Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027

Desde a sua fundação, em 1966, a Embratur tem desempenhado um papel estratégico no fortalecimento do turismo brasileiro. Ao longo de quase seis décadas, a instituição contribuiu significativamente para a estruturação do setor e, nas últimas duas décadas, sua missão principal tem sido promover o Brasil como um destino de relevância no mercado turístico internacional.

O  Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 é o novo marco dessa trajetória. Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, ele foi instituído pela Portaria nº 11/2025 e sucede o Plano Aquarela, definindo as diretrizes para a promoção internacional do Brasil até 2027. O documento está alinhado ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027 e foi construído com ampla participação de estados, municípios, entidades do setor turístico, setor privado e sociedade civil.

Visando posicionar o Brasil como um destino internacionalmente reconhecido por sua diversidade e por suas experiências turísticas autênticas e sustentáveis, o Plano Brasis apresenta uma estratégia de marketing estruturada em cinco objetivos. Esses objetivos se desdobram em caminhos estratégicos, direcionamentos táticos e um conjunto de ações, programas e projetos a serem implementados até 2027.

Do Aquarela ao Plano BRASIS

2005-2006

2007-2010

2010-2020

2025-2027

Plano Aquarela
(2003-2006)

Plano Aquarela
(2007-2010)

Plano Aquarela
(2010-2020)

Plano BRASIS
(2025-2027)

Do Aquarela ao Plano BRASIS

2005-2006

Plano Aquarela
(2003-2006)

2007-2010

Plano Aquarela
(2007-2010)

2010-2020

Plano Aquarela
(2010-2020)

2025-2027

Plano Brasis
(2025-2027)

O Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025 - 2027 é uma iniciativa da Embratur, desenvolvido em colaboração com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é reforçar a missão institucional da Agência de tornar o Brasil reconhecido por sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, contribuindo para o aumento da entrada de turistas internacionais e de divisas estrangeiras no país.

O Plano Brasis surge como uma evolução necessária do bem-sucedido Plano Aquarela, primeiro Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, lançado em 2004, juntamente com a Marca Brasil e que ajudou a posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. A atualização é considerada uma resposta às principais mudanças no cenário turístico internacional e às novas demandas dos viajantes internacionais.

impacto

A Embratur, em parceria com o Sebrae, apresenta ao Brasil e ao mundo o Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, um marco da reconstrução do posicionamento do nosso país no cenário global.

Alinhando-se às diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, esse plano é fruto de um trabalho técnico eficiente e colaborativo, que contou com a participação ativa de estados, municípios e uma ampla rede de parceiros estratégicos. Ouvimos representantes das entidades do trade turístico, do setor privado e da sociedade civil, cujas contribuições foram essenciais para a construção deste documento.

Por essa razão, o Plano Brasis se torna essencial para garantir que o país continue a ser um destino turístico de destaque em nível mundial. Com uma abordagem inovadora, colaborativa e participativa, a Embratur busca, por meio do novo Plano, consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos internacionais, aproveitando as oportunidades emergentes e superando os desafios atuais.

Plano BRASIS por Estado

Para tornar a estratégia nacional mais efetiva, cada uma das 27 Unidades da Federação possui um Plano de Ação específico para promoção internacional, respeitando as características regionais e contemplando todos os “Brasis” enquanto destinos turísticos globais.

Esses planos têm como metas principais:

• Aumentar o fluxo de turistas internacionais para todo o país;
• Diversificar mercados emissores, ampliando a presença brasileira em regiões estratégicas;
• Incrementar receitas, valorizando produtos e experiências turísticas de alto valor agregado;
• Reduzir desigualdades regionais, distribuindo melhor os benefícios do turismo;
• Fortalecer o papel do turismo como vetor de desenvolvimento territorial sustentável em todas as regiões do país.

Construindo o Turismo Juntos

A construção de um Brasil mais competitivo e sustentável no turismo internacional depende do esforço conjunto de governos, empresários, profissionais do setor e da sociedade. Os Planos de Ação para Promoção Turística Internacional para as 27 Unidades da Federação são um convite à ação coletiva e participação de todos.

A Embratur reafirma seu compromisso em liderar esse processo com transparência, estratégia e colaboração. Para isso, a instituição oferece aos estados e a seus parceiros as ferramentas, os dados e as diretrizes necessárias para que o turismo internacional se consolide como um pilar central da economia e da imagem do Brasil no mundo.

Clique nas imagens a seguir para baixar o Plano de Ação para Promoção Internacional de cada UF.

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Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.