Embratur lança campanha publicitária para promover o turismo doméstico no Brasil

Peças publicitárias destacando que “ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível” estão em veiculação na mídia online e off-line desde a última quarta-feira (25/11)

Com o objetivo de incentivar o turismo de proximidade no Brasil, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, observando relatórios da plataforma Booking fornecidos à Agência, está promovendo uma grande campanha publicitária em que apresenta as belezas naturais e culturais do país para os próprios brasileiros. A campanha pode ser vista na internet, mobiliários urbanos, mídias aeroportuária e de bordo, televisão e rádio.

De acordo com os dados utilizados como referência para esta campanha, há um aumento considerável nas buscas por viagens em território nacional, com no máximo 300 km de distância entre a origem e destino turístico. Esta realidade leva a Embratur a buscar convencer também os 11 milhões de brasileiros que viajam todos os anos para o exterior a redescobrirem os destinos maravilhosos oferecidos pelo Brasil.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, destaca que a campanha será dividida em duas fases: a primeira nacional e a segunda regional. “Na fase nacional, já iniciada, iremos promover o Brasil para os brasileiros por meio do mote ‘ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível’. Na segunda fase iremos promover destinos brasileiros por região como, por exemplo, ‘ser do Nordeste é morar no lugar que o mundo sonha em passar férias’”, detalha.

A iniciativa da Agência está alinhada com o objetivo estratégico da entidade e suas competências legais de formular, implementar e executar as ações de promoção e apoio aos destinos turísticos do País. “Com esta campanha a Embratur almeja aumentar o volume de viagens dentro do Brasil, o que impacta a vida das famílias que estão diretamente ligadas à atividade econômica do setor do turismo. No total, são 52 atividades produtivas da economia que interagem com o turismo, constituindo, portanto, uma ampla rede de impactados positivamente”, indica Silvio Nascimento, diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.

A Embratur é responsável pela promoção e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. Porém, com a sanção da Lei 14.002 de 22 de maio de 2020, cujo parágrafo 3º do Art. 34 impossibilita a Embratur de empregar recursos para a promoção turística do Brasil no exterior enquanto estiver decretado o estado de calamidade pública em função da pandemia global causada pela Covid-19, a Agência passa a apoiar o Ministério do Turismo na recuperação do turismo doméstico. Esta alteração nas atividades da Embratur deverá perdurar seis meses após o final da pandemia, quando a Embratur voltará a exercer a promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.