Gilson Machado Neto participa do Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020

Gilson Machado Neto participa do Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020


Gilson Machado Neto participa do Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020

Em participação via videoconferência durante o Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020, nesta sexta-feira (9/10) o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, demonstrou seu otimismo com a retomada do Turismo no Brasil. “A gente já vê o fluxo voltando aos aeroportos. Sabemos que o desafio é grande, que muitas empresas que vivem do Turismo fecharam, mas com o reaquecimento da economia e com o Turismo interno forte, estamos conseguindo rapidamente, como já estávamos fazendo, recuperar a autoestima do brasileiro”, disse.

Além das obras de entregues pelo Ministério da Infraestrutura, Gilson ressaltou a transformação da Embratur em Agência e a isenção de visto para americanos, japoneses, canadenses e australianos como desafios já vencidos. “Ainda temos outros tantos desafios, como a desburocratização e o estímulo da livre iniciativa. O governo não cria empregos com decretos, quem gera emprego é a livre iniciativa, o empresário”, salientou, indicando que houve criação de mais de 700 mil empregos no setor em 2019, mas que, em 2020, mais de 400 mil foram perdidos. “Ainda assim, por conta das ações emergenciais via Medidas Provisórias tomadas pelo governo, fomos um dos países que menos perderam empregos nesta pandemia”, completou.

Perguntado sobre as estratégias do governo federal para divulgação dos destinos pós-pandemia, Gilson indicou que as campanhas reforçam que, em qualquer lugar do Brasil, é possível ter gastronomia, turismo de natureza, turismo de negócios e cultura. E que isso é raro. “Qual é o país do mundo que pode dizer isso? Ser brasileiro é morar ao lado de um destino incrível. Ser brasileiro é morar onde o mundo sonha em tirar férias. É isso que estamos divulgando aos brasileiros”, disse. Segundo ele, o fato de os brasileiros ainda estarem restritos a viajar ao exterior gera também uma oportunidade para que tenham ainda mais curiosidade em conhecer destinos nacionais.

Gilson Machado Neto lembrou em sua participação que a Embratur está “de braços abertos” para divulgar tudo o que for de melhor da região de Santos, e que a Agência espera receber secretários municipais e estaduais do Brasil para alinhar campanhas sobre o que há de melhor para ser promovido em cada localidade. O presidente ainda anunciuou que a Embratur tenta construir uma nova Medida Provisória para que a Agência possa voltar a operar no exterior.

Sobre a volta de Cruzeiros ao Brasil, Gilson Machado Neto alertou que o mundo está voltando a operar o Turismo Náutico e que o Brasil deve tomar posição sobre isso. “Já entrei em contato com o próprio presidente da República e até o dia 15 deveremos ter uma posição do Ministério da Saúde e da Anvisa. Temos a missão de fazer do Brasil a ‘Meca dos Cruzeiros’. Vamos ter uma excelente notícia em breve”, afirmou, dizendo ainda que o Brasil não tem furacões e desastres naturais como tem o Caribe, que enfrenta agora um “furacão bíblico”.