Presidente da Embratur participa da Feira Internacional de Turismo de Gramado e cumpre agenda na Serra Gaúcha

Aconteceu neste final de semana, a 32ª Edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris, que a Embratur participou em parceria com o Ministério do Turismo na divulgação nacional do turismo.

Essa foi a primeira feira presencial que ocorreu este ano em toda a América Latina, com o foco na retomada emergencial do mercado do turismo, depois da pandemia do COVID-19. A participação do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, é a demonstração de que o governo brasileiro acredita na força do turismo como propulsor para retomada da economia e principalmente na criação de empregos. Segundo o presidente, “a feira é uma demonstração de que o turismo está voltando com força total, e que o brasileiro não aguenta mais ficar em casa”.

Sua participação no evento, foi marcada pela visita a todos os estandes, dos estados e dos representantes do trade nacional. Já no estande da Embratur, pôde receber secretários estaduais e municipais de turismo, dos quais recebeu demandas e afirmou que a Embratur já está trabalhando para movimentar a economia do turismo no País. “Estamos com uma nova cara, mostrando as belezas do Brasil em telões de LED de alta qualidade. Mudamos o conceito de apresentação dos nossos destinos turísticos. Tenho certeza de que, em breve, o Brasil estará na prateleira para o turista que está ávido por viajar”, ressaltou o Presidente.

Cumprindo a agenda na Serra Gaúcha, Gilson Machado, foi convidado para conhecer o circuito enoturístico da região do Vale dos Vinhedos. Bento Gonçalves, que é a capital nacional dos vinhos e espumantes finos, também é o município que abriga as duas maiores vinícolas do País, Casa Valduga e Miolo. Acompanhado por Juarez Valduga, um dos 3 donos da vinícola, conheceu mais sobre o atrativo que, além de vinícola, foi o primeiro destino enoturistico do Brasil, trazendo também hotelaria e restaurantes para o complexo. Somente no complexo, empregam 300 pessoas diretamente e mais de 1000 indiretamente, vendendo cerca de 2 milhões de garrafas por ano.

A convite do dono da vinícola Miolo, o senhor Antônio Miolo, o presidente visitou a sede da vinícola, que é a que mais produz e vende vinhos e espumantes no Brasil, cerca de 8 milhões de garrafas. “O mundo precisa saber que o Brasil vai muito além do samba e da cachaça. Temos vinhos e espumantes de alta qualidade sendo produzidos no Brasil, alguns com reconhecimento internacional. O melhor espumante do mundo, por exemplo, é produzido nesta região, e os turistas que nos visitam não o conhecem. Cada uma das vinícolas recebem, por ano, cerca de 400 mil turistas. Há muito a crescer, uma vez que Gramado recebe 8 milhões de turistas ao ano”, destacou Gilson Machado.
Das visitas, o presidente aproveitou para firmar parceria de divulgação do enoturismo e da gastronomia local, no Brasil e no mundo, assim que a Embratur puder voltar a trabalhar com a divulgação no exterior. “Levaremos as imagens da produção, envasamento e venda dos melhores produtos brasileiros, agregados a uma gastronomia única”.

A Embratur participará ainda, entre os dias 19 e 24 de novembro, na São Paulo Boat Show, evento voltado para o turismo náutico, onde a participação do presidente Gilson Machado está confirmada.