Embratur realiza cerimônia para entrega de arrecadações ao Programa Pátria Voluntária

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26/11), no auditório da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), a cerimônia de entrega das arrecadações feitas pela instituição ao Programa Pátria Voluntária capitaneado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O programa, que tem o objetivo de fomentar a prática do voluntariado como ato de humanidade, foi desenvolvido em parceria entre a Presidência da República e o Ministério da Cidadania.

A Embratur, como grande aliada as ações do Governo Federal, se cadastrou como instituição parceira do projeto. A Secretária Executiva do programa, Adriana Pinheiro, que esteve representando a primeira-dama no evento, destacou, “é uma grande emoção estar participando de uma ação tão linda como essa. O mesmo sentimento que tenho, é o da primeira-dama, tenho certeza. Lamento muito a ausência dela aqui, pois esta é uma festa maravilhosa. Nós podemos ver os cuidados, nos detalhes das doações de vocês, é isso que motiva a existência do nosso projeto”.

O Presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que abriu a cerimônia, afirmou em seu discurso que “este é um momento especial para a Embratur, e demonstra como o nosso governo está recuperando a autoestima do brasileiro. Essas cadeiras de rodas que estão aqui, vão fazer a diferença na vida de pessoas. Eu quero agradecer a primeira-dama Michelle, por essa oportunidade de fazer parte de algo tão lindo quanto esse programa. Nosso governo, é um governo de muita entrega e pouca mídia”.

Durante a realização do evento, o Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, que estava conduzindo a solenidade, lançou uma campanha de arrecadação para ajudar uma criança com tetraparesia espástica, que necessita de uma cadeira de rodas específica. Os empresários Maurício Campelo e Marco Guedes, doadores parceiros da Embratur, se comprometeram com o jovem Nycolas no pagamento integral da cadeira de rodas especial.

A paratleta Andrea Pontes também esteve presente na festividade, onde pode compartilhar tudo o que está vivendo nesta fase de sua vida. “É gratificante poder participar deste momento, que é simbólico, mas totalmente significativo para nós que precisamos de representatividade. Um novo mundo se abriu para mim depois do meu acidente, onde conheci pessoas que nunca achei que conheceria e juntos facilitamos a vida de pessoas como eu nesta cadeira de rodas”, considerou a atleta. Andrea também convidou o presidente Gilson para andar de cadeira de rodas com ela, onde ele pode anunciar e reafirmar o compromisso que fez com a primeira-dama, “nós já estamos criando uma coordenação de turismo de acessibilidade, como eu prometi para a primeira dama. O Brasil vai sim ter um turismo acessível para as pessoas com essas dificuldades, e já estamos dando passos para isso. Recebi hoje, em primeira mão, informação de que o ICMBio confirmou a autorização para construção de uma rampa de acessibilidade na Praia do Sancho em Fernando de Noronha”, confirmou o presidente Gilson.

Participaram também do evento o Secretário Nacional de Assuntos Fundiários, Luiz Antonio Nabhan Garcia, o Diretor de Gestão Corporativa da Embratur, Carlos Brito, a assessora da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Marcela Braga além dos colaboradores da Embratur.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.