Retomada da Marca Brasil – #001

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. Desde a concepção, seu colorido valoriza a identidade brasileira: adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro. De 2005 a 2019, foi utilizada como Nation Brand, passando por algumas transformações. A retomada de seu uso pelas agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional – a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) – é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental e na diversidade.

Para explicar melhor esse processo, o primeiro episódio do “Fala Tur!” conta com a presença da Diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e o criador da Marca, Kiko Farkas.

Apresentação: Matheuz Catrinck

Produção: Juliana Marinho e Matheuz Catrinck

Arte: Natália Bomfim

Realização: Embratur

Acesse o nosso site!

Quer usar a Marca Brasil? Encontre aqui os materiais para download.