Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027

Desde 2005, com a criação do Plano Aquarela, o Brasil passou a contar com um documento estratégico essencial para a promoção internacional do nosso turismo. Ao longo de suas edições, o plano não apenas orientou ações e investimentos, como também fortaleceu a presença do Brasil no imaginário global, por meio da valorização de nossa cultura, diversidade e identidade.

Em 2020, chegou ao fim a última edição do Aquarela, marcando um período de descontinuidade que interrompeu também o uso da Marca Brasil — símbolo das nossas curvas, da nossa hospitalidade, da nossa alegria e dos valores que nos definem como nação. Um lapso que nos afastou de uma trajetória sólida de construção de imagem e estratégia.

Do Aquarela ao Plano BRASIS

2005-2006

2007-2010

2010-2020

2025-2027

Plano Aquarela
(PNT 2003-2006)

Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)

Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)

Plano BRASIS
(PNT 2024-2027)

Do Aquarela ao Plano BRASIS

2005-2006

Plano Aquarela
(PNT 2003-2006)

2007-2010

Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)

2010-2020

Plano Aquarela
(PNT 2007-2010)

2025-2027

Plano Brasis
(PNT 2024-2027)

O Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025 - 2027 é uma iniciativa da Embratur, desenvolvido em colaboração com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é reforçar a missão institucional da Agência de tornar o Brasil reconhecido por sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, contribuindo para o aumento da entrada de turistas internacionais e de divisas estrangeiras no país.

O Plano Brasis surge como uma evolução necessária do bem-sucedido Plano Aquarela, primeiro Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, lançado em 2004, juntamente com a Marca Brasil e que ajudou a posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. A atualização é considerada uma resposta às principais mudanças no cenário turístico internacional e às novas demandas dos viajantes internacionais.

impacto

A Embratur, em parceria com o Sebrae, apresenta ao Brasil e ao mundo o Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, um marco da reconstrução do posicionamento do nosso país no cenário global.

Alinhando-se às diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, esse plano é fruto de um trabalho técnico eficiente e colaborativo, que contou com a participação ativa de estados, municípios e uma ampla rede de parceiros estratégicos. Ouvimos representantes das entidades do trade turístico, do setor privado e da sociedade civil, cujas contribuições foram essenciais para a construção deste documento.

Por essa razão, o Plano Brasis se torna essencial para garantir que o país continue a ser um destino turístico de destaque em nível mundial. Com uma abordagem inovadora, colaborativa e participativa, a Embratur busca, por meio do novo Plano, consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos internacionais, aproveitando as oportunidades emergentes e superando os desafios atuais.

etapas de desenvolvimento do plano de acao UFs 1

Os Planos de Ação para Promoção Turística Internacional das UFs serão lançados em agosto de 2025.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: planodemarketing@embratur.com.br.

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