Gilson Machado Neto participa de solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e anuncia criação da Coordenação de Turismo Acessível da Embratur

Ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de ministros do governo federal, o presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Gilson Machado Neto, participou, nesta quinta-feira (3/12), de solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e ao Dia Internacional do Voluntário. O evento foi realizado no Palácio do Planalto.

Em seu discurso, o presidente da Embratur ressaltou que o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de necessidade de especial e que é preciso incluir a todos. “Esse governo além de estar recuperando a autoestima do brasileiro, está recuperando a solidariedade com quem realmente precisa”, salientou Gilson Machado Neto, antes de anunciar a criação da Coordenação de Turismo Inclusivo na Embratur e também de um selo criado em conjunto ao Ministério de Turismo. “Conversei com o ministro Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, e criamos um selo de acessibilidade que estará em restaurantes, hotéis e em todos os estabelecimentos que operam no trade do Turismo. Vamos divulgar isso para o mundo, capacitar funcionários e ser um case positivo”, indicou.

Ressaltando que todos devem ter orgulho das pessoas com deficiência, que são verdadeiras guerreiras, Gilson Machado afirmou que a Coordenação criada, somada ao trabalho do Ministério do Turismo e do Cadastur, vai mudar a realidade de acessibilidade no Brasil. O presidente da Embratur solicitou que prefeitos e governadores não voltem a optar por “lockdowns” como medida de combate à pandemia do Coronavírus. “Não fechem, por favor, pois conseguimos manter nosso capital humano, o maior bem que uma empresa de turismo pode ter”.

Logo após finalizar sua fala, Gilson Machado entregou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e à primeira-dama, Michele Bolsonaro um selo em comemoração à criação da Coordenação de Turismo Acessível da Embratur, que promoverá a inclusão de pessoas com deficiência na atividade turística.

No mesmo evento, foram anunciadas ações dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) para estabelecer ações de proteção ao consumidor com deficiência.