A Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, está desenvolvendo um novo Plano de Marketing Turístico Internacional para o período de 2025 a 2028.

Esta iniciativa, desenvolvida em colaboração com o Sebrae e FGV, reforça a missão institucional da Agência de tornar o Brasil reconhecido por sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, contribuindo para o aumento da entrada de turistas internacionais e de divisas estrangeiras no país.

O novo Plano surge como uma evolução necessária do bem-sucedido Plano Aquarela, primeiro plano de marketing turístico internacional do Brasil, lançado em 2004, juntamente com a Marca Brasil e que ajudou a posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. A atualização é considerada uma resposta às principais mudanças no cenário turístico internacional e às novas demandas dos viajantes internacionais.

O novo plano será oficialmente lançado em maio de 2025. Simultaneamente, a Embratur entregará para cada estado planos derivados das estratégias delineadas para o país.

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Último plano foi de 2009 e traçou estratégias para até 2020

Importante lembrar que o turismo de hoje difere significativamente do contexto social, político, econômico e tecnológico de 2009, quando o último Plano Aquarela foi lançado e projetado para o decênio 2010-2020.

Por essa razão, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil se torna essencial para garantir que o país continue a ser um destino turístico de destaque em nível mundial. Com uma abordagem inovadora, integrada e participativa, a Embratur busca, por meio do novo Plano, consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos internacionais, aproveitando as oportunidades emergentes e superando os desafios atuais.

E você que estuda, trabalha e empreende no turismo também poderá contribuir com a construção do novo Plano.