Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027
Desde a sua fundação, em 1966, a Embratur tem desempenhado um papel estratégico no fortalecimento do turismo brasileiro. Ao longo de quase seis décadas, a instituição contribuiu significativamente para a estruturação do setor e, nas últimas duas décadas, sua missão principal tem sido promover o Brasil como um destino de relevância no mercado turístico internacional.
O Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 é o novo marco dessa trajetória. Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, ele foi instituído pela Portaria nº 11/2025 e sucede o Plano Aquarela, definindo as diretrizes para a promoção internacional do Brasil até 2027. O documento está alinhado ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027 e foi construído com ampla participação de estados, municípios, entidades do setor turístico, setor privado e sociedade civil.
Visando posicionar o Brasil como um destino internacionalmente reconhecido por sua diversidade e por suas experiências turísticas autênticas e sustentáveis, o Plano Brasis apresenta uma estratégia de marketing estruturada em cinco objetivos. Esses objetivos se desdobram em caminhos estratégicos, direcionamentos táticos e um conjunto de ações, programas e projetos a serem implementados até 2027.

Do Aquarela ao Plano BRASIS
2005-2006
2007-2010
2010-2020
2025-2027
Plano Aquarela
(2003-2006)
Plano Aquarela
(2007-2010)
Plano Aquarela
(2010-2020)
Plano BRASIS
(2025-2027)
Do Aquarela ao Plano BRASIS
2005-2006
Plano Aquarela
(2003-2006)
2007-2010
Plano Aquarela
(2007-2010)
2010-2020
Plano Aquarela
(2010-2020)
2025-2027
Plano Brasis
(2025-2027)
O Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025 - 2027 é uma iniciativa da Embratur, desenvolvido em colaboração com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é reforçar a missão institucional da Agência de tornar o Brasil reconhecido por sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, contribuindo para o aumento da entrada de turistas internacionais e de divisas estrangeiras no país.
O Plano Brasis surge como uma evolução necessária do bem-sucedido Plano Aquarela, primeiro Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, lançado em 2004, juntamente com a Marca Brasil e que ajudou a posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. A atualização é considerada uma resposta às principais mudanças no cenário turístico internacional e às novas demandas dos viajantes internacionais.

A Embratur, em parceria com o Sebrae, apresenta ao Brasil e ao mundo o Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, um marco da reconstrução do posicionamento do nosso país no cenário global.
Alinhando-se às diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, esse plano é fruto de um trabalho técnico eficiente e colaborativo, que contou com a participação ativa de estados, municípios e uma ampla rede de parceiros estratégicos. Ouvimos representantes das entidades do trade turístico, do setor privado e da sociedade civil, cujas contribuições foram essenciais para a construção deste documento.
Por essa razão, o Plano Brasis se torna essencial para garantir que o país continue a ser um destino turístico de destaque em nível mundial. Com uma abordagem inovadora, colaborativa e participativa, a Embratur busca, por meio do novo Plano, consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos internacionais, aproveitando as oportunidades emergentes e superando os desafios atuais.
Plano BRASIS por Estado
Para tornar a estratégia nacional mais efetiva, cada uma das 27 Unidades da Federação possui um Plano de Ação específico para promoção internacional, respeitando as características regionais e contemplando todos os “Brasis” enquanto destinos turísticos globais.
Esses planos têm como metas principais:
• Aumentar o fluxo de turistas internacionais para todo o país;
• Diversificar mercados emissores, ampliando a presença brasileira em regiões estratégicas;
• Incrementar receitas, valorizando produtos e experiências turísticas de alto valor agregado;
• Reduzir desigualdades regionais, distribuindo melhor os benefícios do turismo;
• Fortalecer o papel do turismo como vetor de desenvolvimento territorial sustentável em todas as regiões do país.
Construindo o Turismo Juntos
A construção de um Brasil mais competitivo e sustentável no turismo internacional depende do esforço conjunto de governos, empresários, profissionais do setor e da sociedade. Os Planos de Ação para Promoção Turística Internacional para as 27 Unidades da Federação são um convite à ação coletiva e participação de todos.
A Embratur reafirma seu compromisso em liderar esse processo com transparência, estratégia e colaboração. Para isso, a instituição oferece aos estados e a seus parceiros as ferramentas, os dados e as diretrizes necessárias para que o turismo internacional se consolide como um pilar central da economia e da imagem do Brasil no mundo.
Clique nas imagens a seguir para baixar o Plano de Ação para Promoção Internacional de cada UF.
Fique por dentro
Quer saber mais?
Cadastre-se e receba novidades sobre o Plano Brasis e outras ações da Embratur: