Bahia recebe Press Trip organizada pela Embratur: Revisitando o Brasil

O estado de Bahia recebeu a quarta edição da Press Trip “Revisitando o Brasil”, ação organizada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) realizada em parceria com companhias aéreas, hotéis, além do trade local de Porto Seguro, Arraial dÁjuda e Trancoso. O roteiro determinado em conjunto com os parceiros, em especial a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro, está sendo cumprido entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2020.

“A Bahia é um destino maravilhoso do nosso Brasil, com infinitas possibilidades para o Turismo. Assim como ocorreu em Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul nas edições anteriores das Press Trips organizadas pela Embratur em 2020, a divulgação realizada pelos jornalistas e influenciadores digitais reforça a campanha ‘Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível’, que já está sendo veiculada e fará muitos brasileiros terem a curiosidade de visitar as maravilhas do estado e do País nesse momento de retomada”, salienta Gilson Machado Neto, presidente da Embratur. A campanha mencionada por ele, de autoria da Embratur, está em veiculação na mídia on-line e off-line de todo o Brasil desde o dia 25 de novembro.

No roteiro cumprido no estado da Bahia em três dias estão contempladas visitas à cidade de Porto Seguro, a Reserva Indígena da Jaqueira, o Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, o Parque Aquático Arraial Eco Parque, a Praia do Espelho e o Quadrado de Trancoso. Visitas a restaurantes tradicionais e hotéis, como a Pousada Bahia Bonita e o Hotel Kuara, também serão retratadas pelos convidados.

Participam da Press Trip à Bahia os jornalistas Rafael Masgrau, repórter da Revista e Portal Mercado & Eventos; Anelise Zanoni, autora do blog Travel Terapia; Paula Calçade, do Portal e Revista 29 Horas (publicação com circulação nos principais aeroportos do Brasil). Divulgando pelas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook), os influenciadores Luan Cassadanta; e o casal Nasser e Lyla, responsáveis pelos canais ‘Nós dois por aí’. O conteúdo das postagens e matérias retrata as maravilhas encontradas em hotéis, pontos turísticos, restaurantes, museus e as peculiaridades da história da Bahia.

As press trips “Revisitando o Brasil” devem ser realizadas em outros estados brasileiros a partir de 2021. O intuito é levar imagens e informações pelas redes sociais e pela imprensa para garantir o aumento do fluxo turístico de brasileiros em cada destino.

“Com a pandemia de Coronovírus que afetou tão gravemente o setor do Turismo, unimos forças com a iniciativa privada e com gestores municipais de cidades importantes para o setor para fazermos com que a roda da economia volte a girar. Este é o trabalho da Embratur neste momento: promover o turismo interno e mostrar aos brasileiros que há lugares maravilhosos dentro do nosso País, como o estado da Bahia”, explica Gilson Machado Neto.

Parceiro Master: Latam Airlines

Hotéis e Resorts Parceiros: Porto Seguro Eco Bahia Hotel e Porto Seguro Praia Resort All Inclusive

Parceiro Logístico: AR Hotéis e Receptivo

Seguradora Parceira: Ita Seguro Viagem

Bar e Restaurante parceiro: Aroeira Restaurante

Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro (BA)

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.