Gilson Machado Neto participa do Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020

Gilson Machado Neto participa do Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020


Gilson Machado Neto participa do Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020

Em participação via videoconferência durante o Fórum de Turismo e Eventos de Santos (SP) 2020, nesta sexta-feira (9/10) o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, demonstrou seu otimismo com a retomada do Turismo no Brasil. “A gente já vê o fluxo voltando aos aeroportos. Sabemos que o desafio é grande, que muitas empresas que vivem do Turismo fecharam, mas com o reaquecimento da economia e com o Turismo interno forte, estamos conseguindo rapidamente, como já estávamos fazendo, recuperar a autoestima do brasileiro”, disse.

Além das obras de entregues pelo Ministério da Infraestrutura, Gilson ressaltou a transformação da Embratur em Agência e a isenção de visto para americanos, japoneses, canadenses e australianos como desafios já vencidos. “Ainda temos outros tantos desafios, como a desburocratização e o estímulo da livre iniciativa. O governo não cria empregos com decretos, quem gera emprego é a livre iniciativa, o empresário”, salientou, indicando que houve criação de mais de 700 mil empregos no setor em 2019, mas que, em 2020, mais de 400 mil foram perdidos. “Ainda assim, por conta das ações emergenciais via Medidas Provisórias tomadas pelo governo, fomos um dos países que menos perderam empregos nesta pandemia”, completou.

Perguntado sobre as estratégias do governo federal para divulgação dos destinos pós-pandemia, Gilson indicou que as campanhas reforçam que, em qualquer lugar do Brasil, é possível ter gastronomia, turismo de natureza, turismo de negócios e cultura. E que isso é raro. “Qual é o país do mundo que pode dizer isso? Ser brasileiro é morar ao lado de um destino incrível. Ser brasileiro é morar onde o mundo sonha em tirar férias. É isso que estamos divulgando aos brasileiros”, disse. Segundo ele, o fato de os brasileiros ainda estarem restritos a viajar ao exterior gera também uma oportunidade para que tenham ainda mais curiosidade em conhecer destinos nacionais.

Gilson Machado Neto lembrou em sua participação que a Embratur está “de braços abertos” para divulgar tudo o que for de melhor da região de Santos, e que a Agência espera receber secretários municipais e estaduais do Brasil para alinhar campanhas sobre o que há de melhor para ser promovido em cada localidade. O presidente ainda anunciuou que a Embratur tenta construir uma nova Medida Provisória para que a Agência possa voltar a operar no exterior.

Sobre a volta de Cruzeiros ao Brasil, Gilson Machado Neto alertou que o mundo está voltando a operar o Turismo Náutico e que o Brasil deve tomar posição sobre isso. “Já entrei em contato com o próprio presidente da República e até o dia 15 deveremos ter uma posição do Ministério da Saúde e da Anvisa. Temos a missão de fazer do Brasil a ‘Meca dos Cruzeiros’. Vamos ter uma excelente notícia em breve”, afirmou, dizendo ainda que o Brasil não tem furacões e desastres naturais como tem o Caribe, que enfrenta agora um “furacão bíblico”.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.