Embratur lança campanha publicitária para promover o turismo doméstico no Brasil

Peças publicitárias destacando que “ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível” estão em veiculação na mídia online e off-line desde a última quarta-feira (25/11)

Com o objetivo de incentivar o turismo de proximidade no Brasil, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, observando relatórios da plataforma Booking fornecidos à Agência, está promovendo uma grande campanha publicitária em que apresenta as belezas naturais e culturais do país para os próprios brasileiros. A campanha pode ser vista na internet, mobiliários urbanos, mídias aeroportuária e de bordo, televisão e rádio.

De acordo com os dados utilizados como referência para esta campanha, há um aumento considerável nas buscas por viagens em território nacional, com no máximo 300 km de distância entre a origem e destino turístico. Esta realidade leva a Embratur a buscar convencer também os 11 milhões de brasileiros que viajam todos os anos para o exterior a redescobrirem os destinos maravilhosos oferecidos pelo Brasil.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, destaca que a campanha será dividida em duas fases: a primeira nacional e a segunda regional. “Na fase nacional, já iniciada, iremos promover o Brasil para os brasileiros por meio do mote ‘ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível’. Na segunda fase iremos promover destinos brasileiros por região como, por exemplo, ‘ser do Nordeste é morar no lugar que o mundo sonha em passar férias’”, detalha.

A iniciativa da Agência está alinhada com o objetivo estratégico da entidade e suas competências legais de formular, implementar e executar as ações de promoção e apoio aos destinos turísticos do País. “Com esta campanha a Embratur almeja aumentar o volume de viagens dentro do Brasil, o que impacta a vida das famílias que estão diretamente ligadas à atividade econômica do setor do turismo. No total, são 52 atividades produtivas da economia que interagem com o turismo, constituindo, portanto, uma ampla rede de impactados positivamente”, indica Silvio Nascimento, diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.

A Embratur é responsável pela promoção e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. Porém, com a sanção da Lei 14.002 de 22 de maio de 2020, cujo parágrafo 3º do Art. 34 impossibilita a Embratur de empregar recursos para a promoção turística do Brasil no exterior enquanto estiver decretado o estado de calamidade pública em função da pandemia global causada pela Covid-19, a Agência passa a apoiar o Ministério do Turismo na recuperação do turismo doméstico. Esta alteração nas atividades da Embratur deverá perdurar seis meses após o final da pandemia, quando a Embratur voltará a exercer a promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior.