Embratur participa de afundamento assistido do ferry Agenor Gordilho

O gerente de natureza da Embratur, Jerreneri Vital, participou, na manhã de hoje (21), do afundamento assistido do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega. Ambos irão submergir a uma profundidade aproximada de 36m. O evento teve início por volta das 11 horas, nas imediações do Yacht Clube da Bahia, em Salvador.

A iniciativa foi da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) que visa dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos.

Histórico – Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez sua viagem inaugural no Sistema Ferry-Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos, até o final de 2017.

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, destacou que o ferry Agenor Gordilho será um atrativo a mais para os praticantes do turismo náutico na Baía. “A embarcação fez história como pioneira na travessia para a Ilha de Itaparica, e para os adeptos do esporte será interessante conferir sua estrutura em mergulhos no fundo do mar”, afirmou.

Além da Marinha, as secretarias do Meio Ambiente (Inema), Infraestrutura (Agerba) e Administração (Patrimônio) contribuíram para que a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) pudesse oferecer um novo atrativo na Baía de Todos-os-Santos.

O Presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, destacou que a iniciativa contou com o apoio integral da entidade. “A Agência tem sido incansável na articulação junto ao Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBIO e Marinha do Brasil para viabilizar os naufrágios”.

O naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes, mergulhadores profissionais e estudiosos. A previsão é de que em um ano a embarcação esteja repleta de vida marinha.

O turismo de mergulho, segmento do turismo náutico, atrai grande número de adeptos e tem na Baía de Todos-os-Santos um dos locais ideais para sua prática. Maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo, sua extensão de 1.223 km² abriga tesouros arqueológicos distribuídos em cerca de 20 pontos de naufrágio.