Como agência de promoção internacional do turismo, utilizamos diversas ferramentas, de forma coordenada em um planejamento estratégico, para alcançarmos o resultado final de atrair de forma sustentável mais turistas para o nosso país.
FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO
São eventos de negócios em que expositores apresentam os atrativos de seus destinos para as empresas que atuam no turismo. Nesses eventos há muitas rodadas de negócios com operadoras e agencias de viagens, que podem passar a oferecer a seus clientes os novos destinos. A Embratur atua organizando os empresários brasileiros e poder público estaduais e municipais em um único stand. Em nosso espaço, realizamos ações promocionais como apresentações culturais e gastronômicas, imersão em realidade virtual de nossos destinos e e apresentamos novidades sobre nosso país. Os interessados a participar são selecionados através de editais públicos, considerando critérios de pontuação pré-estabelecidos.
São eventos promovidos pela Embratur nos países emissores de turistas estratégicos para o Brasil. Assim como nas feiras internacionais, reunimos os operadores e os destinos brasileiros com quem opera o turismo nestes mercados. A programação dos roadshows inclui apresentação da Embratur sobre as experiências dos destinos brasileiros estratégicos para cada mercado, rodada de negócios e agendas de relacionamento.
Jornalistas ou influenciadores digitais de países estratégicos para o turismo são convidados pela Embratur para vivenciarem experiências locais e produzirem conteúdo detalhado para despertar o interesse do público estrangeiro em conhecer o Brasil. Essa ação pode ocorrer em parceria com os municípios e os empreendedores locais.
São também chamadas de viagens de familiarização. Operadores e agentes de viagens internacionais são convidados para conhecer pessoalmente os destinos brasileiros. Além de conhecer melhor o produto, estes operadores interagem com o tarde turístico local, o que permite adequar serviços à expectativa do país emissor e melhorar a experiência do turista.
A Embratur realiza a capacitação de profissionais que atuam no país para receber turistas estrangeiros. O treinamento é focado em Inteligência de mercado e sustentabilidade, com conteúdos personalizados para a região. É voltado a representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes e outros profissionais do segmento.
A Embratur possui um programa de Embaixadores do Turismo Brasileiro, personalidades que contribuem para a construção de uma imagem positiva do Brasil no exterior. Nossos embaixadores são convidados para participar de eventos, ações em redes sociais e campanhas publicitárias. O maior exemplo de embaixador que a Embratur já teve foi o futebolista Pelé.
As sales missions são visitas de negócios realizadas por representantes das agências de promoção do turismo a outros países. Essas visitas podem incluir reuniões de negócios, apresentações em conferências e workshops.
São comunicados de imprensa enviados às redações de jornais, revistas, blogs e outros veículos de comunicação. Eles contêm informações sobre eventos, lançamentos de produtos, novidades e outras informações relevantes para o público-alvo. Esses comunicados podem ser utilizados para gerar cobertura positiva e aumentar a visibilidade do destino turístico.
As entrevistas com representantes do destino turístico são outra ferramenta utilizada para gerar cobertura positiva na mídia. Elas podem ser realizadas em programas de televisão, rádio, jornais e revistas, e permitem que o público conheça melhor o destino turístico e suas atrações.
Envolve o trabalho conjunto entre as agências de promoção do turismo e as embaixadas e consulados brasileiros no exterior para promover o turismo brasileiro. Isso pode incluir a organização de eventos promocionais em conjunto, como festivais de gastronomia brasileira, apresentações culturais, entre outros.
As campanhas de marketing são um conjunto de ações planejadas e integradas para promover nossos atrativos turísticos, utilizando diferentes canais de comunicação. Elas podem incluir anúncios em mídia tradicional e digital, conteúdo em redes sociais, ações de marketing direto, entre outras.
São campanhas são criadas em parceria com outras empresas ou organizações que possuem o mesmo público-alvo, e envolvem geralmente uma estratégia comum de promoção do país. Atuamos, por exemplo, em parceria com a APEX Brasil na promoção da Marca Brasil, que identifica internacionalmente o turismo, os produtos e serviços brasileiros no exterior.
As estratégias de Live Marketing envolvem a criação de experiências ao vivo para o público, com o objetivo de promover o destino turístico de maneira mais imersiva. Isso pode incluir eventos de degustação, shows, espetáculos, entre outros. Estratégias de Live Marketing em geral são realizadas pela Embratur em feiras, roadshows, em eventos promocionais em parceria com outras empresas e nas embaixadas brasileiras no exterior.
Além da divulgação das campanhas publicitárias nas redes sociais e em anúncios segmentados através de plataformas como o Google Ads, as estratégias digitais também definem ações de Search Engine Optimization (SEO), para que os destinos brasileiros se tornem mais visíveis nos buscadores e até mesmo seja mais sugerido pelas ferramentas de inteligência artificial.
Envolvem a associação do destino turístico a eventos e iniciativas que possuem afinidade com o público-alvo do turismo. Isso pode incluir ações de patrocínio a festivais de cinema e de música, eventos esportivos, entre outros.
São listas elaboradas por empresas ou organizações que classificam os destinos turísticos de acordo com diferentes critérios, como atrações turísticas, hospitalidade, segurança, entre outros. Esses rankings podem ser utilizados como uma ferramenta de promoção do destino turístico, já que o reconhecimento em rankings pode aumentar a credibilidade do destino e atrair visitantes. A Embratur atua junto aos destinos brasileiros observando as potencialidades e orientando sobre as fragilidades para que estejamos sempre bem posicionados nos principais rankings do mundo.
A captação de eventos internacionais envolve o trabalho conjunto entre as agências de promoção do turismo e as empresas organizadoras de eventos para trazer grandes eventos internacionais para o destino turístico. Isso pode incluir a captação de eventos esportivos, congressos, feiras de negócios, entre outros. Há ainda a captação de eventos diplomáticos internacionais, que é realizada em parceria com o Ministério de Relações Exteriores. Um exemplo é a COP-30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.
A parceria da Embratur com as companhias aéreas norteia as ações de promoção de nossos destinos. Se as empresas investem em novas rotas para o Brasil, a nossa contrapartida é atuar no mercado emissor realizando campanhas de publicidade, presstrips, famtours, acionando estrategicamente as ferramentas que dispomos para garantir uma demanda sustentável de turistas para este voo.
A Embratur também atua em parceria com as empresas operadoras de cruzeiros internacionais para ampliação de rotas marítimas e fluviais. Por outro lado, trabalha para fomentar o surgimento de novas rotas rodoviárias que conectam os nossos vizinhos aos destinos brasileiros.
Projeto itinerante da Embratur, em parceria com o Sebrae, inaugurado em 2023 e que é realizado em galerias de arte pelo exterior. Em formato de pop up store, promove destinos turísticos brasileiros através de experiências imersivas e sensoriais, sob a perspectiva da sustentabilidade, da arte, da moda, da gastronomia, da diversidade e da cultura do nosso país.