1923

O turismo no brasil antes da Embratur

Surge a Sociedade Brasileira de Turismo, que contribuiu para criar o mito do carnaval carioca – por meio da promoção de eventos, como o baile do Teatro Municipal e concursos de músicas carnavalescas. Surgiu com o objetivo de divulgar o turismo nacional junto às elites do país, que, na época, optavam preferencialmente pela Europa.

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1931

Inauguração da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

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1953

Criação da Associação Brasileira de Viagens (Abav), no Rio de Janeiro. A entidade tem como objetivo defender os interesses da categoria.

1966

Surge a Embratur, o turismo torna-se uma realidade no Brasil

Surge a Embratur, como Empresa Brasileira de Turismo, e o Conselho Nacional de Turismo. É criada uma política nacional para o setor.

Atribuições da Embratur:

  • Financiar o desenvolvimento da indústria do turismo
  • Produzir estudos e dados necessários sobre o turismo
  • Organizar, promover e divulgar as atividades ligadas ao turismo
  • Registrar e fiscalizar as empresas do setor
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1967 – 1970

Os primeiros anos:

  • Isenção de impostos para o setor hoteleiro
  • Realização, em 1967, do I Encontro Nacional de Turismo, com ministros, governadores e empresas do setor
  • Criação do Programa de Turismo, com proposições para o parque hoteleiro do país e mercado nacional de férias
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Década de 70, o “milagre econômico” e a consolidação do turismo

Governos estaduais começam a implementar organismos para incentivar o turismo. Manaus, Fortaleza, Recife, Belém e Salvador viram os “Portões de Entrada” do Brasil no turismo internacional. Entrada de estrangeiros pula de 140 mil em 1972 para 450 mil em 1976, mas número retrai após crise mundial do petróleo.

1971
  • É criado o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que permite investimentos na rede hoteleira e no surgimento de centros de convenções
  • Embratur começa a divulgar anuário estatístico da atividade turística
  • É instituída no Brasil a formação profissional em turismo pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)
1974

542 projetos de novos hotéis em todas as regiões do país são aprovados.

1977

Inauguração, em 20 de janeiro, do Aeroporto do Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão.

Década de 80, redemocratização e reconhecimento internacional

O Brasil passa a ter oito bens inscritos no patrimônio histórico mundial da Unesco, entre os quais Ouro Preto, Olinda, Centro Histórico de Salvador e Brasília. Foram marcos a criação do bilhete Brazil Air Pass, que permitia ao turista estrangeiro viajar por 21 dias em qualquer voo doméstico, e a abertura de escritórios da Embratur nos Estados Unidos, Alemanha e França.

1984

Embratur cria a Central Telefônica de Informação Turística, para oferecer informações aos turistas estrangeiros e brasileiros sobre as principais capitais do país

1987

Pelé torna – se Embaixador do Turismo Brasileiro. Sua imagem é utilizada em campanhas publicitárias da Embratur ao redor do mundo.

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1988

Promulgação da nova Constituição Brasileira, que inclui o turismo como atividade econômica essencial

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1989

Brasil apresenta pela primeira vez , entre 1980 e 1989, superávit na balança de pagamentos da Conta Turismo. Em 1985, o turismo representava US$ 1,5 bi do PIB e 1,5 milhões de empregos

Década de 90, globalização e crescimento

Abertura do mercado aéreo internacional e abandono do controle tarifário na economia, e incorporação de discussões sobre sustentabilidade e multiculturalismo marcam a década no turismo brasileiro. Brasil muda a ótica de divulgação do país no exterior, com foco em nossa cultura e riquezas naturais. Institui também um programa de combate à exploração do turismo sexual infanto – juvenil.

1990

Governo Collor chega a extinguir a Embratur, como parte da reforma administrativa, mas volta atrás após reação do segmento

1991

Criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

  • A Embratur passa de empresa pública para autarquia, adquirindo a condição de instituto.
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1992

Criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e da Secretaria Nacional de Turismo e Serviços. A Embratur é vinculada ao novo ministério

  • É concluído o processo de transferência da Embratur do Rio de Janeiro para Brasília, onde passa a ocupar a ex – sede do Instituto Brasileiro do Café
  • O Rio de Janeiro sedia a Segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco – 92). O evento resultou na Agenda 21, assinado por 179 países, com estratégias a serem adotadas para a sustentabilidade, meio ambiente e mudanças climáticas.
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1995

O turismo é incluído no plano de governo pela primeira vez.

  • Criação do primeiro site da Embratur no mesmo ano do início da operação da internet comercial no Brasil
  • Criação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) por seu pioneirismo e melhor “case” de turismo  sustentável.
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1999
  • Criação do Ministério do Esporte e Turismo, ao qual fica vinculada a Embratur como autarquia especial do governo, com a função de elaborar e executar a Política Nacional de Turismo.
  • Brasil fecha a década com recorde de 5,1 milhões de turistas estrangeiros. Setor representava 4% do PIB.
Anos 2000, protagonismo mundial e consolidação

Brasil ganha destaque mundial por pautar discussões estratégicas como o fim da fome e da pobreza, e a valorização da diversidade cultural, do desenvolvimento sustentado e da paz. Lançamento do Plano Aquarela e da Marca Brasil simbolizam era de planejamento a longo prazo e segmentação de produtos.

2003
  • Criação do Ministério do Turismo e reestruturação da Embratur, que deixa de traçar as políticas públicas e passa a ser responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização dos produtos e destinos brasileiros em todo o mundo.
  • Lançamento do novo Plano Nacional de Turismo (PNT), que estabelece metas para a redução das desigualdades regionais e sociais, geração e distribuição de renda, geração de empregos e divisas para o país.
2004

Realização do 1º Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável (FTM), em Salvador (BA), onde é lançada a campanha “Brasil. Quem ama, protege”, de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

2005

Criação da Marca Brasil, que passa a representar a imagem do turismo e dos produtos brasileiros no mundo, e lançamento do Plano Aquarela, com o objetivo de orientar as ações de marketing do turismo internacional nos próximos dez anos.

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2006

O Brasil vê crescer pelo quinto ano consecutivo a entrada de divisas no país por meio do turismo internacional. De acordo com o Banco Central, os turistas estrangeiros trouxeram US$ 4,3 bilhões para o país.

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  • Cristo Redentor é eleito uma das novas sete maravilhas do mundo, na terceira colocação do concurso promovido pela New 7 Wonders Foundation.
  • A FIFA confirma o Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
  • O Rio de Janeiro sedia os Jogos Pan-Americanos.
  • O Brasil se consolida entre os 10 principais destinos de eventos do mundo, segundo a International Congress and Convention Association (ICCA).
2007
  • Cristo Redentor é eleito uma das novas sete maravilhas do mundo, na terceira colocação do concurso promovido pela New 7 Wonders Foundation.
  • A FIFA confirma o Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014
  • O Brasil se consolida entre os 10 principais destinos de eventos do mundo, segundo a International Congress and Convention Association (ICCA).
  • O Rio de Janeiro sedia os Jogos Pan-Americanos.
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2009
  • Pela primeira vez, Brasil é escolhido para sediar uma Olimpíada, no Rio de Janeiro em 2016.
  • Tendo em vista o desafio de sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a Embratur lançou o Plano Aquarela 2020, com estratégias e ações a serem implementadas na década seguinte.
Década de 10, a era dos grandes eventos

Brasil recebe a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Recebe também a Conferência Rio +20, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e os Jogos Militares. Manifestações e crises institucionais marcam década. No turismo, Brasil estagna em 6 milhões de turistas estrangeiros ao ano, durante período em que esses números cresceram na maioria dos países.

2011

Brasil sedia os Jogos Mundiais Militares, que reúne mais de 5,6 mil atletas, de 88 países. É a primeira vez que o evento acontece no continente americano.

2012
  • O Rio de Janeiro sedia a Rio+20, Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, que contou com mais de 50 mil participantes e presença de líderes de governo de todo o mundo.
  • A Embratur lança campanha publicitária mundial “O mundo se encontra no Brasil. Venha Celebrar a Vida”, veiculada em mais de 100 países.
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2013

O Rio de Janeiro sedia a XXVIII Jornada Mundial da Juventude. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil. Mais de 3,5 milhões de pessoas, sendo mais de 2 milhões de turistas de mais de 180 países, participaram do evento.

2014

A Copa do Mundo é realizada com sucesso no Brasil. O evento atraiu 1 milhão de turistas estrangeiros, de 202 países.

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2016

A cidade do Rio de Janeiro sedia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos da era moderna. A cidade recebeu mais de 1,2 milhões de visitantes, sendo 410 mil estrangeiros.

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2020

Pandemia do Covid-19 interrompe o turismo em todo o planeta. Durante o estado de calamidade pública, Embratur atuou exclusivamente com ações de promoção do turismo doméstico.

2023

Década de 20, a volta do Brasil

Embratur retoma uso da Marca Brasil, criada em 2005, e sustentabilidade no turismo ganha peso central na estratégia de promoção do turismo internacional.

  • Brasil bate recorde histórico de arrecadação com o turismo internacional: US$6,9 bilhões, valor superior ao de 2014, ano que o Brasil recebeu a Copa do Mundo de Futebol Masculino.
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