Plano de Marketing Internacional do Turismo
Desde 2005, com a criação do Plano Aquarela, o Brasil passou a contar com um documento estratégico essencial para a promoção internacional do nosso turismo. Ao longo de suas edições, o plano não apenas orientou ações e investimentos, como também fortaleceu a presença do Brasil no imaginário global, por meio da valorização de nossa cultura, diversidade e identidade.
Em 2020, chegou ao fim a última edição do Aquarela, marcando um período de descontinuidade que interrompeu também o uso da Marca Brasil — símbolo das nossas curvas, da nossa hospitalidade, da nossa alegria e dos valores que nos definem como nação. Um lapso que nos afastou de uma trajetória sólida de construção de imagem e estratégia.
Do Aquarela ao Plano BRASIS
2005-2006
2007-2010
2010-2020
2025-2027
Plano Aquarela
(PNT 2003-2006)
Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)
Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)
Plano BRASIS
(PNT 2024-2027)
Do Aquarela ao Plano BRASIS
2005-2006
Plano Aquarela
(PNT 2003-2006)
2007-2010
Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)
2010-2020
Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)
2025-2027
Plano Brasis
(PNT 2024-2027)
O Plano Brasis - Estratégia de Marketing Turístico Internacional 2025 - 2028 é uma iniciativa da Embratur, desenvolvido em colaboração com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é reforçar a missão institucional da Agência de tornar o Brasil reconhecido por sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, contribuindo para o aumento da entrada de turistas internacionais e de divisas estrangeiras no país.
O Plano Brasis surge como uma evolução necessária do bem-sucedido Plano Aquarela, primeiro plano de marketing turístico internacional do Brasil, lançado em 2004, juntamente com a Marca Brasil e que ajudou a posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. A atualização é considerada uma resposta às principais mudanças no cenário turístico internacional e às novas demandas dos viajantes internacionais.

A Embratur, em parceria com o Sebrae, apresenta ao Brasil e ao mundo o Plano Brasis - Estratégia de Marketing Turístico Internacional 2025–2028, um marco da reconstrução do posicionamento do nosso país no cenário global.
Alinhando-se às diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, esse plano é fruto de um trabalho técnico eficiente e colaborativo, que contou com a participação ativa de estados, municípios e uma ampla rede de parceiros estratégicos. Ouvimos representantes das entidades do trade turístico, do setor privado e da sociedade civil, cujas contribuições foram essenciais para a construção deste documento.
Por essa razão, o Plano Brasis se torna essencial para garantir que o país continue a ser um destino turístico de destaque em nível mundial. Com uma abordagem inovadora, colaborativa e participativa, a Embratur busca, por meio do novo Plano, consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos internacionais, aproveitando as oportunidades emergentes e superando os desafios atuais.
Etapas de Desenvolvimento do plano de Ação para Promoção Turística Internacional das UFs

Os Planos de Ação para Promoção Turística Internacional das UFs serão lançados em agosto de 2025.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: planodemarketing@embratur.com.br.
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