Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal, Ministério do Esporte e Ministério da Cidadania. Já trabalhou com os segmentos de transporte, turismo, educação, alimentação, varejo e social, e em 2016 foi indicada para o prêmio de diretor de arte do ano pelo reconhecido prêmio Colunistas. Natália é uma profissional com foco em gestão de pessoas e coordenação de equipe, mas também atua em publicidade tradicional com experiência em produção de filmes para tv, publicidade online com experiência em desenvolvimento de sites e aplicativos mobile e criação de eventos promocionais. É fluente no idioma inglês.

NATHAN SIQUEIRA DE SOUSA

COORDENADOR DE SOLUÇÕES DE NEGOCIOS (DGC)
Nathan Siqueira de Sousa. Experiência profissional na área da Tecnologia da Informação, trabalhou na iniciativa privada como desenvolvedor de sistemas, onde atuou 9 anos. Tendo como última experiência a empresa Ambev Tech, onde participou do desenvolvimento do sistema para as fábricas da Ambev e também como líder técnico na equipe. Possui inglês avançado.

RENAN ARTUR PRETTO

COORDENADOR DE RELAÇÕES PUBLICAS (DMIC)
Renan Artur Pretto é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil, 2014), possui especialização no Programa de Liderança em Competitividade Global da Universidade de Georgetown (Washington, D.C., 2016), sendo selecionado entre mais de 30 mil jovens prodígios da América Latina para receber bolsa integral de estudos. Também frequentou o curso de "free society" na Acton University (EUA, 2018) e atualmente é aluno do MBA em Relações Governamentais da Fundação Getúlio Vargas. Já morou nos Estados Unidos e na França, tendo visitado mais de 20 países por razões acadêmicas e profissionais. Tem o domínio avançado do inglês e do italiano; espanhol e francês intermediários e conhecimentos básicos da língua russa. Atualmente integra a Gerência de Relações Institucionais e Imprensa da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Em 2009, presidiu o Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, período em que acumulou representação discente em diversos conselhos e comissões. Já ocupou o posto de tesoureiro e, posteriormente, Presidente da Junior Chamber International (JCI) de Porto Alegre. Entre os anos de 2012 e 2013 estudou negócios internacionais na prestigiada universidade francesa, École Supérieure du Commerce, com bolsa de estudos integral, tendo participado de diversos seminários em gestão da inovação, diagnóstico de estratégias internacionais e negociação internacional. Pretto foi consultor de economia, trabalhou como diretor de projetos da “Argumento – Consultoria para Líderes de Expressão”, empresa de consultoria que promove a comunicação intercultural e as relações internacionais. Atuou na área de resultados, vendas e trade marketing da maior cervejaria do mundo, a Ab Inbev (Ambev) e, a partir de 2015, atuou como assessor parlamentar e chefe de gabinete no Legislativo gaúcho e Federal.

ROBERTO GELELETE TEIXEIRA

COORDENADOR DE ORÇAMENTO (DGC)
Roberto Gelelete Teixeira, militar da reserva do Exército Brasileiro, possuidor de vasta experiência nas áreas orçamentária e financeira da Administração Pública Federal, desempenhou por diversas vezes importantes funções administrativas, como por exemplo: Ordenador de Despesas do Departamento de Ciência e Tecnologia do EB e Assessor de Planejamento, Orçamento e Gestão de Ações do Ministério da Defesa. É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui pós-graduação em Bases Geo- Históricas para Formação Estratégica (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) e Administração Pública (FGV).

VITOR JORGE DOS SANTOS JUNIOR

COORDENADOR DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL (DGC)
Coordenador de Segurança Institucional, policial Federal aposentado (32 anos de experiência na Segurança Pública) pós-Graduado em Segurança Pública, coordenou Operações Policiais de relevância Nacional e Internacional, atuou como chefe de equipes de segurança pessoal de Autoridades Nacionais e estrangeiras. Atuou como professor no Curso de Segurança e Proteção de Dignitários e Inteligência de Segurança para Agentes de Segurança do TST, atuou como Líder de equipe da segurança aproximada do Presidente do Brasil eleito, Jair Messias Bolsonaro, possui Certified Expert in Internal Investigations and Corporate Counterintelligence pelo Instituto ARC, integra o corpo docente da Academia Nacional de Polícia – ANP/PF ministrando aulas de Segurança de Dignitários, Primeiros Socorros em Atividade Policial, Entrevista e Interrogatório e Treinamento Físico Policial, credenciado pela PF para atuar como professor nos Cursos Profissionais de Vigilantes nas disciplinas: Segurança Privada, Uso Seletivo da Força, Noções de Criminalística e Entrevista Preliminar e Segurança Pessoal Privada.