O Brasil nas feiras internacionais – #002

Faz poucas semanas e o Brasil foi premiado como o melhor expositor das Américas e Caribe na Feira Internacional de Berlim (ITB), uma das mais importantes no mundo do turismo. Foram reconhecidos a praticidade da estrutura montada pela Embratur, a autenticidade do espaço – destaque para a gastronomia nacional oferecida –, além da receptividade da equipe, engajada em captar negócios e turistas. Disposta a reconstruir a imagem do Brasil internacionalmente, a nova gestão da Embratur mudou a identidade visual em suas peças e estruturas. Inspirada na Marca Brasil, símbolo de promoção do país que foi retomado após quatro anos de desuso, a Agência vem reformulando seus estandes nas feiras internacionais. O objetivo é proporcionar experiências para profissionais do setor e do público final sentirem-se no Brasil no próprio local. Assim como ocorreu na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o estande da Embratur em Berlim passou a ter postos de trabalho com detalhes da Marca Brasil. Além disso, focou em dar maior fluidez entre as áreas de atendimento, deixando-as mais agradáveis para os agentes de viagens e clientes, mas sem tirar a privacidade dos coexpositores e parceiros na ativação. A Embratur tem, além do mais, incrementado o espaço com tecnologia, proporcionando um ambiente digital, com realidade virtual, artesanato ao vivo, aula de capoeira, culinária, entre outras atividades. Na ITB 2023, a Embratur esteve ao lado de 47 coexpositores do Brasil, entre destinos e empresas privadas, como companhias aéreas e operadoras de turismo. A estrutura do estande ocupou uma área de 368 metros quadrados, sendo a maior do pavilhão. Durante o evento, a Embratur cumpriu uma série de encontros com empresários do setor aéreo, agências de viagem, operadoras, imprensa, autoridades alemãs e empresas que são referência em inovação.

Quem conta melhor sobre a preseça brasileira nas feiras internacionais é uma parte do time da Gerência de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, que é liderada pelo Bruno Reis. São eles: Alexandre Nakagawa, assessor da gerência, e Veruska França Xavier, técnica de eventos.

Apresentação: Matheuz Catrinck | Produção: Juliana Marinho e Matheuz Catrinck | Arte: Natália Bomfim | Realização: Embratur

Acesse o nosso site!

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.